Cristina Kirchner está no quarto e de ótimo humor, diz porta-voz do governo argentino

8 de outubro de 2013

Internacional



Cristina Kirchner está no quarto e de ótimo humor, diz porta-voz do governo argentino
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/cristina-kirchner-esta-no-quarto-e-de-otimo-humor-diz-porta-voz-do-governo-argentino
Oct 8th 2013, 20:29

Monica Yanakiew

Correspondente da Agência Brasil/EBC
Buenos Aires – A presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, "já está no quarto, de ótimo humor e cumprimentando todos", disse hoje (8), o porta-voz do governo, Alfredo Scoccimaro. O anúncio, na porta do Hospital Universitário Fundacion Favaloro, foi recebido com aplausos por um grupo de pessoas que esperava o primeiro boletim médico sobre a saúde de Cristina. A presidenta foi submetida a uma cirurgia, na manhã desta terça-feira, para retirar um coágulo na cabeça.
O coágulo apareceu depois de uma batida na cabeça, no dia 12 de agosto. Na época, Cristina Kirchner fez uma tomografia computadorizada, mas os resultados foram normais. Ela só sentiu os primeiros sintomas no final de semana passado: enxaqueca e formigamento no braço. Submeteu-se a novos exames, que indicaram a presença de um hematoma subdural (acúmulo de sangue entre a meninge e o cérebro), que teria que ser drenado, mediante uma operação.
Em entrevista à Agência Brasil, o neurocirurgião Jose Maria Otero, do Hospital Aleman, disse ser comum um paciente perceber muito tempo depois os sintomas de uma pancada na cabeça. "O sangramento pode ser menor e a pessoa só vai sentir os sintomas quando o sangue se acumular, pressionando o cérebro", explicou o médico. Uma vez retirado o coágulo, o cérebro volta ao seu estado normal.
A recuperação também costuma ser rápida. "Em 48 horas, o paciente já pode se levantar e caminhar", disse Otero. "Mas aconselhamos que mantenha repouso relativo, ou seja, que descanse e evite estresse, por um período que pode variar de 15 dias a um mês". O neurocirurgião admitiu que nem sempre os pacientes podem ou querem cumprir as ordens medicas.
A cirurgia de Cristina Kirchner coincide com a reta final da campanha para as eleições legislativas de 27 de outubro. No final do mês, os eleitores vão renovar metade da Câmara e um terço do Senado. Se Cristina se afastar por completo – além de não participar de atos políticos – deixará o governo nas mãos do vice-presidente Amado Boudou. Apesar de manter um baixo perfil, Boudou tem sido o maior alvo de criticas da oposição. Ele responde a processos por enriquecimento ilícito e corrupção.
Próximo boletim sobre o estado de saúde da presidenta da Argentina será divulgado amanhã.

Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Santos pede que Farc acelerem negociações de paz na Colômbia

Internacional



Santos pede que Farc acelerem negociações de paz na Colômbia
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/santos-pede-que-farc-acelerem-negociacoes-de-paz-na-colombia
Oct 8th 2013, 20:54

Leandra Felipe

Correspondente da Agência Brasil/EBC
Bogotá – O presidente colombiano, Juan Manuel Santos, pediu hoje (8) que as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) "acelerem o ritmo" das negociações de paz com seu governo em Havana, Cuba, e que apresente resultados antes do dia 18 de novembro, quando as processo de paz completará um ano.
"Espero que daqui até lá [18 de novembro], possamos obter novos resultados e mostrar que estamos avançando para o bem do processo", disse em um evento direcionado às vítimas do conflito armado, em San Carlos, departamento de Antioquia.
Durante o ato de entrega de 500 cartas de indenização às vítimas do conflito na cidade, Santos também informou que avisará o país sobre sua intenção de candidatar-se à reeleição, apesar da incerteza quanto ao avanço dos diálogos pelo fim do conflito. No dia 25 de novembro termina o prazo legal para que ele anuncie se pretende disputar um segundo mandato.
O presidente disse que tem intenção de se candidatar novamente, mas com o cenário indefinido do processo de paz e apoio dos partidos quanto à continuidade da negociação, poderia recuar. Ele acredita que as Farc precisam avançar nas negociações com o governo para que as pessoas não cheguem ao "ceticismo" no processo. "Minha vontade é que aceleremos, porque as pessoas estão começando a desacreditar na negociação e me perguntam por que não chegaram a mais acordos", disse.
Hoje as Farc declararam ter avançado no diálogo do segundo item da pauta, a participação política, mas disseram que ainda não há acordo sobre o tema, em discussão desde junho. Além das declarações públicas, Santos também articula-se entre os partidos que o apoiam no governo. Ele está fazendo consultas para verificar se teria apoio da base política em três cenários, caso a negociação não avance.
As opções que o presidente está discutindo com a base aliada seriam: continuar os diálogos durante o processo eleitoral; interromper definitivamente a negociação ou congelar os diálogos durante as eleições.
Hoje em um café da manhã com representantes do partido de la U, Santos conseguiu apoio para que o processo continue. O ex-partido de seu antecessor Álvaro Uribe quer que o processo continue, mas também pediu o compromisso de acelerar os diálogos.
Após romper relações políticas com Santos, Uribe anunciou a saída do partido de la U e criou um novo movimento de direita no país, o Centro Democrático. O ex-presidente inscreveu formalmente a legenda na Justiça Eleitoral colombiana e declarou sua intenção de candidatar-se ao Senado.


Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

América Latina dificilmente acabará com piores formas de trabalho infantil até 2016, diz diretora da OIT

Internacional



América Latina dificilmente acabará com piores formas de trabalho infantil até 2016, diz diretora da OIT
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/america-latina-dificilmente-acabara-com-piores-formas-de-trabalho-infantil-ate-2016-diz-diretora-da-o
Oct 8th 2013, 20:32

Marcelo Brandão

Repórter da Agência Brasil
Brasília – A diretora regional para a América Latina da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Elizabeth Tinoco, avalia que dificilmente a região conseguirá cumprir compromisso assumido na Conferência de Haia, em 2010, de erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2016. Para a diretora, os países deverão empreender uma série de esforços em conjunto para conseguir a erradicação até 2022.
"São 12,5 milhões de crianças trabalhando na região. Desse total, 9,6 milhões se enquadram nas piores formas de trabalho, para reduzir isso a zero vai ser uma meta muito difícil de alcançar até 2016. Medidas urgentes, integradas com uma série de políticas em um esforço conjunto, devem ser tomadas para alcançar essa meta até 2022", disse Elisabeth. Dentre as piores formas de trabalho infantil, são consideradas aquelas que envolvem grandes quantidades de peso, exposição a produtos químicos – como pesticidas, por exemplo –, trabalhos de mineração e exploração sexual.
Acompanhada do coordenador do Sistema Nações Unidas no Brasil, Jorge Chediek, Elisabeth lançou, na tarde de hoje (8), um grupo de trabalho formado por várias agências ligadas à Organização das Nações Unidas (ONU), como a Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), o Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), a OIT e o Programa de Desenvolvimento das Nações Unidas (Pnud).
Esse grupo firmará um compromisso de trabalhar, juntamente com os governos da região, no combate ao trabalho infantil. O início será o mapeamento de experiências bem sucedidas em diversos países, seguido de elaboração de políticas eficazes para combater o problema.
Crianças que trabalham em casa são o primeiro foco do grupo. Para Elisabeth, o trabalho infantil doméstico oferece uma série de riscos, uma vez que não é visível a todos. Dessa forma, não se sabe a quais impactos físicos e psicológicos as crianças estão expostas. No mesmo evento, foi anunciada a criação de um fundo, a ser administrado pela OIT. Esse fundo poderá receber recursos de governos, entidades públicas e privadas, além de pessoas físicas.
"Governos, particularmente da região, poderão contribuir, de acordo com suas possibilidades. Eles podem contribuir tanto com dinheiro quanto com capacidade técnica e conhecimento", explicou Chediek. Segundo ele, os diálogos entre ONU e governos começam durante a 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil, iniciada hoje (8), em Brasília.
Para o coordenador do Sistema ONU no Brasil, a criação do fundo tem por objetivo ampliar a atuação da entidade. "O fundo vai apoiar a implementação de políticas, para que [nosso trabalho] não seja só cooperação técnica, mas também tentar fornecer recursos para políticas concretas. A ideia é começarmos a trabalhar o mais rápido possível".

Edição: Carolina Pimentel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Agência Brasil errou

Internacional



Agência Brasil errou
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/agencia-brasil-errou
Oct 8th 2013, 19:31

Brasília - A matéria "Erradicação do trabalho infantil exige compromisso de todas as nações, diz diretor da OIT", publicada hoje (8) às 13h45, permaneceu errada até as 19h24. A declaração atribuída ao diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, no segundo parágrafo é, na verdade, da presidenta Dilma Rousseff.
Leia aqui a matéria corrigida.



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Farc: ainda não há acordo com o governo colombiano sobre participação política

Internacional



Farc: ainda não há acordo com o governo colombiano sobre participação política
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/farc-ainda-nao-ha-acordo-com-governo-colombiano-sobre-participacao-politica
Oct 8th 2013, 18:39

Leandra Felipe*

Correspondente da Agência Brasil/EBC
Bogotá – As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) declararam hoje (8) que, apesar dos avanços na discussão do tema da participação política das Farc, em um eventual processo de paz, ainda não há possibilidade de firmar um acordo com o governo sobre esse ponto da agenda de negociação – o segundo item da pauta.
"Estamos construindo os acordos, mas todavia não há um consenso", disse à imprensa em Havana, capital cubana, o negociador-chefe das Farc, Iván Márquez.
Ele descartou que seja possível conseguir terminar o diálogo sobre o tema até o próximo domingo (13), dia em que termina o décimo quinto ciclo de conversações. Márquez admite que existam "certos avanços nesta rodada de negociação, mas, ainda, sem um desfecho.
O primeiro acordo parcial entre o governo e as Farc, sobre o desenvolvimento agrário, foi firmado em maio, após seis meses de conversas. A mesa de negociação, em Havana, foi aberta em novembro do ano passado.
A guerrilha também fez críticas ao ministro da Defesa da Colômbia, Juan Carlos Pinzón, a quem chamou de "obstinado franco-atirador". Para as Farc, Pinzón não está "a favor dos diálogos em Havana".
"Temos a impressão de que o ministro não está falando a mesma linguagem do governo, ao contrário, está subordinado à linha contra a paz do inimigo número um da solução política, o ex-presidente Álvaro Uribe", disse Márquez.
Nessa segunda-feira (7), as Farc acusaram o ministro da autoria de uma proposta de "criminalizar" protestos sociais no país. Pinzón se defendeu das acusações dizendo que o "governo promoverá os protestos sempre que respeitem direitos dos cidadãos".
Em agosto, um protesto nacional agrário bloqueou as principais rodovias colombianas por quase duas semanas, causando problemas de abastecimento no país. O governo conseguiu negociar com os líderes do movimento camponês, mas acusou as Farc de infiltrar integrantes nas manifestações.
*Com informações da TV Multiestatal Telesur
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Conferência mundial vê educação como ferramenta para combate ao trabalho infantil

Internacional



Conferência mundial vê educação como ferramenta para combate ao trabalho infantil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/conferencia-mundial-ve-educacao-como-ferramenta-para-combate-ao-trabalho-infantil
Oct 8th 2013, 15:58

Carolina Sarres

Repórter da Agência Brasil
Brasília - A garantia à educação, a intensificação da fiscalização e a manutenção de políticas sociais foram as ações debatidas hoje (8) na primeira sessão plenária da 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil, em Brasília. Com o tema A Erradicação Sustentável do Trabalho Infantil: Um Desafio Global, especialistas - entre os quais a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello - discutiram as formas mais eficazes no combate ao uso de mão de obra infantil no mundo, entre elas a educação.
"Sair da crise é buscar os direitos sociais, buscar saúde, educação, assistência social e renda para toda a população. Não acreditamos em cortes de gastos sociais para se sair da crise. Ações pontuais são bem-vindas, mas não resolvem o problema do trabalho infantil. É preciso políticas e continuidade", explicou Tereza Campello, em consonância com o que já havia sido dito pela presidenta Dilma Rousseff, na abertura da conferência, que teve a participação do diretor-geral da Organização Internacional do Trabalhado (OIT), Guy Ryder.
Para a Tereza Campello, a educação é uma das grandes ferramentas para o fim do trabalho entre crianças e adolescentes. "Temos o desafio de transformar a escola e torná-la mais atraente", disse. A ministra também mencionou a necessidade de se manter e fortalecer as redes de assistência social e de transferência de renda - como o Programa Bolsa Família. Na abertura do evento, o diretor-geral da OIT, já havia mencionado que, sem educação, não há como erradicar o trabalho infantil.
O representante da Organização Internacional dos Empregadores (OIE), Octavio Bustamante, destacou o papel do professor para que a educação seja eficaz na erradicação do trabalho infantil. "Nós abraçamos a causa dos professores. É preciso investir em recrutamento e formação da categoria", informou. O ativista indiano Kailash Satyarthi, criador da Marcha Global contra o Trabalho Infantil e indicado ao Prêmio Nobel da Paz em 2006, também participou da primeira plenária do encontro.
A conferência, que ocorre em Brasília, tem como objetivo analisar os progressos alcançados pelos países, especialmente em relação ao compromisso assumido, em 2010, na Conferência de Haia, de erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2016. Há cerca de 170 milhões de menores trabalhando no mundo, das quais 85 milhões em atividades perigosas e degradantes. No final do encontro, que vai até quinta-feira (10) e reúne mais de mil pessoas, deverá ser divulgado um documento chamado Carta de Brasília com os resultados da conferência e os compromissos assumidos.
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Premiê canadense manifesta preocupação com denúncias de espionagem ao Brasil

Internacional



Premiê canadense manifesta preocupação com denúncias de espionagem ao Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/premie-canadense-manifesta-preocupacao-com-denuncias-de-espionagem-ao-brasil
Oct 8th 2013, 15:03

Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil

Brasília – O primeiro-ministro do Canadá, Stephen Harper, disse hoje (8) que está "muito preocupado" com as denúncias sobre possível espionagem da agência de inteligência canadense ao Ministério de Minas e Energia do Brasil. Segundo Harper, as autoridades canadenses estão dispostas a colaborar com o Brasil. Embora tenha demonstrado boa vontade em cooperar com o Brasil, o premiê não confirmou se o governo canadense encaminhará as informações pedidas pelas autoridades brasileiras.
A reação de Harper ocorre no momento em que o embaixador do Canadá, Jamal Khokhar, é convocado pelo chanceler Luiz Alberto Figueiredo Machado para prestar esclarecimentos sobre as suspeitas de espionagem. Harper ressaltou que o governo canadense está empenhado em manter a comunicação com o Brasil. As denúncias envolvendos os dois países acabam englobando também contatos com cidadãos dos Estados Unidos, do Reino Unido, Austrália e da Nova Zelândia.
Ao se referir à disposição das autoridades canadenses, Harper usou a expressão "estender a mão" aos colegas brasileiros. O premiê do Canadá mencionou o assunto em entrevista coletiva concedida durante a Cúpula Ásia-Pacífico, em Bali, na Indonésia.
De acordo com denúncias veiculadas na imprensa, o Canadá espionou o Ministério de Minas e Energia do Brasil. A informação é baseada em documentos vazados pelo ex-analista de informática Edward Snowden, que indicam que agentes do Centro da Segurança nas Telecomunicações do Canadá monitoraram as comunicações do ministério.
No Canadá, autoridades do Communications Security Establishment disseram que a agência não comenta atividades envolvendo ações de inteligência e estrangeiros. Na entrevista coletiva, Harper reiterou que o governo fará o "acompanhamento adequado" do assunto.
*Com informações da CBC, emissora pública de televisão do Canadá
Edição: Nádia Franco
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir a matéria, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil





You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Cristina Kirchner passa bem após cirurgia

Internacional



Cristina Kirchner passa bem após cirurgia
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/cristina-kirchner-passa-bem-apos-cirurgia
Oct 8th 2013, 14:49

Monica Yanakiew

Correspondente da Agência Brasil/EBC
Buenos Aires – A operação da presidente da Argentina, Cristina Kirchner, foi bem-sucedida. Ela passou por uma cirurgia para tratar um hematoma subdural, que é o acúmulo de sangue na cabeça. O primeiro boletim médico informa que houve drenagem de sangue entre a meninge e o crânio. O coágulo foi formado depois de uma batida na cabeça no dia 12 de agosto.
Os médicos dizem que foi afastado risco cardiovascular. Ela foi submetida também a exames de coração, porque foi internada na segunda-feira, após sentir formigamento no braço esquerdo.
O neurocirurgião José Maria Otero, do Hospital Alemão, disse, em entrevista à Agência Brasil, que a presidenta não deverá sofrer problemas na fala. "Foi uma sorte que o hematoma tenha sido do lado direito. Se fosse à esquerda poderia provocar dificuldade, porque é a área esquerda do cérebro que controla a fala", informou o médico.
Cristina Kirchner ficará entre 24 e 48 horas na unidade de tratamento intensivo e, em seguida, permanecerá em repouso por, pelo menos, um mês.


Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Erradicação do trabalho infantil exige compromisso de todas as nações, diz diretor da OIT

Internacional



Erradicação do trabalho infantil exige compromisso de todas as nações, diz diretor da OIT
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/erradicacao-do-trabalho-infantil-exige-compromisso-de-todas-nacoes-diz-diretor-da-oit
Oct 8th 2013, 13:45

Carolina Sarres

Repórter da Agência Brasil
Brasília - O diretor-geral da Organização Internacional do Trabalho (OIT), Guy Ryder, destacou hoje (8) a referência do Brasil no combate ao trabalho de crianças e adolescentes. Segundo ele, esse tipo de atividade não será eliminada até que haja educação de qualidade para toda a população. Há cerca de 170 milhões de menores trabalhando no mundo. Na abertura da 3ª Conferência Global sobre Trabalho Infantil, na capital federal, ele explicou que os países devem aproveitar o encontro para refletir, trocar experiências de sucesso e ter uma visão clara do que será feito no futuro.
"Devemos a todas as crianças um futuro sem violência, sem medo e sem exploração. A erradicação do trabalho infantil exige o compromisso de todas as nações e só será possível com políticas claramente coordenadas e integradas e ações de todos os setores representados na conferência – governos, empregadores, trabalhadores e a sociedade civil", disse Ryder.
O encontro vai até quinta-feira (10) e reúne mais de mil pessoas, entre líderes mundiais, representantes de organizações internacionais e não governamentais (ONG), além de especialistas sobre o tema. Eles debaterão a erradicação desse tipo de trabalho e formas de combate à exploração e à violência de crianças e adolescentes. Pelo menos 150 países-membros das Nações Unidas (ONU) participam do encontro.
Para a presidenta Dilma Rousseff, que também participou da abertura da conferência, o crescimento econômico não deverá ser feito em detrimento de políticas sociais. "A situação da economia continua frágil e uma das demonstrações são os altos níveis de desemprego. De acordo com a OIT, há 200 milhões de desempregados no mundo, número que poderá continuar crescendo. Os efeitos disso tentem a recair sobre as crianças e os jovens, a quem nós devemos nossos maiores esforços de proteção."
Ainda que tenha sido registrada redução de aproximadamente um terço dos casos entre 2000 e 2012 – de 246 milhões para 168 milhões –, ainda há 85 milhões de crianças e adolescentes envolvidos em algum tipo de atividade perigosa. No Brasil, há mais de 1,4 milhão de crianças trabalhando, segundo dados da Pesquisa Nacional por Amostra Domicílio (Pnad) de 2012. Essa quantidade representa uma redução de 14,3% em relação a 2011.
A conferência que ocorre em Brasília tem como objetivo analisar os progressos alcançados pelos países, especialmente em relação ao compromisso assumido, em 2010, na Conferência de Haia, de erradicar as piores formas de trabalho infantil até 2016. No final do encontro, deverá ser adotado um documento chamado Carta de Brasília, com os resultados da conferência e os compromissos assumidos.
Para hoje, estão previstas palestras sobre a erradicação sustentável do trabalho infantil, a violação dos direitos de crianças e adolescentes, trabalho infantil e migrações, trabalho doméstico e gênero e trabalho infantil na agricultura. Participam das atividades de hoje a ministra do Desenvolvimento Social e Combate à Fome, Tereza Campello, representantes da OIT, da ONU, do Fundo das Nações Unidas para a Infância (Unicef), do Fundo das Nações Unidas para Agricultura e Alimentação (FAO), entre outros.
Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Policiais italianos prendem suspeito de transportar imigrantes ilegais

Internacional



Policiais italianos prendem suspeito de transportar imigrantes ilegais
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/policiais-italianos-prendem-suspeito-de-transportar-imigrantes-ilegais
Oct 8th 2013, 10:43

Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil
Brasília – Bensalem Khaled, 35 anos, nascido na Tunísia, foi detido por autoridades italianas sob a acusação de ser o responsável pelo transporte ilegal de mais de 500 imigrantes clandestinos da Líbia para a Itália. A embarcação, na qual estavam os imigrantes, naufragou, na semana passada perto da Ilha de Lampedusa (Itália). Alguns dos 155 sobreviventes identificaram o tunisiano.
Na embarcação, viajavam mais de 500 clandestinos. Até o momento foram recuperados 235 corpos e há mais de 100 desaparecidos, de acordo com as estimativas feitas a partir dos relatos dos sobreviventes.
O tunisiano será encaminhado à prisão siciliana de Agrigento. Khaled era chamado de "capitão" pelos imigrantes. Segundo os relatos, Khaled levou os clandestinos do deserto à cidade de Misrata, no Noroeste da Líbia, onde embarcaram com destino à Europa.
As testemunhas contaram que a manta usada por Khaled pegou fogo, dando origem ao incêndio e, depois, ao naufrágio. O tunisiano é acusado de homicídio múltiplo e de ajuda à imigração ilegal. Segundo os imigrantes, havia outro traficante a bordo, mas ele ainda não foi localizado.
A Comissão Europeia vai pedir aos países-membros recursos para que promovam uma operação de patrulhamento no Mar Mediterrâneo em decorrência do acidente envolvendo os imigrantes na Ilha de Lampedusa. A comissária europeia dos Assuntos Internos, Cecilia Malmstroem, disse que vai propor "uma grande operação de segurança e salvamento no Mediterrâneo, do Chipre até a Espanha".
O presidente da Comissão Europeia, José Manuel Durão Barroso, vai visitar o local da tragédia amanhã (9), acompanhado da comissária Malstroem. A Itália já tinha pedido ajuda aos parceiros europeus para atender ao número crescente de refugiados que chegam à costa. O país quer que a questão de imigração conste da agenda da cúpula europeia, prevista para o fim deste mês.
Segundo as autoridades, desde janeiro, chegaram à Itália mais de 30 mil clandestinos, quatro vezes mais que em todo o ano de 2012, o que deve ser partilhado com outros países, principalmente os mais ricos do Norte.



*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Graça Adjuto



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Turquia autoriza uso de véu muçulmano e barba para funcionários públicos

Internacional



Turquia autoriza uso de véu muçulmano e barba para funcionários públicos
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/turquia-autoriza-uso-de-veu-muculmano-e-barba-para-funcionarios-publicos
Oct 8th 2013, 10:50

Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil
Brasília - O governo da Turquia acabou hoje (8) com a proibição de véu islâmico para as funcionárias públicas. A iniciativa faz parte de uma série de reformas governamentais e foi comemorada pelo primeiro-ministro, Recep Tayyip Erdogan. A Turquia é um dos poucos países, de maioria muçulmana, onde o Estado é laico. Porém, há um movimento político que defende a islamização do país.
"Abolimos hoje uma disposição arcaica que era contrária ao espírito da República. É um passo em direção à normalização", disse Erdogan cuja mulher usa véu, tal como a maioria das companheiras dos dirigentes do partido governamental da Justiça e Desenvolvimento (AKP). "As mulheres que usam véu são membros de parte inteira desta República tanto quanto as que andam de cabeça descoberta", acrescentou.
A medida foi apresentada por Erdogan em 30 de setembro. A iniciativa integra um conjunto de reformas para ampliar os direitos das minorias. A medida entrou em vigor hoje definindo um novo regulamento de vestimentas para os funcionários públicos, incluindo o direito de homens usarem barba, como é costume entre os muçulmanos religiosos.
A oposição turca denunciou a medida, considerando que se trata de golpe na simbologia do Estado laico turco, estabelecido pelo fundador da República, Mustafa Kemal Ataturk. As estudantes turcas já haviam conseguido autorização para usar lenço nos campi universitários.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Talita Cavalcante



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Cristina Kirchner se recupera de anestesia, diz governador

Internacional



Cristina Kirchner se recupera de anestesia, diz governador
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/cristina-kirchner-se-recupera-de-anestesia-diz-governador
Oct 8th 2013, 12:17

De Monica Yanakiew

Correspondente da Agência Brasil/EBC
Buenos Aires - O governador da província de Buenos Aires, Daniel Scioli, anunciou hoje (8) que a presidenta Cristina Kirchner se recupera da anestesia, depois de uma cirurgia para drenar um hematoma cerebral (acúmulo de sangue entre a meninge e o cérebro).
O coágulo foi provocado por uma batida na cabeça, no dia 12 de agosto, mas ela só começou a sentir os sintomas – arritmia e formigamento no braço – no sábado (5).
Do lado de fora do Hospital Universitário Fundação Favaloro, onde Cristina está internada desde ontem (7), simpatizantes esperam o primeiro boletim médico.
Por um mês, pelo menos, Cristina Kirchner deverá ficar de repouso. Interinamente, o vice-presidente Amado Boudou desempenha as atividades políticas. Pelo Artigo 88 da Constituição da Argentina, a presidenta deve se licenciar do cargo e editar um decreto delegando ações a Boudou.

Edição: Talita Cavalcante
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Apontada como favorita no Chile, Michelle Bachelet apresenta pacote de medidas sociais

Internacional



Apontada como favorita no Chile, Michelle Bachelet apresenta pacote de medidas sociais
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/apontada-como-favorita-no-chile-michelle-bachelet-apresenta-pacote-de-medidas-sociais
Oct 8th 2013, 09:59

Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil
Brasília - A candidata à Presidência da República do Chile Michelle Bachelet – apontada como uma das favoritas na disputa – anunciou um pacote de 50 medidas para o país. Bachelet prometeu que cumprirá as ações nos primeiros 100 dias de governo. No pacote, a ex-presidenta chilena (2006-2010) priorizou educação, saúde e proteção social. Uma das propostas é a criação de uma administração específica para os fundos de pensão.
As medidas, divulgadas por Bachelet, incluem projetos para aperfeiçoar a segurança pública e também propõe a criação do Ministério de Assuntos Indígenas, além de uma instituição de defesa dos direitos trabalhistas, assim como melhorias para o transporte público e direitos da mulher.
Bachelet disse que o custo médio para a execução das medidas propostas por ela será US$ 720 milhões. A ex-presidenta foi sucedida no poder pelo atual presidente chileno, Sebastián Piñera, que venceu as eleições apoiado por uma aliança de direita. O primeiro turno das eleições presidenciais do Chile está marcada para 17 de novembro.
Os principais candidatos que disputam as eleições, além de Bachelet, são Evelyn Mattei (Aliança Governamental), Marco Enriquez-Ominami (Partido Progressista), Marcel Claude (Partido Humanista) e Franco Parisi, que é independente. Mas as que aparecem como favoritas nas pesquisas de intenções de votos são Bachelet e Mattei.
*Com informações da agência pública de notícias de Cuba, Prensa Latina.
Edição: Talita Cavalcante



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Cientistas belga e britânico são os vencedores do Prêmio Nobel de Física

Internacional



Cientistas belga e britânico são os vencedores do Prêmio Nobel de Física
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/cientistas-belga-e-britanico-sao-os-vencedores-do-premio-nobel-de-fisica
Oct 8th 2013, 08:22

Renata Giraldi

Repórter da Agência Brasil
Brasília – Os cientistas François Englert, belga, de 81 anos, e Peter W. Higgs, britânico, de 84, são os vencedores do Prêmio Nobel de Física 2013. A Real Academia Sueca de Ciências divulgou hoje (8) os nomes dos premiados. Eles foram escolhidos pelo desenvolvimento de pesquisas sobre a teoria que explica como as partículas adquirem massa.
A teoria premiada é parte central do Modelo Padrão da Física de Partículas, que descreve como o mundo é construído. De acordo com o Modelo Padrão, tudo, desde flores, pessoas e até estrelas e planetas, é composto pelo que podem ser considerados blocos de construção: partículas de matéria. As partículas são comandadas por forças mediadas por partículas de força, que se certificam de que tudo funciona como deveria.
Em 1964, Englert e Higgs propuseram a teoria de forma independente. Em 2012, as pesquisas dos cientistas foram confirmadas a partir da descoberta de uma chamada partícula identificada por Higgs em pesquisas em Genebra, na Suíça.
O Modelo Padrão de Física também repousa sobre a existência de um tipo especial de partícula: a Higgs. A partícula se origina de um campo invisível que preenche todo o espaço. Mesmo quando o universo parece vazio, o campo está presente. Sem a partícula Higgs, não há existência, pois é a partir do contato com o campo que as partículas adquirem massa . A teoria proposta por Englert e Higgs descreve esse processo.
Amanhã (9) será divulgado o nome do Prêmio Nobel de Química. Na sexta-feira, será a vez do Prêmio Nobel da Paz, e na segunda-feira (14), de Economia. A data da divulgação do Prêmio Nobel de Literatura ainda não foi divulgada, de acordo com o calendário oficial divulgado pela organização.
O total de prêmios em dinheiro, em 2012, foi 8 milhões de coroas suecas (cerca de 930 mil euros). Os escolhidos receberão os prêmios em dezembro, em cerimônias em Estocolmo e em Oslo no dia 10, aniversário da morte do fundador, Alfred Nobel, em 1896.
Os prêmios Nobel passaram a ocorrer a partir da disposição do químico, engenheiro e industrial sueco (1833-1896) de doar seus bens para o reconhecimento de personalidades que prestassem serviços à humanidade. Alfred Nobel foi o inventor da dinamite.
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Coreia do Norte está em alerta militar

Internacional



Coreia do Norte está em alerta militar
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/coreia-do-norte-esta-em-alerta-militar
Oct 8th 2013, 07:50

Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil
Brasília – O governo da Coreia do Norte ordenou que as tropas fiquem em alerta para iniciar as operações em resposta às manobras militares que a Coreia do Sul, os Estados Unidos e o Japão farão hoje (8) em águas sul-coreanas. Todas as unidades do Exército Popular norte-coreano receberam a chamada "ordem de emergência" para estar preparadas para "iniciar rapidamente operações em qualquer momento, vigiando de perto cada movimento dos agressores", diz comunicado publicado na agência estatal norte-coreana KCNA.
A Coreia do Sul, os Estados Unidos e o Japão fazem manobras navais conjuntas de três dias em águas sul-coreanas, com a participação do porta-aviões de propulsão nuclear USS George Washington. O governo norte-coreano acusou os norte-americanos de divulgar "puras mentiras" ao negar que há uma política hostil em relação à Coreia do Norte.
A Coreia do Norte qualificou a presença do porta-aviões norte-americano em águas sul-coreanas como uma ameaça de ataque nuclear. Para as autoridades norte-americanas, as ações dos Estados Unidos poderão causar "os desastres mais imprevisíveis", de acordo com o comunicado publicado na KCNA.
Os Estados Unidos têm 28.500 soldados na Coreia do Sul e comprometem-se a ajudar o país em caso de conflito com o Norte. A Guerra da Coreia (1950-1953) terminou com um armistício e não com um tratado de paz.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Graça Adjuto
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Simpatizantes de Cristina Kirchner fazem vigília em frente a hospital

Internacional



Simpatizantes de Cristina Kirchner fazem vigília em frente a hospital
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/simpatizantes-de-cristina-kirchner-fazem-vigilia-em-frente-hospital
Oct 8th 2013, 07:46

Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil
Brasília - Simpatizantes da presidenta da Argentina, Cristina Kirchner, passaram a noite em frente à Fundação Favaloro Hospital Universitário, em Buenos Aires (Argentina). Homens e mulheres estão em vigília, fazendo orações e com cartazes de apoio à presidenta, que será submetida a uma cirurgia pela manhã. Os médicos vão drenar um coágulo que se formou no cérebro de Cristina Kirchner após uma queda, em agosto, que provocou um traumatismo craniano.
Em frente ao hospital onde está a presidenta, foram colocadas imagens da Virgen de Luján e do Gauchito Gil, fotos do papa Francisco, bandeiras, cartazes, mensagens e flores. "Ela [Cristina Kirchner] é como uma mãe [para mim]. É o que eu sinto", disse Néstor Díaz, um dos simpatizantes de Cristina.
A Presidência da República da Argentina informou ontem (7) que Cristina Kirchner será operada hoje. Antes, porém, os presidentes Dilma Rousseff, Juan Manuel Santos (Colômbia) e Nicolás Maduro (Venezuela) enviaram mensagens de apoio à líder argentina. Os presidentes Evo Morales (Bolívia), Rafael Correa (Equador) e José Mujica (Uruguai) enviaram mensagens hoje.
Por um mês, pelo menos, Cristina Kirchner deverá ficar de repouso. Interinamente, o vice-presidente Amado Boudou desempenha as atividades políticas. Pelo Artigo 88 da Constituição da Argentina, a presidenta deve se licenciar do cargo e editar um decreto delegando ações a Boudou.
A cirurgia da presidenta e o período de repouso, recomendado pelos médicos, coincidem com a reta final da campanha para as eleições para renovar metade da Câmara dos Deputados e um terço do Senado.
Atualmente, Cristina – que está na metade do segundo mandato – conta com a maioria no Congresso. Nas primárias, em agosto, o kirchnerismo sofreu a pior derrota em dez anos – desde que Nestor Kirchner foi eleito presidente em 2003 e foi sucedido por sua mulher Cristina Kirchner, reeleita em 2011.
O kirchnerismo não tem candidato às eleições presidenciais de 2015. Néstor Kirchner morreu em 2010 e Cristina só tem direito a dois mandatos consecutivos. Por isso, as eleições legislativas são observadas, pelos analistas políticos, como a oportunidade para construir alianças políticas e testar as possibilidades de eventuais candidatos à Presidência da República da Argentina.
*Com informações da agência pública de notícias da Argentina, Telam.
Edição: Talita Cavalcante



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Peritos ficarão na Síria por um ano para garantir destruição de armas

Internacional



Peritos ficarão na Síria por um ano para garantir destruição de armas
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-08/peritos-ficarao-na-siria-por-um-ano-para-garantir-destruicao-de-armas
Oct 8th 2013, 08:14

Renata Giraldi*

Repórter da Agência Brasil
Brasília - A destruição do arsenal de armas químicas, na Síria, deve levar um ano, segundo estimativas dos peritos da Organização das Nações Unidas (ONU). Os cem peritos que trabalham nas ações ficarão na Síria para garantir a execução das atividades. Os peritos atuam em uma missão conjunta da ONU e da Organização para a Interdição das Armas Químicas.
As bases operacionais dos peritos ficarão em Damasco (capital) e no Chipre. O objetivo dos peritos é eliminar cerca de mil toneladas de produtos tóxicos em cerca de 40 locais na Síria e destruir todas as instalações de produção de armas químicas no país.
A missão, formada por 20 especialistas, cumprirá três etapas de atividades, que serão concluídas em 30 de junho de 2014. A equipe está na Síria desde o dia 1º para destruir as armas químicas com a "plena cooperação" do governo local, como disse o secretário-geral das Nações Unidas, Ban Ki-moon.
*Com informações da agência pública de notícias de Portugal, Lusa
Edição: Talita Cavalcante



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Advogado de Pinto Molina diz ao STF que fuga foi “épica jornada”.

Internacional



Advogado de Pinto Molina diz ao STF que fuga foi "épica jornada".
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-07/advogado-de-pinto-molina-diz-ao-stf-que-fuga-foi-%E2%80%9Cepica-jornada%E2%80%9D
Oct 7th 2013, 23:15

André Richter

Repórter da Agência Brasil
Brasília – A defesa do senador boliviano Roger Pinto Molina pediu ao Supremo Tribunal Federal (STF) o arquivamento do habeas corpus no qual o parlamentar pedia um carro ao governo brasileiro para deixar a Embaixada do Brasil em La Paz (Bolívia), além da intervenção no processo de concessão de um salvo-conduto. Na petição, Fernando Tibúrcio, advogado do senador, definiu a fuga como "épica jornada". O processo chegou ao STF no dia 17 de maio.
No documento, Tibúrcio relata ao ministro Marco Aurélio, relator do processo, que Molina foi retirado da embaixada brasileira, no dia 23 de agosto, com ajuda do diplomata Eduardo Saboia, e está em território brasileiro. Por esse motivo, a defesa pede o arquivamento do pedido. "Por obra de determinação de um grande brasileiro, o diplomata Eduardo Saboia, o senador da República da Bolívia Roger Pinto Molina foi colocado em um carro diplomático daquela representação e, depois de um épica jornada de 22 horas e 1,6 mil quilômetros, alcançou a liberdade", disse o advogado.
Pinto Molina foi retirado da Bolívia em uma operação organizada pelo encarregado de Negócios do Brasil em La Paz, o diplomata Eduardo Saboia. O fato desencadeou uma crise diplomática. O então chanceler Antonio Patriota foi substituído por Luiz Alberto Figueiredo Machado.
O senador ficou 455 dias abrigado na embaixada brasileira à espera de autorização dos bolivianos para deixar o país. Em junho de 2012, o Brasil concedeu asilo diplomático ao senador, mas o governo boliviano não deu o salvo-conduto para ele deixar o país.
Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni