OEA reitera que não há indícios de irregularidade no sistema eleitoral de Honduras

23 de novembro de 2013

Internacional



OEA reitera que não há indícios de irregularidade no sistema eleitoral de Honduras
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-11-23/oea-reitera-que-nao-ha-indicios-de-irregularidade-no-sistema-eleitoral-de-honduras
Nov 23rd 2013, 10:58

Leandra Felipe*

Correspondente Agência Brasil/EBC
Bogotá – A Missão de Observação da Organização dos Estados Americanos (OEA), que acompanhará as eleições gerais deste domingo (24) em Honduras, avalia que não há indícios de possíveis fraudes no processo eleitoral no país. "Não identificamos a existência de algum tipo de irregularidade e o sistema de votação obedece aos propósitos para os quais foi projetado", disse o chileno Enrique Correa, chefe da missão observadora.
Apesar de ter recebido denúncias de militarização e de violência política, ele acrescentou que não há riscos para a segurança do processo. Em setembro, a Federação Nacional de Direitos Humanos denunciou que a violência política aumentou durante o período eleitoral, com aumento da militarização do país.
O presidente do tribunal eleitoral, David Matamoros, pediu a não ingerência dos observadores internacionais no processo. "Damos boas vindas aos observadores internacionais, mas somente aos que vieram acompanhar imparcialmente", escreveu David em sua conta no Twitter.
As eleições gerais serão acompanhadas por 20 mil observadores, 700 deles de outros países. Além da OEA, o processo é observado pela União Europeia e a União das Nações Sul-Americanas; pelas Nações Unidas e pelo Centro Carter.
Mais de 5,3 milhões de eleitores foram convocados para votar nas eleições de domingo. O voto é obrigatório. Serão escolhidos, além do presidente, três vice-presidentes, prefeitos e parlamentares. As eleições são em um único turno.
Os eleitores votarão em 5.437 centros de votação onde foram instaladas 16 mil urnas eleitorais. A distribuição, transporte e segurança das urnas estão sob a responsabilidade das Forças Armadas de Honduras.
Há denúncias também de outros tipos de possíveis. A candidata da oposição, Xiomara Castro, esposa do ex-presidente Manuel Zelaya. Ela disse que, devido às repetidas falhas de envio dos dados por scanner, não conseguiu comprovar a imparcialidade das pessoas, em sua maioria universitários, que têm a tarefa de enviar as Atas de Encerramento das Mesas Eleitorais Receptoras aos centros de contagem.
*Com informações do Tribunal Superior Eleitoral de Honduras e Tv Multiestatal Telesur

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...



Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni