Carta do Brasil sobre ativista será analisada pela Rússia na quinta-feira, diz chanceler

15 de outubro de 2013

Internacional



Carta do Brasil sobre ativista será analisada pela Rússia na quinta-feira, diz chanceler
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-15/carta-do-brasil-sobre-ativista-sera-analisada-pela-russia-na-quinta-feira-diz-chanceler
Oct 15th 2013, 17:55

Mariana Branco

Repórter da Agência Brasil
Brasília – A carta de garantia enviada pelo Brasil ao governo russo sobre a ativista brasileira do Greenpeace Ana Paula Maciel, presa na cidade de Murmansk após um protesto, será analisada pelas autoridades russas na quinta-feira (17). A informação foi divulgada hoje (15) pelo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo. Na carta, o Brasil assegura que a ativista irá comparecer aos procedimentos judiciais caso seja libertada.
O chanceler disse ainda ter telefonado na semana passada para o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, para pedir que ele transmitisse ao primeiro-ministro Vladimir Putin o empenho da presidenta Dilma Rousseff em ver a situação de Ana Paula resolvida. A ligação atendeu a uma determinação da presidenta, que na última quinta-feira (10) usou sua conta no Twitter para contar que solicitou ao Itamaraty "contato de alto nível" com as autoridades russas para falar sobre o caso da biológa.
Figueiredo voltou a informar que a Embaixada do Brasil em Moscou acompanha de perto o caso. O ministro determinou o envio de um agente consular a Murmansk assim que o Ministério das Relações Exteriores tomou conhecimento da prisão. "Por conta disso, ela pôde ter os seus direitos absolutamente garantidos. Essa atuação viabilizou contato telefônico da Ana Paula com a família, o que é muito importante psicologicamente. Também temos sido intermediários da correspondência dela com os familiares. Levamos livros em português, revistas, que possam atendê-la do ponto de vista psicológico", disse o chanceler, após a 6ª Reunião da Comissão Mista Ministerial de Cooperação Política, Econômica, Científica, Tecnológica e Cultural Brasil-Índia. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, Salman Khurshid, está no Brasil e participou do encontro.
Ana Paula participou de um protesto do grupo Greenpeace contra uma plataforma de petróleo no Ártico, no dia 18 de setembro. A brasileira e mais 29 tripulantes do navio Artic Sunrise foram presos acusados de pirataria.

Edição: Carolina Pimentel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2018 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni