Governo da Colômbia amplia equipe que negocia fim de conflito com as Farc

26 de novembro de 2013

Internacional



Governo da Colômbia amplia equipe que negocia fim de conflito com as Farc
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-11-26/governo-da-colombia-amplia-equipe-que-negocia-fim-de-conflito-com-farc
Nov 26th 2013, 16:30

Leandra Felipe

Correspondente da Agência Brasil/EBC


Bogotá – O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, nomeou hoje (26) duas mulheres para reforçar a equipe que negocia em Havana o fim do conflito interno entre forças oficiais e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). A partir de agora, Nigeria Rentería e María Paulina Riveros farão parte da equipe.
"Elas, como todos os negociadores, são nomeadas, mais por seus méritos e pela contribuição positiva que poderão dar ao processo do que por representarem determinado grupo. Tenho certeza de que isso acontecerá", disse Santos, ao anunciar a nomeação de Nigeria e María Paulina, que complementarão a equipe após a saída de Luis Carlos Villegas, que foi designado embaixador nos Estados Unidos. As duas começarão a trabalhar quinta-feira (28), quando se inicia mais um ciclo de conversações.
Segundo o governo, ambas farão parte da equipe em igualdade de condições com os que estão no grupo desde o início dos diálogos, há cerca de um ano.
Advogada e mestre em ciências políticas, Nigeria Rentería ocupa atualmente o cargo de alta conselheira presidencial para a Igualdade da Mulher. De acordo com Santos, ela cuidará de manter o enfoque de gênero e igualdade nas conversações. María Paulina Riveros também é advogada e mestre em direitos humanos e prestará assessoria à equipe em diversos temas, como cultivos ilegais e atenção a vítimas de conflitos, nos quais tem "ampla experiência", disse o presidente.
Nesta semana, na capital cubana, tem início a 17ª rodada de conversações. Ao falar sobre o clima das negociações, o presidente adotou um tom cauteloso. "Para este reinício, temos um otimismo moderado, porque ainda temos muito caminho para percorrer."
Os negociadores das Farc e do governo analisam o terceiro ponto de uma agenda pré-definida: a solução para o problema dos cultivos ilegais no país.
Já houve acerto parcial sobre o desenvolvimento agrário e a participação política das Farc, após ser firmado um acordo de paz. Além do tema em discussão, ainda serão analisados pontos como a reparação das vítimas do conflito, desarmamento e desmobilização e garantias para o cumprimento dos acordos que serão firmados no pós-conflito.
Edição: Nádia Franco
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni