Atualizada - Prêmio Nobel da Paz é da Organização para a Proibição de Armas Químicas

11 de outubro de 2013

Internacional



Atualizada - Prêmio Nobel da Paz é da Organização para a Proibição de Armas Químicas
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-11/atualizada-premio-nobel-da-paz-e-da-organizacao-para-proibicao-de-armas-quimicas
Oct 11th 2013, 06:35

Da Agência Brasil*
Brasília - O Prêmio Nobel da Paz foi concedido à Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq) pelo trabalho na eliminação dessas armas, anunciou hoje (11) o Comitê do Nobel na Noruega. A Opaq é sediada em Haia (Holanda).
Criada em 1977 pelos países países que já participavam da Convenção de Armas Químicas, a Opaq é uma organização internacional independente e trabalha em cooperação com as Nações Unidas. Todos os países participam da organização, com exceção de Angola, da Coreia do Norte, do Egito, da Somália e Síria. O brasileiro José Maurício Bustani foi dirigente da Opaq desde o ano da fundação até 2002.
De acordo com o comunicado oficial, "por meio da atribuição do prêmio, o comitê pretende contribuir para a eliminação das armas químicas" no mundo. "Os recentes acontecimentos na Síria, onde voltaram a ser usadas armas químicas, tornaram evidente a necessidade de aumentar os esforços para eliminar essas armas", afirmou Thorbjorn Jagland, secretário do Comitê do Nobel.
Na nota, a instituição lembra que o desarmamento era uma das principais preocupações do criador do prêmio, o químico e industrial sueco Alfred Nobel (1833-1896) e que isso se refletiu na escolha de vários premiados.
Durante a 1ª Guerra Mundial, as armas químicas foram largamente usadas. A Convenção de Genebra de 1925 proibiu o uso, mas não a produção ou o armazenamento desse tipo de armamento. Na 2ª Guerra Mundial, as armas químicas foram a escolha de Adolf Hitler para os campos de extermínio.
Ao longo da história, essas armas têm sido usadas, em diferentes ocasiões, por Estados e terroristas. Em 1992-1993 foi definida uma convenção de proibição que incluiu a produção e o armazenamento. Ela entrou em vigor em 1997. A Opaq tem, por meio de inspeções, da destruição de armas e de outros meios, procurado implementar a convenção, assinada por 189 países.
A guerra civil na Síria, onde os peritos estimam a existência de cerca de mil toneladas de gás sarin e mostarda e outras armas químicas, veio reforçar a necessidade do trabalho de erradicação dessas armas. O conflito começou há dois anos e meio, depois de um protesto pacífico, reprimido de forma violenta, que se transformou em guerra civil para derrubar o regime de Bashar Al Assad. O conflito já deixou mais de 115 mil mortos e 6 milhões de refugiados, de acordo com dados da Organização das Nações Unidas.
O Prêmio Nobel da Paz é o único atribuído fora de Estocolmo, de acordo com a decisão de Alfred Nobel, já que na época a Noruega integrava o Reino da Suécia.
A entrega do Nobel é feita em duas cerimônias paralelas no dia 10 de dezembro - uma em Oslo para o da Paz e em Estocolmo para os demais. O dia 10 de dezembro é aniversário da morte do criador do prêmio.
*Com informações da Agência Lusa
Edição: Graça Adjuto



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni