Síria: metade das instalações do arsenal de armas químicas foi inspecionada

17 de outubro de 2013

Internacional



Síria: metade das instalações do arsenal de armas químicas foi inspecionada
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-17/siria-metade-das-instalacoes-do-arsenal-de-armas-quimicas-foi-inspecionada
Oct 17th 2013, 10:22

Da Agência Lusa
Haia – A Organização para a Proibição de Armas Químicas (Opaq), que supervisiona a destruição do arsenal químico sírio, informou hoje (17) que já inspecionou cerca de metade das instalações envolvidas no programa de armas químicas do país.
"Fizemos praticamente metade do trabalho de verificação dos locais declarados", disse em Haia (Holanda) Malik Ellahi, um conselheiro político para a Síria da Opaq, organização que recebeu na semana passada o Prêmio Nobel da Paz. As instalações relacionadas ao programa de armas químicas do regime de Damasco devem ser destruídas até meados de 2014.
Apesar dos progressos no trabalho, Ellahi destacou que a segurança continua a ser uma das principais preocupações da missão de inspetores da Opaq, a primeira realizada em um país em guerra. "Uma das nossas preocupações é evidentemente a segurança", disse ele, mencionando a ocorrência de tiros de morteiro e de ataques com carros nas imediações do hotel em Damasco onde estão hospedados os inspetores da organização.
Na quarta-feira (16), a Opaq adiantou que elementos da organização tinham verificado 11 instalações do programa de armas químicas sírio e destruído equipamentos de produção em seis desses locais.
Neste momento, o trabalho dos inspetores está concentrado na verificação da lista fornecida pelas autoridades sírias, que menciona 20 locais de produção e de armazenamento dessas armas.
As equipes da Opaq e da ONU, que estão no território sírio desde 1º de outubro, são compostas por cerca de 60 pessoas.
A missão de inspetores foi resultado de um acordo entre os Estados Unidos e a Rússia (um aliado tradicional do regime sírio). O compromisso foi assumido depois de Washington ter ameaçado lançar uma ofensiva limitada contra o regime sírio.
A ofensiva norte-americana pretendia ser a resposta a um ataque com armas químicas atribuído às forças do presidente sírio, Bashar Al Assad, em 21 de agosto, nos arredores de Damasco.
Segundo uma resolução da ONU, aprovada após o acordo entre Moscou e Washington, o processo de eliminação do arsenal químico sírio deve estar concluído até 30 de junho de 2014.
Em 1º de novembro, de acordo com as estimativas da Opaq, os inspetores internacionais já terão concluído a verificação de todos os locais mencionados na lista das autoridades sírias e identificado os equipamentos essenciais para a produção ou utilização de armas químicas.
A missão terá de confirmar que os locais de produção estão "inoperáveis" e começar a destruição de algumas armas.



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni