Comissão pede adiamento de eleições na Tailândia

26 de dezembro de 2013

Internacional



Comissão pede adiamento de eleições na Tailândia
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-26/comissao-pede-adiamento-de-eleicoes-na-tailandia
Dec 26th 2013, 16:11

Da Agência Brasil*
Brasília - A Comissão Eleitoral da Tailândia pediu hoje (26) que o governo adie indefinidamente as eleições marcadas para 2 de fevereiro. O pedido foi feito depois de confrontos entre policiais e manifestantes terem causado a morte de um agente e dezenas de feridos.
A entidade considerou, em comunicado, que nas atuais condições é "impossível" garantir que a votação se realizará em um ambiente de paz e de liberdade. A proposta da entidade é para que, antes do pleito, as partes em confronto se conciliem.
O pedido da Comissão Eleitoral ocorreu depois da morte de um agente de polícia e de 48 pessoas terem ficado feridas na sequência de sete horas de confrontos entre as forças de segurança e manifestantes. Estes tentavam impedir a comissão de prosseguir os preparativos para a votação, no estádio Tai-Japonês, no norte da capital tailandesa, Bangcoc.
Os agentes de segurança usaram balas de borracha, gás lacrimogêneo e canhões de água de pressão para conter mais de mil tailandeses que queriam invadir o estádio. Os manifestantes responderam com pedras, paus e garrafas.
Em outra área da capital, um grupo de manifestantes, na maioria mulheres, fez uma manifestação pacífica. Elas ficaram sentadas na frente da casa da primeira-ministra do país, Yingluck Shinawatra, que está em viagem no Norte da Tailândia.
A frente antigovernamental liderada por Suthep Thaugsuban prometeu impedir a realização das eleições e exige que, antes, sejam feitas reformas políticas por meio de um conselho popular não eleito, com o objetivo de acabar com a corrupção do governo.
A premiê Yingluck, irmã do ex-primeiro-ministro Thaksin Shinawatra, propôs criar uma comissão semelhante, com o objetivo de acalmar os protestos que se iniciaram em outubro e se intensificaram nas últimas semanas, com a ocupação de ministérios.
Segundo ela, essa comissão não faria parte do governo e, de forma neutra, apresentaria propostas constitucionais, econômicas e sociais que garantam a transparência do sistema eleitoral e que eliminem a corrupção em empresas públicas.
A Tailândia vive uma grave crise política desde o golpe militar que, em 2006, depôs Thaksin Shinawatra, que vive exilado em Dubai, para evitar o cumprimento de uma pena de dois anos de prisão por corrupção. A atual primeira-ministra é acusada de manter um governo fantoche controlado pelo irmão.
*Com informações da Agência Lusa





You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni