Visita de primeiro-ministro japonês ao Templo de Yasukuni provoca protestos da China

26 de dezembro de 2013

Internacional



Visita de primeiro-ministro japonês ao Templo de Yasukuni provoca protestos da China
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-26/visita-de-primeiro-ministro-japones-ao-templo-de-yasukuni-provoca-protestos-da-china
Dec 26th 2013, 18:00

Da Agência Brasil *
Brasília - O primeiro-ministro do Japão, Shinzo Abe, visitou hoje (26), em Tóquio, o Templo de Yasukuni, que homenageia soldados mortos, entre os quais criminosos de guerra.
O episódio gerou fortes críticas da China. O chanceler chinês, Wang Yi, convocou o embaixador japonês no país, Masato Kitera, e informou que o gesto significa um novo obstáculo político. De acordo com ele, as atitudes do premiê Shinzo Abe estão conduzindo o Japão a uma "direção muito perigosa".
O político japonês elegeu o dia em que completa um ano no poder para visitar pela primeira vez o santuário como chefe de Governo. "É um mal entendido pensar que esta visita significa venerar os criminosos de guerra", disse Abe, depois de fazer breve oração no interior do templo.
O primeiro-ministro japonês informou que pediu pelo descanso dos que perderam as suas vidas pelo Japão na guerra, assegurando que não teve a intenção de provocar os países vizinhos, como a China ou a Coreia do Sul, com a visita.
"Com a minha decisão queria mostrar o meu propósito de que o Japão nunca voltará a participar em nenhuma guerra", disse o primeiro-ministro, ao enfatizar que se esforçará para que chineses e sul-coreanos possam entender o objetivo da visita.
As visitas de membros do governo ao templo Yasukuni, que presta homenagem aos milhões de soldados mortos em conflitos armados entre 1853 e 1945 e a 14 criminosos da 2ª Guerra Mundial, gera todos os anos protestos por parte de países ocupados pelo Japão no século 20. Esta foi a primeira visita de um primeiro-ministro japonês ao local desde 2006.
Para o diretor geral de Assuntos Asiáticos do Ministério dos Negócios Estrangeiros da China, Luo Zhaohui, a visita do primeiro-ministro japonês ao templo é inaceitável para o povo chinês e o Japão deverá assumir as consequências.
Segundo o porta-voz da chancelaria chinesa Qin Gang, o Templo de Yasukuni é uma ferramenta e um símbolo espiritual das agressões do Japão durante a 2ª Guerra Mundial.
"Somente se o Japão assumir e refletir sobre a sua história de invasões, e considerá-la como um espelho, poderá desenvolver uma relação orientada para o futuro com seus vizinhos", informou Gang.
Considerando apenas um período de seis semanas, em 1937, estima-se que tenham sido mortos mais de 300 mil chineses depois da ocupação de soldados do Japão na cidade de Nanjing, no Leste da China.
Para o pesquisador da Academia Chinesa de Ciência Sociais Gao Hong, o premiê japonês decidiu fazer essa visita para cumprir um compromisso com as forças de direita japonesas e estabelecer uma fundação para a estratégia e a linha política que pretende conduzir em 2014. Para ele, essa postura confrontacionista é "tola".
Vários partidos políticos japoneses, inclusive aliados, criticaram a visita e expressaram oposição. O líder, Natsuo Yamaguchi, do partido Komeito, que faz coalizão com o governo, disse que o partido pediu insistentemente que o primeiro-ministro evitasse a visita ao templo.
"A visita do premiê ao Yasukuni vai fazer as relações com a China e a Coreia do Sul mais difíceis", informou Yamaguchi.
* Com informações da Agência Lusa e da agência de notícias da China, Xinhua





You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2018 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni