Agência Internacional de Energia Atômica inicia visita de avaliação a Fukushima

14 de outubro de 2013

Internacional



Agência Internacional de Energia Atômica inicia visita de avaliação a Fukushima
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-14/agencia-internacional-de-energia-atomica-inicia-visita-de-avaliacao-fukushima
Oct 14th 2013, 09:22

Da Agência Lusa
Tóquio - Peritos da Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) reuniram-se hoje (14) com responsáveis japoneses para avaliar o esforço de limpeza da Central Nuclear de Fukushima, depois do acidente de 11 de março de 2011.
A missão, de nove dias, está no país a pedido do governo japonês, tal como em 2011, logo após o sismo e o tsunami que deram origem ao acidente nuclear em Fukushima, a cerca de 220 quilômetros a nordeste de Tóquio.
A empresa Tepco, gestora da central, enfrenta há mais de dois anos dificuldades para armazenar e descontaminar a água radioativa, que continua a ser usada para manter a temperatura nos reatores, à razão de cerca de 400 toneladas diárias.
Além da água contaminada armazenada em diversos tipos de reservatórios, os técnicos da central dizem que existe ainda grande quantidade de água radioativa nas canalizações subterrâneas de Fukushima Daiichi.
Em agosto, a Tepco admitiu o vazamento de 300 toneladas de água radioativa, armazenada em um reservatório, para o Oceano Pacífico. De acordo com a empresa, a quantidade de água radioativa a ser armazenada vai passar de 350 mil toneladas atuais para 800 mil em 2016, estando previstos cerca de 450 reservatórios suplementares.
"Com as 400 toneladas usadas todos os dias, torna-se necessário construir um novo reservatório de mil toneladas a cada dois dias e meio, pelo menos", disse o diretor de Gestão dos Equipamentos Nucleares, Teruali Kobayashi.
O diretor da Divisão de Tecnologias de Desperdício e Ciclos do Combustível Nuclear da Aiea, Juan Carlos Lentijo, disse aos responsáveis pelo Ministério do Ambiente do Japão que "a comunidade internacional e a agência em particular seguem, com muita atenção, as atividades de recuperação".
Lentijo lidera uma equipe de 16 pessoas que vai visitar as áreas poluídas em volta da central de Fukushima. Em 21 de outubro, último dia da visita, a equipe da Aiea deverá apresentar um relatório sobre a forma de descontaminar com maior eficácia as zonas atingidas pelo pior acidente nuclear desde Chernobil (Ucrânia), em 1986.
A equipe pretende também deixar algumas sugestões sobre a gestão dos resíduos gerados pela descontaminação, explicou à imprensa o chefe da missão. O vice-ministro do Ambiente, Shinji Inoue, disse aos técnicos da agência que "aguarda com grande expectativa os conselhos valiosos [da missão], do ponto de vista internacional e profissional".
Em 21 de março de 2011, um terremoto de magnitude 9 na escala Richter atingiu a Costa Nordeste do Japão e desencadeou um gigantesco tsunami, que causou danos ao sistema de refrigeração da central, originando várias explosões.
Dezenas de milhares de pessoas foram retiradas da região de Fukushima, onde foi criada uma zona de exclusão em um raio de 20 quilômetros.
Cientistas acreditam que algumas zonas mais próximas da central terão que permanecer abandonadas devido à contaminação radioativa.



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2018 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni