Prazo para remoção de armas químicas da Síria não será cumprido

30 de dezembro de 2013

Internacional



Prazo para remoção de armas químicas da Síria não será cumprido
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-30/prazo-para-remocao-de-armas-quimicas-da-siria-nao-sera-cumprido
Dec 30th 2013, 10:16

Da Agência Brasil*
Brasília - O prazo fixado para a remoção de armas químicas da Síria, para posterior destruição, não será cumprido devido a dificuldades técnicas, segundo informações da missão conjunta da Organização para a Proibição das Armas Químicas (Opaq) e das Nações Unidas (ONU).
Os preparativos para o transporte desses materiais continuam em andamento, de acordo com o comunicado emitido pela missão na cidade portuária de Latakia, na Síria. "No entanto, nesta fase, o transporte do material químico mais crítico antes do dia 31 de dezembro é improvável", diz o documento.
Segundo a ONU, no final de outubro o governo sírio destruiu equipamentos de produção de armas químicas, tornando-os inoperantes. Ao fazer isso, cumpriu o prazo estabelecido pelo Conselho Executivo da Opaq para a completa destruição das instalações de produção de armas químicas até o dia 1º de novembro.
No plano aprovado pela Opaq, as armas químicas serão transportadas para fora do território sírio para garantir a destruição de "forma mais segura e mais rápida" até 30 de junho de 2014. A data de 31 de dezembro para a remoção do material mais crítico de armas químicas da Síria, para posterior destruição, foi o primeiro "marco intermediário" estabelecido pela Opaq.
"Uma série de fatores externos teve impacto sobre os prazos, incluindo a volatilidade contínua nas condições gerais de segurança, o que limitou os movimentos planejados", disse a missão conjunta.
A remoção dos agentes químicos para fora do país envolve transportá-los para Latakia, de onde eles serão levados em navios comerciais fornecidos por alguns Estados-Membros da ONU para serem destruídos no mar.
A missão conjunta acrescentou que o Conselho Executivo da Opaq se reunirá no dia 8 de janeiro, quando a coordenadora especial da ONU-Opaq, Sigrid Kaag, apresentará um relatório ao Conselho de Segurança da ONU.
O secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon, em um comunicado divulgado por seu porta-voz, ressaltou que o esforço internacional para eliminar armas químicas da Síria continua a apresentar progressos, como demonstrado pelo cumprimento de todos os marcos anteriores nos últimos três meses.
"Apesar desse atraso, a missão conjunta continua a trabalhar de perto e intensamente com o governo da Síria e a ajudar os Estados-Partes para iniciar as operações de remoção e o transporte seguro o mais rápido possível", diz o comunicado.
* Com informações da ONU
Edição: Andréa Quintiere



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni