Explosão de carro-bomba fere nove pessoas na Colômbia

15 de outubro de 2013

Internacional



Explosão de carro-bomba fere nove pessoas na Colômbia
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-15/explosao-de-carro-bomba-fere-nove-pessoas-na-colombia
Oct 15th 2013, 19:07

Leandra Felipe

Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - A explosão de um carro-bomba, hoje (15), deixou nove pessoas feridas no norte do departamento colombiano de Cauca. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que tem forte presença na região, não reconheceram a autoria, embora o governo responsabilize a Sexta Frente das Farc pelo atentado.
O carro-bomba foi detonado próximo a uma ponte sobre o Rio Mandivá, a 12 quilômetros da cidade de Santander de Quilichao. Além dos feridos, entre eles quatro crianças, a explosão destruiu dez casas. Segundo a polícia, o carro usado, um Land Rover, explodiu às 2h da madrugada (4h no horário de Brasília).
No ano passado a guerrilha foi responsabilizada por atentados que destruíram duas pontes em localidades próximas à explosão desta terça-feira.
Santander de Quilichao fica a uma hora de Toribio, cidade visitada pela reportagem da Agência Brasil em junho. A região tem grande presença de índios da etnia Nasa e foi alvo de mais de 600 ataques da guerrilha nos últimos dez anos.
Além de viver sob constante fogo cruzado entre o Exército e a guerrilha, Santander de Quilichao e cidade de Toribio, também na região, ficam em uma área de cultivos de drogas ilícitas, como a maconha e a coca. Outro problema enfrentado é o recrutamento de crianças para o conflito.
As Farc e o governo do país negociam o fim do conflito armado desde outubro do ano passado, mas a demora no fechamento de acordos parciais tem levado a opinião pública do país a não confiar no processo.
Apesar disso, houve um acordo parcial sobre o tema agrário, o primeiro item dos cinco acertados para a pauta negociada. O governo e a guerrilha negociam, desde maio, mas ainda sem sucesso, o segundo ponto da agenda, que trata da participação política das Farc, caso um acordo de paz seja fechado.
No último fim de semana (14), a mesa negociadora encerrou a 15ª rodada de conversações, em Havana, capital de Cuba, sem conseguir firmar um acordo sobre o tema. O governo acusa a guerrilha de negociar em um ritmo mais lento que o habitual. As Farc, entretanto, alegam que necessitam de tempo para o processo.
Os negociadores do governo e da guerrilha não descartam a possibilidade de as negociações serem interrompidas durante o período eleitoral. As eleições presidenciais estão previstas para maio do ano que vem.

Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2018 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni