Farc: ainda não há acordo com o governo colombiano sobre participação política

8 de outubro de 2013

Internacional



Farc: ainda não há acordo com o governo colombiano sobre participação política
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/farc-ainda-nao-ha-acordo-com-governo-colombiano-sobre-participacao-politica
Oct 8th 2013, 18:39

Leandra Felipe*

Correspondente da Agência Brasil/EBC
Bogotá – As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) declararam hoje (8) que, apesar dos avanços na discussão do tema da participação política das Farc, em um eventual processo de paz, ainda não há possibilidade de firmar um acordo com o governo sobre esse ponto da agenda de negociação – o segundo item da pauta.
"Estamos construindo os acordos, mas todavia não há um consenso", disse à imprensa em Havana, capital cubana, o negociador-chefe das Farc, Iván Márquez.
Ele descartou que seja possível conseguir terminar o diálogo sobre o tema até o próximo domingo (13), dia em que termina o décimo quinto ciclo de conversações. Márquez admite que existam "certos avanços nesta rodada de negociação, mas, ainda, sem um desfecho.
O primeiro acordo parcial entre o governo e as Farc, sobre o desenvolvimento agrário, foi firmado em maio, após seis meses de conversas. A mesa de negociação, em Havana, foi aberta em novembro do ano passado.
A guerrilha também fez críticas ao ministro da Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, a quem chamou de "obstinado franco-atirador". Para as Farc, Pinzón não está "a favor dos diálogos em Havana".
"Temos a impressão de que o ministro não está falando a mesma linguagem do governo, ao contrário, está subordinado à linha contra a paz do inimigo número um da solução política, o ex-presidente Álvaro Uribe", disse Márquez.
Nessa segunda-feira (7), as Farc acusaram o ministro da autoria de uma proposta de "criminalizar" protestos sociais no país. Pinzón se defendeu das acusações dizendo que o "governo promoverá os protestos sempre que respeitem direitos dos cidadãos".
Em agosto, um protesto nacional agrário bloqueou as principais rodovias colombianas por quase duas semanas, causando problemas de abastecimento no país. O governo conseguiu negociar com os líderes do movimento camponês, mas acusou as Farc de infiltrar integrantes nas manifestações.
*Com informações da TV Multiestatal Telesur
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni