Nova linha de transmissão da Itaipu impulsionará desenvolvimento paraguaio

26 de outubro de 2013

Internacional



Nova linha de transmissão da Itaipu impulsionará desenvolvimento paraguaio
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-26/nova-linha-de-transmissao-da-itaipu-impulsionara-desenvolvimento-paraguaio
Oct 26th 2013, 19:41

Paulo Victor Chagas*

Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Paraguai terá a partir de terça-feira (29) maior autonomia na venda de energia e no consumo energético para as indústrias a partir da inauguração da linha de transmissão elétrica de 500 quilovolts (kV). A nova linha liga a subestação da Usina Itaipu Binacional, na fronteira com o Brasil, até a capital Assunção.
Durante a Expo Paraguai-Brasil 2013, ocorrida nesta semana, o diretor-geral de Itaipu pelo Paraguai, James Spalding, ressaltou a importância dos incentivos no setor para a economia do país. "A venda de energia elétrica para o exterior é o segundo maior produto de exportação do Paraguai. No ano passado, com a grande seca que tivemos com a soja, a exportação de energia elétrica tornou-se o primeiro ítem", disse.
Segundo Spalding, o Paraguai é o país que tem a maior produção de energia per capita do mundo e onde apenas a Itaipu Binacional representa 8% do PIB (Produto Interno Bruto), que é a soma da riqueza de um país. Segundo o diretor-geral de Itaipu Brasil, Jorge Samek, a expectativa é que o país cresça mais de 13% este ano.
A 15 quilômetros da Ponte da Amizade, que une os dois países, a presidenta Dilma Rousseff e o presidente do Paraguai, Horacio Cartes, acionarão o botão que dá início às transmissões. A cerimônia acontecerá nas instalações da empresa, território neutro entre os dois países.
A nova linha possui cerca de 350 quilômetros e corta o Paraguai de Leste a Oeste, desde Hermandarias à Villa Hayes, na Grande Assunção. Apoiada por mais de 700 torres, ela gera grande expectativa já que pode beneficiar 60% dos usuários de energia do país.
O presidente da Administración Nacional de Electricidad (Ande), Victor Raúl Romero, disse que a meta do Paraguai é receber mais investimentos para que o consumo atual de megawatts (mw) triplique nos próximos 20 anos. "Hoje, 43,3% do consumo de energia elétrica do Paraguai é residencial e apenas 22% industrial. Queremos mudar esse quadro", disse, segundo a agência de notícias de Itaipu.
Há um mês, o presidente Cartes fez visita de Estado ao Brasil. Na ocasião, a presidenta Dilma disse que a nova linha contribuirá para a integração e a cooperação das cadeias produtivas brasileira e paraguaia. "Essa obra vai permitir grande possibilidade de atração de investidores no Paraguai e contribuirá, sem sombra de dúvida, para a industrialização do país, gerando lá mais emprego e renda", destacou a presidenta após o encontro.
Viabilizada majoritariamente com recursos do Fundo para a Convergência Estrutural do Mercosul (Focem), sendo o Brasil o maior contribuinte, a empreitada custou cerca de US$ 320 milhões. De acordo com a Itaipu, a nova modalidade de transmissão compreendeu três grandes obras: a ampliação da subestação da binacional, a construção da subestação de Villa Hayes, a 50 quilômetros da capital Assunção e a instalação das linhas de transmissão.
*Com informações da agência pública de notícias Ipparaguay.
Edição: Marcos Chagas



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni