Dados do Le Monde são “imprecisos”, diz chefe dos Serviços de Informações dos EUA

23 de outubro de 2013

Internacional



Dados do Le Monde são "imprecisos", diz chefe dos Serviços de Informações dos EUA
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-23/dados-do-le-monde-sao-%E2%80%9Cimprecisos%E2%80%9D-diz-chefe-dos-servicos-de-informacoes-dos-eua
Oct 23rd 2013, 09:13

Da Agência Brasil*
Brasília - O diretor nacional dos Serviços de Informações dos Estados Unidos, James Clapper, disse que os textos publicados pelo jornal francês Le Monde sobre as atividades de espionagem norte-americana na França "contêm informações imprecisas e enganosas". Segundo ele, a informação de que a Agência de Segurança Nacional (NSA) interceptou mais de 70 milhões de dados telefônicos de cidadãos franceses é falsa.
O Le Monde noticiou, na segunda-feira (21), com base em documentos da NSA revelados pelo ex-funcionário de uma empresa que prestava serviço para o governo dos Estados Unidos Edward Snowden, a existência de atividades de espionagem na França, em um período de 30 dias, entre o final de 2012 e o início de 2013.
"Não nos vamos debruçar sobre os pormenores das nossas atividades, mas já dissemos claramente que os Estados Unidos recolhem elementos de informação do mesmo tipo que os recolhidos por todos os países", informou James Clapper, que supervisiona 16 agências de inteligência, incluindo a NSA.
A coleta de informações de Washington visa, segundo o diretor nacional dos Serviços de Informações, a proteger a nação, os interesses e os aliados norte-americanos de ameaças terroristas ou da proliferação de armas de destruição em massa.
Ontem (22), o Le Monde publicou novos detalhes das atividades de espionagem, indicando que os Estados Unidos não só interceptaram milhões de comunicações de cidadãos franceses, mas também espionaram as representações diplomáticas da França em Washington e em Nova York.
O presidente francês, François Hollande, manifestou, na segunda-feira, em um telefonema com o presidente norte-americano, Barack Obama, "profunda reprovação" e disse que as práticas do país são inaceitáveis. O embaixador dos Estados Unidos em Paris, Charles Rivkin, chegou a ser convocado para prestar explicações ao governo francês.
De acordo com a Casa Branca, Obama disse ao chefe de Estado francês que algumas das revelações sobre as controversas atividades de espionagem dos Estados Unidos foram deturpadas. A porta-voz do Conselho Nacional de Segurança dos Estados Unidos, Caitlin Hayden, chegou a explicar que todas as nações conduzem operações de espionagem.
O descontentamento da França perante as alegações foi reiterado em seguida pelo chefe da diplomacia francesa, Laurent Fabius, em um encontro ontem com o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, em Paris, durante o qual foi renovada a exigência de explicações sobre as práticas de espionagem.
*Com informações da Agência Lusa
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni