Chilenos votam no segundo turno das eleições presidenciais

15 de dezembro de 2013

Internacional



Chilenos votam no segundo turno das eleições presidenciais
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-15/chilenos-votam-no-segundo-turno-das-eleicoes-presidenciais
Dec 15th 2013, 10:52

Monica Yanakiew

Correspondente da Agencia Brasil/EBC
Buenos Aires – Duas filhas de militares, cujos país eram amigos até o golpe de Estado de 1973, disputam neste domingo (15) o segundo turno das eleições presidenciais do Chile. A socialista Michelle Bachelet é a favorita segundo as pesquisas de opinião e deve derrotar a candidata governista Evelyn Matthei, que representa a aliança de partidos de centro-direita. No primeiro turno, ha um mês, Bachelet obteve 47% dos votos – quase o dobro de Matthei, que conquistou 25% do eleitorado.
Se ganhar, Bachelet será a primeira mulher eleita e reeleita para a Presidência do Chile. O primeiro mandato dela terminou em 2010 e, apesar de ter deixado o palácio presidencial La Moneda com um alto índice de popularidade, Bachelet não pode se candidatar a reeleição porque no Chile presidente não pode ter dois mandatos consecutivos.
A saída de Bachelet marcou o fim de 20 anos de governos da Concertacion – a aliança de partidos de centro-esquerda, que assumiu o poder no Chile, com o retorno da democracia. Com a eleição do atual presidente Sebastian Pinera, a direita voltava ao governo pela primeira vez desde o fim da ditadura de Augusto Pinochet. Foi o primeiro sinal de que os chilenos – depois de terem recuperado a liberdade, garantido a estabilidade econômica e politica e reduzido a pobreza - estavam cobrando reformas mais profundas de seus governantes.
Protestos estudantis, exigindo educação gratuita e de qualidade para todos, marcaram o governo de Sebastian Pinera. No primeiro turno, que coincidiu com as eleições legislativas, dois dos principais líderes do movimento estudantil – Camilla Vallejos e Giorgio Jackson – foram eleitos para o Congresso. Ambos apoiam a principal reivindicação de Bachelet: a reforma da Constituição, herdada de Pinochet, que limita a ingerência do Estado na economia e a atuação dos políticos.
Mas apesar de ter conquistado a maioria no Congresso, Bachelet não obteve os votos necessários para realizar as reformas que prometeu, sem negociar com a oposição. Ela tem o apoio de 20 dos 38 senadores e de 57 dos 120 deputados federais. É o suficiente para garantir a reforma tributaria. Ela quer aumentar os impostos dos ricos, para financiar projetos sociais e só precisa de maioria simples para aprová-la. Mas outras mudanças só são possíveis com mais de 60% dos votos.
A reforma da educação (reivindicada por oito em cada dez chilenos) requer os votos de quatro sétimos do Congresso (69 deputados e 22 senadores). E a reforma constitucional – que ela defendeu durante toda a campanha – só e possível com o apoio de dois terços dos legisladores.
Os resultados da votação deste domingo devem ser divulgados antes das 20h (horário de Santiago), informou o presidente do Serviço Eleitoral (Servel) chileno, Patricio Santamaria. Segundo ele, o nível de abstenção deve ser maior que no primeiro turno. Esta é a primeira eleição presidencial em que o voto é voluntario. No ultimo dia 17 de novembro, 6,7 milhões dos 13,5 milhões de chilenos em idade de votar foram às urnas.
Edição: Fernando Fraga
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni