Venezuela critica decisão dos Estados Unidos de retribuir expulsão de diplomatas

2 de outubro de 2013

Internacional



Venezuela critica decisão dos Estados Unidos de retribuir expulsão de diplomatas
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-02/venezuela-critica-decisao-dos-estados-unidos-de-retribuir-expulsao-de-diplomatas
Oct 2nd 2013, 14:05

Leandra Felipe*

Correspondente Agência Brasil/EBC
Bogotá – A decisão dos Estados Unidos de expulsar três diplomatas venezuelanos, anunciada como medida de reciprocidade pela expulsão de diplomatas norte-americanos, foi recebida hoje (2) com críticas pelo governo da Venezuela. Em comunicado sobre a retaliação, o Ministério das Relações Exteriores do país disse "não considerá-la recíproca", porque os funcionários venezuelanos não tiveram uma má conduta diplomática.
A expulsão dos diplomatas norte-americanos foi anunciada pelo presidente da Venezuela, Nicolás Maduro, segunda-feira (30). Segundo ele, os funcionários da Embaixada dos Estados Unidos em Caracas participaram de reuniões com a oposição no país para elaborar "planos de sabotagem energética e econômica".
Na nota que reage à decisão dos Estados Unidos, o governo venezuelano disse que seus diplomatas não tiveram a mesma atuação. "Eles não ousaram, em nenhum momento, participar de reuniões com grupos contrários ao governo do presidente Barack Obama e com pessoas interessadas em atuar contra o governo americano", acrescentou o comunicado.
De acordo com a imprensa dos Estados Unidos, o encarregado de negócios da Venezuela em Washington, Calixto Ortega, já foi notificado sobre a expulsão. A segunda-secretária da embaixada, Mónica Alejandra Sánchez Morales, e a consulesa venezuelana na cidade de Houston, Marisol Gutiérrez de Almeida, também terão de deixar o país.
Em uma entrevista coletiva ainda na Venezuela, Kelly Keirderling, uma das diplomatas norte-americanas expulsas e ex-encarregada de negócios em Caracas, lamentou as acusações recebidas quanto à sua suposta participação em planos de sabotagem do sistema elétrico.
"Meu trabalho era o que comumente fazem os diplomatas para entender bem o país. Todas as acusações de sabotagem, de conspiração, de que nós vamos acabar com o mundo, todas são falsas", disse aos jornalistas em Caracas.
No comunicado divulgado hoje, o governo venezuelano considerou que as declarações de Kelly Keirderling comprovam as acusações feitas pelo presidente Nicolás Maduro. "Essas declarações são uma confissão aberta da ingerência dos Estados Unidos nos assuntos internos da Venezuela, por isso a funcionaria foi considerada persona non grata", disse o texto.
Maduro apresentou um vídeo com fotografias que, segundo ele, comprovam a participação de Kelly e seus colegas em uma reunião com uma organização da extrema direita no país.
Para adotar a medida de reciprocidade, o governo norte-americano disse ter se embasado na Convenção de Viena sobre Relações Diplomáticas. De acordo com a explicação, a convenção permite executar a medida de expulsão sem explicitar motivos ou razões.
Com informações da TV multiestatal de televisão Telesur e da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni