Banco Mundial: gestão eficiente de riscos pode prevenir crises e proteger pobres

7 de outubro de 2013

Internacional



Banco Mundial: gestão eficiente de riscos pode prevenir crises e proteger pobres
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/banco-mundial-gestao-eficiente-de-riscos-pode-prevenir-crises-e-proteger-pobres
Oct 7th 2013, 10:49

Da Agência Brasil
Brasília - O Banco Mundial acredita que uma gestão de riscos mais eficiente pode abrir oportunidades, prevenir crises e proteger os pobres contra desastres e choques. De acordo com o relatório sobre o Desenvolvimento Mundial, intitulado Risco e Oportunidade: Gestão do Risco para o Desenvolvimento, em face de distúrbios sociais, crises econômicas e desastres naturais cada vez mais frequentes, os esforços de preparação e recuperação dos governos, comunidades e indivíduos tornaram-se cada vez mais essenciais.
Para a organização, a gestão eficaz de riscos pode proporcionar tanto a resiliência para enfrentar eventos adversos quanto a capacidade de tirar proveito de oportunidades de desenvolvimento. "Portanto, é um elemento crítico na luta para erradicar a pobreza", informa o novo relatório do Banco Mundial.
O documento indica que a gestão responsável e eficaz dos riscos pode salvar vidas, evitar prejuízos econômicos, impedir obstáculos ao desenvolvimento e desencadear oportunidades. A gestão do risco pode ser um instrumento poderoso para o desenvolvimento, levando a segurança e os meios do progresso aos habitantes dos países em desenvolvimento.
Os técnicos do banco lembram que, nos últimos 25 anos, o mundo passou por uma rápida integração internacional, reforma econômica, modernização tecnológica e aumento da participação democrática, mas também por turbulência financeira, perda de empregos e renda e dano ambiental. Para eles, em vez de rejeitar a mudança para evitar os riscos, "as pessoas e as instituições devem estar preparadas para as oportunidades e riscos que essas mudanças acarretam". O relatório destaca também que iniciativas proativas, sistemáticas e integradas de gestão de riscos são agora fundamentais.
Entre outras medidas, o relatório conclui que os benefícios de preparação para os risco podem superar significativamente os custos. Um exemplo citado são os suplementos minerais destinados a reduzir a subnutrição e que podem gerar benefícios 15 vezes maiores do que os custos. Para o Banco Mundial, a preparação leva as pessoas a ser menos avessas ao risco. Outro exemplo é o seguro contra chuvas que pode "levar os agricultores a investir em fertilizantes, sementes e outros insumos, em vez de simplesmente guardar o dinheiro como proteção para quando começar a época de seca seguinte".
Certos riscos diminuíram dramaticamente nos últimos anos, segundo o relatório. "A expectativa de vida, por exemplo, aumentou graças à expansão da imunização, melhores redes de segurança e melhor previsão de ciclones, tsunamis e terremotos, destacam os técnicos. Além disso, a maioria dos países em desenvolvimento empreendeu reformas na última década que os ajudaram a construir maior resiliência a variações nos fluxos globais de capital. Essa maior resiliência ajudou os países a manter o crescimento e a redução da pobreza durante a recente crise financeira global.
O relatório destaca ainda que a "gestão eficaz de riscos consiste em combinar a capacidade de se preparar para o risco com a capacidade de enfrentar as consequências, contrapondo ao mesmo tempo o custo inicial da preparação e o benefício provável". Os técnicos lembram que uma sólida estratégia de gestão de riscos compõe-se de quatro fatores: conhecimento, proteção, seguro e enfrentamento.
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni