Colombia quer aprofundar cooperação com Brasil no desenvolvimento social e agrário

7 de outubro de 2013

Internacional



Colombia quer aprofundar cooperação com Brasil no desenvolvimento social e agrário
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/colombia-quer-aprofundar-cooperacao-com-brasil-no-desenvolvimento-social-e-agrario
Oct 7th 2013, 21:52

Leandra Felipe

Correspondente da Agencia Brasil/EBC
Bogotá - O governo colombiano espera aprofundar a cooperação com o Brasil na área de desenvolvimento social e agrário. A intenção‎ de receber o apoio brasileiro no setor foi mencionada pelo presidente colombiano, Juan Manuel Santos, ao receber as credenciais da nova embaixadora brasileira no país, Maria Elisa Berenguer. O presidente recebeu as cartas credenciais da embaixadora hoje (7) em solenidade na capital colombiana, na Casa de Nariño (Palácio Presidencial).
"Santos deixou claro que hoje sua prioridade [na relação bilateral com o Brasil] é buscar a contribuição brasileira para a implementação de políticas agrícolas direcionadas ao pequeno produtor rural e ao desenvolvimento social do campo colombiano", disse Maria Elisa Berenguer, à Agência Brasil.
A embaixadora disse que Santos declarou reconhecer o êxito da política agrária social adotada pelo Brasil e seu interesse de que a Colômbia possa aprender com o modelo brasileiro. "O presidente fez grandes elogios à forma com que o Brasil soube tirar proveito da agricultura familiar para integrar o campo ao setor produtivo do país", comentou Maria Elisa. Ela acrescentou que Santos foi enfático ao dizer que a Colômbia quer ampliar a cooperação na área, seguindo a experiência brasileira, que ele mesmo considerou bem sucedida, de reforma agrária e agricultura familiar.
O interesse do governo colombiano no setor seria não apenas para o momento atual, mas também para o pós-conflito, com a possibilidade de que seja firmado um acordo de paz entre o governo e as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc). Neste sentido, Berenguer acredita que a Colômbia poderá ser beneficiada em uma parceria com o Brasil.
"Aqui há uma dimensão social e econômia na plena reintegração do campo ao tecido social do país. Assim, o Brasil com sua prioridade de desenvolvimento social, está partilhando com a Colômbia desta linguagem comum que poderá repercutir no desenvolvimento agrícola colombiano", disse Maria Elisa.
A questão agrária é uma das raízes do conflito armado colombiano e o primeiro item da pauta de negociação entre o governo do país e as Farc. Já existe um acordo parcial para o tema. O governo colombiano e o brasileiro estudam parcerias para o desenvolvimento agrário colombiano e cooperação brasileira para a implantação de programas de agricultura familiar no país.
A embaixadora apresentou suas credenciais ao presidente Santos no mesmo dia em que os novos embaixadores do Peru, da África do Sul, da República Dominicana, da França e de Honduras. Antes de servir o Brasil em Bogotá, Maria Elisa foi embaixadora brasileira em Israel.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Após cobrança de explicações sobre denúncias de espionagem, Canadá ressalta relação com Brasil

Internacional



Após cobrança de explicações sobre denúncias de espionagem, Canadá ressalta relação com Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/apos-cobranca-de-explicacoes-sobre-denuncias-de-espionagem-canada-ressalta-relacao-com-brasil
Oct 7th 2013, 20:45

Renata Giraldi

Repórter da Agência Brasil
Brasília – Após o governo brasileiro ter cobrado explicações sobre as denúncias de que comunicações eletrônicas e telefônicas do Ministério de Minas e Energia e de um funcionário do Ministério das Relações Exteriores foram espionadas pelo órgão de inteligência do Canadá, a representação diplomática do país divulgou um comunicado informando que o assunto está sendo discutido pelas autoridades canadenses e destacando a importância das relações bilaterais.
"Estamos discutindo esse assunto entre governos", diz a nota, com quatro parágrafos, sem entrar em detalhes. "O Canadá tem uma crescente relação bilateral com o Brasil, baseada no engajamento dos líderes mais altos de governo, [assim como] em assuntos bilaterais, regionais e internacionais, [gerando o] aumento de comércio e investimentos e nas fortes ligações interpessoais."
No comunicado da Embaixada do Canadá, o governo canadense ressalta que há um "trabalho conjunto" com o Brasil, nas áreas econômica, social, educação, ciência e tecnologia, além de comércio e investimentos. "Nossos ministros das Relações Exteriores se encontraram em agosto, no Rio de Janeiro, para discutir o diálogo de parceria estratégica Brasil-Canadá", diz o comunicado da embaixada.
Pela manhã, o ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo, conversou com o embaixador canadense e demonstrou a "indignação" do governo brasileiro, classificando as ações de espionagem como algo "inaceitável e grave".
"O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, convocou hoje, 7 de outubro de 2013, o embaixador do Canadá em Brasília [Jamal Khokhar] para transmitir a indignação do governo brasileiro e requerer explicações sobre a notícia de que as comunicações eletrônicas e telefônicas do Ministério de Minas e Energia e de alto funcionário do Ministério das Relações Exteriores estariam sendo objeto de espionagem por órgão de inteligência canadense", diz o texto divulgado pelo Itamaraty.
De acordo com a nota, o chanceler brasileiro classificou a ação como inaceitável e grave. "O chanceler brasileiro manifestou ao embaixador canadense o repúdio do governo a essa grave e inaceitável violação da soberania nacional e dos direitos de pessoas e de empresas".
Na rede social Twitter, a presidenta Dilma Rousseff disse que as novas suspeitas confirmam "razões econômicas e estratégicas" dessas práticas. Reportagem veiculada pelo programa Fantástico, da TV Globo, aponta que a Agência Canadense de Segurança em Comunicação (cuja sigla em inglês é CSEC) teria espionado telefonemas e e-mails do Ministério de Minas e Energia.

Edição: Carolina Pimentel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Lampedusa: número de mortos sobe para 232

Internacional



Lampedusa: número de mortos sobe para 232
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/lampedusa-numero-de-mortos-sobe-para-232
Oct 7th 2013, 19:12

Agência Brasil*
Brasília – Chega a 232 o número de mortos no naufrágio de uma embarcação perto da Ilha de Lampedusa, na Itália. Hoje (7), os mergulhadores recuperaram 38 corpos que estavam presos aos destroços. Eles dizem que ainda há muitos corpos no interior do barco. "Há pilhas de homens e mulheres no porão do barco". Na embarcação viajavam 518 imigrantes ilegais procedentes do norte da África.
Os imigrantes morreram quando a embarcação naufragou ao tentar chegar à Ilha de Lampedusa – a 205 quilômetros (km) ao sul da Sicília e a 113 km da costa africana. De acordo com sobreviventes do naufrágio, os passageiros decidiram acender uma fogueira para serem localizados depois de passar várias horas em alto-mar. O barco pegou fogo e muitos pularam no mar antes de o barco virar.
* Com informações da Agência Lusa

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Secretário diz que espionagem não afetará leilões

Internacional



Secretário diz que espionagem não afetará leilões
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/secretario-diz-que-espionagem-nao-afetara-leiloes
Oct 7th 2013, 16:42

Alana Gandra

Repórter da Agência Brasil
Rio de Janeiro – O secretário de Planejamento e Desenvolvimento Energético do Ministério de Minas e Energia, Altino Ventura, reforçou hoje (7) o entendimento do ministro Edison Lobão segundo o qual a denúncia de espionagem norte-americana no ministério não deverá afetar os leilões para concessão de direito de exploração de petróleo e gás no pré-sal. Ele falou no seminário Desafios da Energia no Brasil, promovido pelo Grupo de Economia da Energia, da Universidade Federal do Rio de Janeiro.
"Grande parte das informações, particularmente da área de energia elétrica, gás e petróleo, até certo ponto, e eu diria também mineração, são informações que o ministério divulga amplamente. São informações públicas. Nós queremos que os investidores tomem conhecimento dos dados", disse.
O secretário destacou que o ministério tem uma série de publicações e um site na internet onde as informações estão disponíveis para todos os interessados. Admitiu que existem algumas informações que não são disponibilizadas, porque envolvem aspectos estratégicos, relacionados com recursos energéticos e tecnologia. Para os demais dados, porém, disse que "é necessário que a divulgação ocorra".
Acrescentou que mesmo as teleconferências que o ministério promove e que têm o telefone como instrumento, não são reservadas, e estão abertas ao público em geral.


Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Cristina Kirchner será operada amanhã na Argentina

Internacional



Cristina Kirchner será operada amanhã na Argentina
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/cristina-kirchner-sera-operada-amanha-na-argentina
Oct 7th 2013, 16:43

Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil
Brasília – A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, será submetida amanhã (8) a uma cirurgia cerebral, na Fundação Favaloro Hospital Universitário, em Buenos Aires. Os médicos vão drenar o edema que se formou no cérebro da presidenta. Cristina Kirchner foi internada no hospital para ser preparada para a cirurgia e fazer os exames prévios. Em comunicado, a direção da instituição confirmou apenas que a cirurgia ocorrerá pela manhã.
A Presidência da República da Argentina informou que, por recomendação médica, Cristina Kirchner ficará de repouso por um mês em decorrência de um traumatismo craniano causado por uma queda em agosto. Várias tarefas políticas serão desempenhadas pelo vice-presidente da Argentina, Amadeo Boudou.
"Diante do quadro clínico, a equipe [médica] indica a intervenção cirúrgica. A mesma consiste na evacuação cirúrgica do hematoma [cerebral]", explica a fundação.
De acordo com o texto, a presidenta apresentou ontem (6) "sensação de formigamento" no braço esquerdo durante exame feito por uma equipe médica na residência oficial de Olivos. Segundo o comunicado, a partir do exame físico-neurológico foi constatado que havia "uma transitória e leve perda de força muscular do mesmo membro superior".
Cristina Kirchner recebeu mensagens de solidariedade dos presidentes Dilma Rousseff, Nicolás Maduro (Venezuela) e Juan Manuel Santos (Colômbia). Em nota, no último dia 5, a Presidência da República da Argentina informou que há uma acumulação de sangue e alguns elementos orgânicos no cérebro da presidenta causando um edema cerebral.
*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam // Edição: Juliana Andrade



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Bolívia prepara para dezembro lançamento de satélite

Internacional



Bolívia prepara para dezembro lançamento de satélite
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/bolivia-prepara-para-dezembro-lancamento-de-satelite
Oct 7th 2013, 16:22

Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Bolívia prepara para a segunda quinzena de dezembro o lançamento de um satélite ao espaço. O diretor da Agência Boliviana Espacial, Iván Zambrana, disse que já começou a contagem regressiva para o lançamento do Túpac Katari. Segundo ele, o satélite permitirá ampliar a cobertura de internet, telefonia móvel e televisão, principalmente na área rural.
O projeto Túpac Katari engloba um satélite de comunicações que começou a ser construído no final de 2012, com investimentos de cerca de US$ 300 milhões, financiados pelo Banco de Desenvolvimento da China e recursos da Bolívia. O satélite pesa 5,2 mil quilos.
"Já estamos em contagem regressiva: faltam 74 dias para que a Bolívia chegue ao espaço. É um grande passo para o país e nos vai trazer muitos benefícios", disse Zambrana.
De acordo com o diretor, na instalação das bases terrestres deverão ser aplicados aproximadamente US$ 270 milhões. Na base terrestre de Amachuma (El Alto), os equipamentos terão um alcance de 70%, segundo ele.
A Base de La Guardia (Santa Cruz), de acordo com Zambrana, deverá ter os equipamentos instalados em breve, pois já foram concluídas as avaliações técnicas. A instalação de equipamentos deve terminar na segunda quinzena de novembro.
*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI // Edição: Juliana Andrade



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Cristina Kirchner faz repouso a 22 quilômetros de Buenos Aires

Internacional



Cristina Kirchner faz repouso a 22 quilômetros de Buenos Aires
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/cristina-kirchner-faz-repouso-22-quilometros-de-buenos-aires
Oct 7th 2013, 14:47

Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil
Brasília – A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, de 60 anos, faz repouso, por determinação médica, na Quinta Presidencial de Olivos, a 22 quilômetros do centro de Buenos Aires. Segundo os médicos, ela precisa manter o repouso por um mês em decorrência de um traumatismo craniano causado por uma queda em 12 de agosto.
A expectativa, segundo especialistas em política da Argentina, é que Cristina Kirchner delegue apenas algumas tarefas ao vice-presidente Amado Boudou. A argentina recebeu mensagens de solidariedade dos presidentes Dilma Rousseff, Nicolás Maduro (Venezuela) e Juan Manuel Santos (Colômbia).
No último dia 5, a Presidência da República da Argentina divulgou comunicado informando sobre o período de um mês de repouso de Cristina Kirchner. Segundo a nota, há uma acúmulo de sangue e alguns elementos orgânicos no cérebro da presidenta causando uma espécie de edema cerebral.
*Com informações da emissora multiestatal de televisão, Telesur

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Figueiredo diz a diplomatas sul-americanos que só há prosperidade com parceria

Internacional



Figueiredo diz a diplomatas sul-americanos que só há prosperidade com parceria
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/figueiredo-diz-diplomatas-sul-americanos-que-so-ha-prosperidade-com-parceria
Oct 7th 2013, 14:05

Renata Giraldi

Repórter da Agência Brasil
Brasília - O ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado, ressaltou hoje (7) aos diplomatas sul-americanos que a prosperidade "dificilmente" será atingida de modo isolado e que o governo brasileiro "está decidido a trabalhar junto" com os países vizinhos. O chanceler lembrou ainda que o mundo passa por mudanças estruturais e que a América do Sul está mais unida.
"Depois de séculos em formato de arquipélago político, desintegrada e debilitada, a América do Sul vive um momento de crescente integração", disse Figueiredo durante o 11º Curso para Diplomatas Sul-Americanos. "A América do Sul assume identidade política, a partir do reconhecimento de sua singularidade como um polo do sistema internacional em transformação."
O curso para diplomatas sul-americanos reúne representantes de todos os países da região até o dia 18 de outubro. Entre as atividades, eles visitarão a Unidade de Polícia Pacificadora (UPP) da comunidade de Santa Marta, no Rio de Janeiro, e instituições públicas brasileiras em várias áreas, como o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES).
Os diplomatas estrangeiros intercalarão aulas e visitas em Brasília e no Rio de Janeiro. Pelas normas da Fundação Alexandre de Gusmão (Funag), vinculada ao Ministério das Relações Exteriores, só podem fazer o curso aqueles que estão no exercício da profissão. Por dez dias, os diplomatas terão oportunidade de conversar com embaixadores brasileiros e autoridades.
Ao abrir o curso hoje o chanceler destacou que os sul-americanos estão "cada vez mais conscientes" do papel que devem desempenhar no cenário internacional. "O governo brasileiro está decidido a trabalhar junto com nossos vizinhos, seja nos foros regionais, seja no plano multilateral ou bilateralmente", completou. "Cada vez mais, assumimos nossos desafios comuns e buscamos enfrentá-los com soluções próprias e adaptadas a nossa realidade."
Porém, o chanceler reiterou que a aproximação com os vizinhos não deve levar ao afastamento de parceiros tradicionais. "Essa intensificação das relações entre os países da América do Sul não implica necessariamente o afastamento com relação aos nossos parceiros tradicionais. A integração regional é fruto do reconhecimento de que nos mantivemos afastados por muito tempo e que esse distanciamento é injustificável", disse.
Figueiredo destacou que com a América do Sul unida em um projeto de desenvolvimento compartilhado todos se beneficiam. "Temos consciência dos desafios, das especificidades e da diversidade da região. Vejo isso como fonte de riqueza e inspiração porque nossa determinação é a mesma: viver em uma região pacífica, democrática, próspera e justa."
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Bolívia determina prisão de ex-presidentes e ex-ministros

Internacional



Bolívia determina prisão de ex-presidentes e ex-ministros
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/bolivia-determina-prisao-de-ex-presidentes-e-ex-ministros
Oct 7th 2013, 14:32

Renata Giraldi

Repórter da Agência Brasil
Brasília – Autoridades bolivianas decretaram a prisão domiciliar do ex-presidente boliviano Jorge Quiroga (2001-2002), de 53 anos. Ele é acusado de autorizar contratos para a comercialização de produtos petrolíferos sem o aval do Congresso. A ordem inclui o ex-presidente Gonzalo Sánchez de Lozada, de 83 anos, e os ex-ministros Jorge Berindoague Alcócer, Carlos Alberto Contreras del Solar e Alberto López Quiroga.
O procurador-geral da Bolívia, Ramiro Guerrero, disse que a ordem foi dada seguindo decisão da Suprema Corte. Jorge Quiroga e os demais responderão pelos crimes de descumprimento de deveres e conduta antieconômica.
As acusações contra o grupo envolvem 107 contratos petroleiros, no período de 1997 a 2004, para favorecer empresas multinacionais, sem autorização do Congresso Nacional.
Quiroga mora na Bolívia. Ele substituiu Hugo Banzer, do qual foi vice-presidente e que acabou morrendo em consequência de complicações causadas por um câncer.
Sánchez de Lozada, de 83 anos, vive como exilado nos Estados Unidos. Foi presidente em dois períodos: de 1993 a 1997 e de 2002 a 2003. No segundo mandato, Lozada renunciou e deixou o país sob suspeita de cumplicidade no massacre de 70 pessoas. O governo da Bolívia insiste no pedido de extradição dele.
*Com informações da agência pública de notícias da Bolívia, ABI

Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Número de mortos em naufrágio na Itália sobe para 211

Internacional



Número de mortos em naufrágio na Itália sobe para 211
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/numero-de-mortos-em-naufragio-na-italia-sobe-para-211
Oct 7th 2013, 12:18

Da Agência Lusa
Roma - O número de mortos no naufrágio de quinta-feira (3) perto da ilha italiana de Lampedusa subiu hoje (7) para 211, após equipes de mergulhadores terem conseguido recuperar mais 17 corpos.
"Os mergulhadores resgataram dois corpos hoje de manhã e 15 mais tarde, incluindo os cadáveres de quatro mulheres", disse o comandante Filippo Marini, responsável pela Guarda Costeira local, em declaração à agência francesa AFP.
Uma embarcação de pesca naufragou na quinta-feira quando tentava chegar à ilha italiana de Lampedusa, no sul da Sicília.
A embarcação, com mais de 500 pessoas a bordo, proveniente da Líbia, transportava imigrantes clandestinos da Somália e da Eritreia.
Os serviços de emergência conseguiram resgatar com vida 155 pessoas.
Lampedusa, a 205 quilômetros ao sul da Sicília, situa-se a 113 quilômetros da costa africana, sendo possível alcançar a ilha após três ou quatro dias de navegação. O pequeno território serve de entrada para a Europa para milhares de imigrantes africanos.



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Tufão Fitow deixa cinco mortos e quatro desaparecidos na China

Internacional



Tufão Fitow deixa cinco mortos e quatro desaparecidos na China
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/tufao-fitow-deixa-cinco-mortos-e-quatro-desaparecidos-na-china
Oct 7th 2013, 12:01

Da Agência Brasil*
Brasília - Cinco pessoas morreram e quatro estão desaparecidas após o Tufão Fitow ter atingido hoje (7) a província de Zhejiang, no Leste da China. Mais de 3 milhões de pessoas foram afetadas em oito cidades, causando prejuízos de cerca de US$ 160 milhões, de acordo com as autoridades locais.
Aproximadamente 360 mil casas em Zhejiang e 130 mil residências na província de Fujian ficaram sem energia. Cerca de 100 mil turistas foram retirados de Zhejiang, segundo o centro de turismo local. Em Zhejiang, o tufão causou o cancelamento de 59 viagens de trem.
O tufão tocou a terra na província de Fujian, vizinha à Zhejiang, na madrugada desta segunda-feira, com ventos até 150 quilômetros por hora, segundo o Centro Nacional de Meteorologia. Em Fujian, quase 180 mil pessoas foram retiradas de casa. Além disso, foram suspensas 56 viagens de trens e 20 voos, cancelados.
De acordo com o escritório de controle de inundações de Zhejiang, o Tufão Fitow vai continuar afetando a província, junto com outro que se aproxima, o Danas.
*Com informações da Agência Xinhua.
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Banco Mundial: gestão eficiente de riscos pode prevenir crises e proteger pobres

Internacional



Banco Mundial: gestão eficiente de riscos pode prevenir crises e proteger pobres
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/banco-mundial-gestao-eficiente-de-riscos-pode-prevenir-crises-e-proteger-pobres
Oct 7th 2013, 10:49

Da Agência Brasil
Brasília - O Banco Mundial acredita que uma gestão de riscos mais eficiente pode abrir oportunidades, prevenir crises e proteger os pobres contra desastres e choques. De acordo com o relatório sobre o Desenvolvimento Mundial, intitulado Risco e Oportunidade: Gestão do Risco para o Desenvolvimento, em face de distúrbios sociais, crises econômicas e desastres naturais cada vez mais frequentes, os esforços de preparação e recuperação dos governos, comunidades e indivíduos tornaram-se cada vez mais essenciais.
Para a organização, a gestão eficaz de riscos pode proporcionar tanto a resiliência para enfrentar eventos adversos quanto a capacidade de tirar proveito de oportunidades de desenvolvimento. "Portanto, é um elemento crítico na luta para erradicar a pobreza", informa o novo relatório do Banco Mundial.
O documento indica que a gestão responsável e eficaz dos riscos pode salvar vidas, evitar prejuízos econômicos, impedir obstáculos ao desenvolvimento e desencadear oportunidades. A gestão do risco pode ser um instrumento poderoso para o desenvolvimento, levando a segurança e os meios do progresso aos habitantes dos países em desenvolvimento.
Os técnicos do banco lembram que, nos últimos 25 anos, o mundo passou por uma rápida integração internacional, reforma econômica, modernização tecnológica e aumento da participação democrática, mas também por turbulência financeira, perda de empregos e renda e dano ambiental. Para eles, em vez de rejeitar a mudança para evitar os riscos, "as pessoas e as instituições devem estar preparadas para as oportunidades e riscos que essas mudanças acarretam". O relatório destaca também que iniciativas proativas, sistemáticas e integradas de gestão de riscos são agora fundamentais.
Entre outras medidas, o relatório conclui que os benefícios de preparação para os risco podem superar significativamente os custos. Um exemplo citado são os suplementos minerais destinados a reduzir a subnutrição e que podem gerar benefícios 15 vezes maiores do que os custos. Para o Banco Mundial, a preparação leva as pessoas a ser menos avessas ao risco. Outro exemplo é o seguro contra chuvas que pode "levar os agricultores a investir em fertilizantes, sementes e outros insumos, em vez de simplesmente guardar o dinheiro como proteção para quando começar a época de seca seguinte".
Certos riscos diminuíram dramaticamente nos últimos anos, segundo o relatório. "A expectativa de vida, por exemplo, aumentou graças à expansão da imunização, melhores redes de segurança e melhor previsão de ciclones, tsunamis e terremotos, destacam os técnicos. Além disso, a maioria dos países em desenvolvimento empreendeu reformas na última década que os ajudaram a construir maior resiliência a variações nos fluxos globais de capital. Essa maior resiliência ajudou os países a manter o crescimento e a redução da pobreza durante a recente crise financeira global.
O relatório destaca ainda que a "gestão eficaz de riscos consiste em combinar a capacidade de se preparar para o risco com a capacidade de enfrentar as consequências, contrapondo ao mesmo tempo o custo inicial da preparação e o benefício provável". Os técnicos lembram que uma sólida estratégia de gestão de riscos compõe-se de quatro fatores: conhecimento, proteção, seguro e enfrentamento.
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Antonio Patriota é nomeado representante do Brasil na ONU

Internacional



Antonio Patriota é nomeado representante do Brasil na ONU
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/antonio-patriota-e-nomeado-representante-do-brasil-na-onu
Oct 7th 2013, 10:56

Da Agência Brasil
Brasília – O Diário Oficial da União publicou hoje (7) a nomeação do ex-chanceler Antonio Patriota para ser o representante permanente do Brasil na Organização das Nações Unidas (ONU), em Nova York. A decisão é assinada pela presidenta Dilma Rousseff e pelo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo Machado.
Patriota deixou o comando do Itamaraty depois que o diplomata Eduardo Saboia, ex-encarregado de Negócios na embaixada brasileira na Bolívia, foi apontado como o principal responsável pela saída do senador oposicionista Roger Pinto Molina e a vinda para o Brasil. Molina foi condenado em seu país e pediu asilo político ao Brasil, refugiando-se na embaixada por mais de um ano. A operação de retirada de Molina, que não obteve salvo-conduto das autoridades da Bolívia, foi feita sem o conhecimento do governo brasileiro e acabou desencadeando uma crise diplomática. Patriota deixou o cargo de chanceler e foi substituído por Figueiredo Machado.
Na semana passada, o Senado aprovou a indicação de Patriota para o cargo de representante permanente do Brasil na ONU por 43 votos favoráveis, 14 contra e 1 abstenção.
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2013 será anunciado quinta-feira

Internacional



Vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2013 será anunciado quinta-feira
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/vencedor-do-premio-nobel-de-literatura-2013-sera-anunciado-quinta-feira
Oct 7th 2013, 10:05

Da Agência Brasil*
Brasília – A Academia Real de Ciências da Suécia disse hoje (7) que o nome do vencedor do Prêmio Nobel de Literatura 2013 será divulgado quinta-feira (10) na sede da instituição em Estocolmo. A data do anúncio do Nobel de Literatura era a única que ainda não havia sido divulgada, já que a instituição costuma anunciá-la apenas depois de conhecidas as datas de divulgação dos outros prêmios.
O escritor chinês Mo Yan foi o vencedor do Prêmio Nobel de Literatura do ano passado. Nas suas obras, Yan costuma descrever o cotidiano de comunidades rurais na China, envolvendo histórias de amor e sensibilidade. A academia justificou a atribuição do prêmio ao fato de o escritor "mostrar, com contos populares de um realismo alucinante, a história atual e contemporânea".
A temporada de divulgação dos vencedores dos prêmios Nobel começou hoje com o anúncio dos ganhadores do Nobel de Medicina 2013, os norte-americanos James E. Rothman e Randy W. Schekman e o alemão Thomas C. Südhof. Os três foram distinguidos por descobertas sobre as células e o seu sistema de transporte.
Amanhã e quarta-feira (9), serão anunciados os vencedores dos prêmios Nobel de Física e Química, respectivamente.
O vencedor do Nobel da Paz, o único que é entregue fora de Estocolmo, será anunciado em Oslo, na Noruega, na sexta-feira (11). Três dias depois, a divulgação do ganhador em Economia encerrará a rodada de prêmios, que serão entregues no dia 10 de dezembro, data da morte do fundador do prêmio, o sueco Alfred Nobel, químico, engenheiro e industrial, conhecido também pela invenção da dinamite.
* Com informações da Agência Lusa
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Paz na Síria deverá ser discutida em conferência no próximo mês

Internacional



Paz na Síria deverá ser discutida em conferência no próximo mês
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/paz-na-siria-devera-ser-discutida-em-conferencia-no-proximo-mes
Oct 7th 2013, 07:56

Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil
Brasília – Os governos da Rússia e dos Estados Unidos devem convocar a chamada Genebra 2, que será uma conferência internacional de paz sobre a Síria, na segunda quinzena de novembro, segundo o ministro dos Negócios Estrangeiros russo, Serguei Lavrov.
O assunto foi tratado por Lavrov durante reunião com o secretário de Estado norte-americano John Kerry, na ilha indonésia de Bali, à margem do Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec). "[Chegamos a um] acordo sobre as medidas a adotar para que o governo e a oposição da Síria participem da conferência", disse.
Em maio, as autoridades dos Estados Unidos e da Rússia negociaram a conferência. A ideia é que Genebra 2 retome as linhas de um acordo internacional sobre uma transição política na Síria, assinado em 30 de junho de 2012, em Genebra (Suíça), mas que não foi executado.
A crise na Síria começou em 2011 e já provocou mais de 100 mil mortes, inclusive de crianças, idosos e mulheres. Uma das preocupações das autoridades internacionais é com o uso de armas químicas. As Nações Unidas, porém, anunciaram que o arsenal de armas químicas existente na Síria começou a ser destruído ontem (6).
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Confrontos no Egito deixam 34 mortos e 209 feridos

Internacional



Confrontos no Egito deixam 34 mortos e 209 feridos
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/confrontos-no-egito-deixam-34-mortos-e-209-feridos
Oct 7th 2013, 08:12

Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil
Brasília – O domingo (6) foi de confrontos no Egito entre manifestantes contrários ao governo e as forças de segurança, deixando pelo menos 34 mortos e 209 feridos. Segundo Khaled Al Khatib, responsável pelos serviços de urgência egípcios, 30 pessoas morreram no Cairo (a capital), a maioria na Praça Tahir, símbolo da resistência civil no país, e quatro no Sul do Egito. Durante os confrontos, 423 pessoas foram detidas.
No Cairo, os incidentes envolveram simpatizantes do presidente deposto, Mohamed Mursi, e policiais. No dia 4, quatro pessoas morreram na capital durante confrontos entre os simpatizantes de Mursi, opositores e as forças de segurança.
Mursi foi destituído e detido pelo Exército em 3 de julho, depois de manifestações de milhões de egípcios exigindo sua renúncia. Os militares nomearam um governo interino encarregado de reescrever a Constituição e de organizar eleições legislativas e presidenciais para o início de 2014.
Desde 14 de agosto, no entanto, há uma campanha de repressão contra os simpatizantes de Mursi e, em particular, a Irmandade Muçulmana, organização que apoia o presidente deposto. Mais de 2 mil integrantes da organização são mantidos presos pelos militares egípcios.
O Ministério do Interior chamou alguns dos feridos e detidos de sabotadores e responsabilizou os manifestantes pelo uso de armas de fogo durante os incidentes, o que, alega, obrigou a polícia a intervir.



*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

EUA querem nova proposta sobre programa nuclear iraniano

Internacional



EUA querem nova proposta sobre programa nuclear iraniano
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/eua-querem-nova-proposta-sobre-programa-nuclear-iraniano
Oct 7th 2013, 08:10

Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil
Brasília - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, apelou ao governo do Irã para que apresente novas propostas de negociação sobre o programa nuclear desenvolvido no país. O pedido ocorre a alguns dias da retomada das discussões em Genebra, na Suíça. O programa nuclear iraniano é alvo de suspeitas de parte da comunidade internacional que desconfia da fabricação de armas. As autoridades iranianas negam as suspeitas.
Segundo Kerry, há uma sugestão em curso do grupo de negociadores para que o Irã apresente uma nova proposta sobre o programa. O assunto foi discutido em Almaty (Cazaquistão). "[Mas] não penso que o Irã vá responder à mesma [proposta]", disse o secretário de Estado durante o Fórum de Cooperação Econômica da Ásia-Pacífico (Apec), na ilha indonésia de Bali.
"[É necessário] uma série de propostas do Irã que revelem plenamente como o país poderá mostrar ao mundo que o seu programa é pacífico", disse Kerry em entrevista coletiva ao lado do chanceler russo Serguei Lavrov.
No mês passado, durante a Assembleia Geral das Nações Unidas, em Nova York (Estados Unidos), o presidente do Irã, Hassan Rohani, disse que o programa nuclear iraniano é pacífico e não representa ameaça ao mundo. Segundo ele, o desenvolvimento do programa será mantido. Porém, ele avisou que as armas de destruição e nucleares "jamais terão lugar no Irã".



*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Arsenal químico da Síria começa a ser destruído, confirma ONU

Internacional



Arsenal químico da Síria começa a ser destruído, confirma ONU
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/arsenal-quimico-da-siria-comeca-ser-destruido-confirma-onu
Oct 7th 2013, 07:40

Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil
Brasília - Uma equipe de inspetores encarregada da eliminação do arsenal químico da Síria destruiu ontem (6) ogivas de mísseis, bombas e materiais químicos. A operação, no primeiro dia da campanha de destruição das armas químicas, foi feita por especialistas sírios sob a supervisão de integrantes da Organização para a Proibição de Armas Químicas e em conformidade com a resolução do Conselho de Segurança das Nações Unidas.
A Organização das Nações Unidas (ONU) confirmou as informações sobre as destruições feitas pelos especialistas. A equipe tem o desafio de eliminar aproximadamente 1.000 toneladas de gás sarin e mostarda, além de várias armas químicas proibidas. Os especialistas têm até meados de 2014 para concluir o trabalho.
Em entrevista à revista alemã Spiegel, o presidente sírio, Bashar Al Assad, voltou a negar que as forças do governo usaram armas químicas no ataque de 21 de agosto, nos arredores de Damasco, a capital síria, que provocou a morte de mais de 1.000 pessoas, inclusive crianças.
O ataque em agosto causou reação internacional e pressão dos Estados Unidos. O governo norte-americano ameaçou deflagrar uma intervenção militar na Síria com o apoio do Reino Unido, mas houve resistência de vários países, inclusive do Brasil.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa.
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Dois norte-americanos e um alemão ficam com o Nobel de Medicina

Internacional



Dois norte-americanos e um alemão ficam com o Nobel de Medicina
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/dois-norte-americanos-e-um-alemao-ficam-com-nobel-de-medicina
Oct 7th 2013, 07:47

Da Agência Lusa
Estocolomo - Os norte-americanos James E. Rothman e Randy W. Schekman e o alemão Thomas C. Südhof são os vencedores do Prêmio Nobel da Medicina 2013, anunciou hoje (7) o júri. Os três foram distinguidos por descobertas sobre as células e o seu sistema de transporte.
Segundo o Comitê do Nobel, os cientistas, que trabalham em universidades norte-americanas, recebem o prêmio pelas descobertas sobre o mecanismo de transporte para o interior da célula, que permite que "as moléculas sejam conduzidas no momento exato para o local certo dentro da célula".
As descobertas tiveram impacto importante na compreensão de como as moléculas são colocadas dentro e fora da célula e têm implicações no trabalho sobre várias doenças, incluindo distúrbios neurológicos e imunológicos, bem como o diabetes.
Cada célula funciona como uma fábrica que produz e exporta moléculas. "Por exemplo, a insulina é produzida e liberada no sangue e sinais químicos [neurotransmissores] são enviados de uma célula nervosa para outra. Essas moléculas são transportadas por meio da célula em pequenos pacotes chamados vacuolos", explicou o comitê.
Os vencedores vão dividir o prémio de 8 milhões de coroas suecas (925 mil euros), que será entregue em cerimônia no dia 10 de dezembro, em Estocolmo.



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Prêmio Nobel de Medicina 2013 será conhecido hoje

Internacional



Prêmio Nobel de Medicina 2013 será conhecido hoje
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/premio-nobel-de-medicina-2013-sera-conhecido-hoje
Oct 7th 2013, 06:27

Renata Giraldi

Repórter da Agência Brasil
Brasília – Os nomes dos escolhidos para receber os prêmios Nobel de Medicina, Física, Química, da Paz e de Economia 2013 serão divulgados até o dia 14. O primeiro a ser conhecido será o Prêmio Nobel de Medicina, cuja divulgação pelo comitê responsável ocorre hoje (7) de manhã em Estocolmo, na Suécia. A premiação é concedida há 112 anos.
Amanhã (8) será a vez da divulgação do nome do eleito para receber o Prêmio de Física, no dia 9 o de Química, dia 11 o da Paz e dia 14 o da Economia. A data da entrega do Prêmio de Literatura ainda não foi divulgada, de acordo com o calendário oficial da organização.
O total de prêmios em dinheiro, em 2012, foi 8 milhões de coroas suecas (cerca de 930 mil euros). Os escolhidos receberão os prêmios em cerimônias em Estocolmo e Oslo, no dia 10 de dezembro, aniversário da morte do fundador, Alfred Nobel, em 1896.
Os prêmios Nobel foram criados pelo químico, engenheiro e industrial sueco (1833-1896), que decidiu doar seus bens para o reconhecimento de personalidades que prestassem serviços à humanidade. Ele foi o inventor da dinamite.
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Presidentes desejam rápida recuperação a Cristina Kirchner

Internacional



Presidentes desejam rápida recuperação a Cristina Kirchner
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/presidentes-desejam-rapida-recuperacao-cristina-kirchner
Oct 7th 2013, 06:57

Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil
Brasília – Os presidentes Dilma Rousseff, Nicolás Maduro (Venezuela) e Juan Manuel Santos (Colômbia) desejaram a rápida recuperação da presidenta da Argentina, Cristina Kirchner. Por recomendação médica, Cristina ficará um mês afastada das atividades políticas e em repouso. A decisão foi tomada após a constatação de problemas causados por um traumatismo craniano
Dilma, Maduro e Santos usaram a rede social Twitter para manifestar solidariedade. "Força, Cristina. Da Venezuela, te acompanhamos com uma oração amorosa para a presidenta do Sul,que ama a seu povo. Pronta recuperação", disse o presidente venezuelano.
"Enviamos à presidenta Cristina Kichner uma saudação afetuosa, com os desejos de pronta recuperação", disse Juan Manuel Santos. A presidenta Dilma Rousseff lembrou que Cristina Kirchner é amiga do Brasil e sua amiga.
Políticos argentinos, tanto governistas quanto de oposição, prestaram solidariedade a Cristina. A presidenta argentina ficará afastada em plena campanha para as eleições legislativas de 27 de outubro. Segundo o comunicado oficial divulgado sábado (5), os médicos determinaram o afastamento dela em decorrência de um traumatismo craniano que sofreu no último dia 12 de agosto.
*Com informações da emissora multiestatal de televisão Telesur e da agência pública de informações da Argentina, Telam
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Senador boliviano aguarda decisão do Brasil sobre pedido de asilo

Internacional



Senador boliviano aguarda decisão do Brasil sobre pedido de asilo
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/senador-boliviano-aguarda-decisao-do-brasil-sobre-pedido-de-asilo
Oct 7th 2013, 05:54

Renata Giraldi

Repórter da Agência Brasil
Brasília – Há cerca de um mês e meio no Brasil, o senador boliviano de oposição Roger Pinto Molina aguarda a definição do governo brasileiro sobre seu pedido de asilo político. O parlamentar decidiu esperar a decisão em Brasília. Ele passou a última semana com a família – a mulher, as três filhas e dois netos – em Rio Branco, no Acre. A família do parlamentar vive em Epitaciolândia (Acre) desde o começo de 2012. Pinto Molina pediu asilo ao Brasil alegando perseguição política e uma série de riscos se permanecesse em território boliviano.
A bancada evangélica na Câmara, formada por 76 deputados, marcou para o próximo dia 15 uma reunião com Pinto Molina. De acordo com os parlamentares, o boliviano é um defensor do combate às drogas na América Latina, tema considerado prioritário pela bancada. Molina é acompanhado de perto pelo senador Sérgio Petecão (PDC-AC), que o hospeda.
"Esperamos que em breve o Comitê Nacional para os Refugiados [Conare] defina de forma positiva a situação do senador", ressaltou o advogado Fernando Tibúrcio Peña, que o defende. "A nossa confiança está depositada na biografia, na história e na luta de Molina. O esforço dele em defesa da democracia e do combate às drogas agora é conhecido de todos."
O caso do senador boliviano levou Tibúrcio a ser convidado a participar do Fórum Sistema Judicial Político – O Estado Judicial na América Latina, em Washington (Estados Unidos). O advogado participará das discussões que ocorrerão no Capitólio e devem reunir também parlamentares norte-americanos, além de especialistas da Argentina, do Equador, da Bolívia e da Venezuela. "O convite é uma demonstração da preocupação dos norte-americanos sobre o que ocorre com o senador", disse ele.
Depois de 455 dias abrigado na Embaixada do Brasil na Bolívia, o senador de oposição chegou ao Brasil em agosto. A retirada dele de La Paz provocou um impasse diplomático entre o Brasil e a Bolívia, gerando, inclusive, a substituição do então ministro das Relações Exteriores Antonio Patriota pelo novo chanceler Luiz Alberto Figueiredo Machado.
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni