Figueiredo diz a diplomatas sul-americanos que só há prosperidade com parceria

7 de outubro de 2013

Internacional



Figueiredo diz a diplomatas sul-americanos que só há prosperidade com parceria
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/figueiredo-diz-diplomatas-sul-americanos-que-so-ha-prosperidade-com-parceria
Oct 7th 2013, 14:05

Renata Giraldi

Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, ressaltou hoje (7) aos diplomatas sul-americanos que a prosperidade "dificilmente" será atingida de modo isolado e que o governo brasileiro "está decidido a trabalhar junto" com os países vizinhos. O chanceler lembrou ainda que o mundo passa por mudanças estruturais e que a América do Sul está mais unida.
"Depois de séculos em formato de arquipélago político, desintegrada e debilitada, a América do Sul vive um momento de crescente integração", disse Figueiredo durante o 11º Curso para Diplomatas Sul-Americanos. "A América do Sul assume identidade política, a partir do reconhecimento de sua singularidade como um polo do sistema internacional em transformação."
O curso para diplomatas sul-americanos reúne representantes de todos os países da região até o dia 18 de outubro. Entre as atividades, eles visitarão a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade de Santa Marta, no Rio de Janeiro, e instituições públicas brasileiras em várias áreas, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Os diplomatas estrangeiros intercalarão aulas e visitas em Brasília e no Rio de Janeiro. Pelas normas da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, só podem fazer o curso aqueles que estão no exercício da profissão. Por dez dias, os diplomatas terão oportunidade de conversar com embaixadores brasileiros e autoridades.
Ao abrir o curso hoje o chanceler destacou que os sul-americanos estão "cada vez mais conscientes" do papel que devem desempenhar no cenário internacional. "O governo brasileiro está decidido a trabalhar junto com nossos vizinhos, seja nos foros regionais, seja no plano multilateral ou bilateralmente", completou. "Cada vez mais, assumimos nossos desafios comuns e buscamos enfrentá-los com soluções próprias e adaptadas a nossa realidade."
Porém, o chanceler reiterou que a aproximação com os vizinhos não deve levar ao afastamento de parceiros tradicionais. "Essa intensificação das relações entre os países da América do Sul não implica necessariamente o afastamento com relação aos nossos parceiros tradicionais. A integração regional é fruto do reconhecimento de que nos mantivemos afastados por muito tempo e que esse distanciamento é injustificável", disse.
Figueiredo destacou que com a América do Sul unida em um projeto de desenvolvimento compartilhado todos se beneficiam. "Temos consciência dos desafios, das especificidades e da diversidade da região. Vejo isso como fonte de riqueza e inspiração porque nossa determinação é a mesma: viver em uma região pacífica, democrática, próspera e justa."
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni