Terremoto de magnitude cinco atinge a Bolívia

15 de outubro de 2013

Internacional



Terremoto de magnitude cinco atinge a Bolívia
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-15/terremoto-de-magnitude-cinco-atinge-bolivia
Oct 15th 2013, 21:12


Leandra Felipe*

Correspondente da Agência Brasil/EBC
Bogotá - Um terremoto de magnitude 5 na escala Richter atingiu o Sudoeste da Bolívia hoje (15) sem deixar vítimas ou danos materiais. O Serviço Geológico dos Estados Unidos indicou que o epicentro do abalo sísmico ocorreu a 33,4 quilômetros de profundidade, perto da cidade de Abapo, departamento de Santa Cruz.
De acordo com o governo, até o momento não há notificações sobre mortos ou danos materiais. O Observatório San Calixto (OSC) também informou que o terremoto foi sentido no Vale boliviano, localizado a 55 quilômetros da capital La Paz.
Também houve uma réplica do tremor na região fronteiriça da Bolívia com a Argentina, com magnitude 3 na escala Richter. A Bolívia tem seis zonas sísmicas, os lugares mais vulneráveis se localizam no centro e oeste do departamento de Santa Cruz, de acordo com o OSC.
Em agosto passado, o observatório também identificou como vulneráveis regiões nos departamentos de Potosí , no Sul do país, e de Cochabamba, no Centro-Sul. Este ano foram registrados 20 terremotos nessas regiões.


*Com informações da Agência Boliviana de Informação (ABI) e TV Multiestatal Telesur
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil





You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Explosão de carro-bomba fere nove pessoas na Colômbia

Internacional



Explosão de carro-bomba fere nove pessoas na Colômbia
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-15/explosao-de-carro-bomba-fere-nove-pessoas-na-colombia
Oct 15th 2013, 19:07

Leandra Felipe

Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá - A explosão de um carro-bomba, hoje (15), deixou nove pessoas feridas no norte do departamento colombiano de Cauca. As Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc), que tem forte presença na região, não reconheceram a autoria, embora o governo responsabilize a Sexta Frente das Farc pelo atentado.
O carro-bomba foi detonado próximo a uma ponte sobre o Rio Mandivá, a 12 quilômetros da cidade de Santander de Quilichao. Além dos feridos, entre eles quatro crianças, a explosão destruiu dez casas. Segundo a polícia, o carro usado, um Land Rover, explodiu às 2h da madrugada (4h no horário de Brasília).
No ano passado a guerrilha foi responsabilizada por atentados que destruíram duas pontes em localidades próximas à explosão desta terça-feira.
Santander de Quilichao fica a uma hora de Toribio, cidade visitada pela reportagem da Agência Brasil em junho. A região tem grande presença de índios da etnia Nasa e foi alvo de mais de 600 ataques da guerrilha nos últimos dez anos.
Além de viver sob constante fogo cruzado entre o Exército e a guerrilha, Santander de Quilichao e cidade de Toribio, também na região, ficam em uma área de cultivos de drogas ilícitas, como a maconha e a coca. Outro problema enfrentado é o recrutamento de crianças para o conflito.
As Farc e o governo do país negociam o fim do conflito armado desde outubro do ano passado, mas a demora no fechamento de acordos parciais tem levado a opinião pública do país a não confiar no processo.
Apesar disso, houve um acordo parcial sobre o tema agrário, o primeiro item dos cinco acertados para a pauta negociada. O governo e a guerrilha negociam, desde maio, mas ainda sem sucesso, o segundo ponto da agenda, que trata da participação política das Farc, caso um acordo de paz seja fechado.
No último fim de semana (14), a mesa negociadora encerrou a 15ª rodada de conversações, em Havana, capital de Cuba, sem conseguir firmar um acordo sobre o tema. O governo acusa a guerrilha de negociar em um ritmo mais lento que o habitual. As Farc, entretanto, alegam que necessitam de tempo para o processo.
Os negociadores do governo e da guerrilha não descartam a possibilidade de as negociações serem interrompidas durante o período eleitoral. As eleições presidenciais estão previstas para maio do ano que vem.

Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Carta do Brasil sobre ativista será analisada pela Rússia na quinta-feira, diz chanceler

Internacional



Carta do Brasil sobre ativista será analisada pela Rússia na quinta-feira, diz chanceler
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-15/carta-do-brasil-sobre-ativista-sera-analisada-pela-russia-na-quinta-feira-diz-chanceler
Oct 15th 2013, 17:55

Mariana Branco

Repórter da Agência Brasil
Brasília – A carta de garantia enviada pelo Brasil ao governo russo sobre a ativista brasileira do Greenpeace Ana Paula Maciel, presa na cidade de Murmansk após um protesto, será analisada pelas autoridades russas na quinta-feira (17). A informação foi divulgada hoje (15) pelo ministro das Relações Exteriores, Luiz Alberto Figueiredo. Na carta, o Brasil assegura que a ativista irá comparecer aos procedimentos judiciais caso seja libertada.
O chanceler disse ainda ter telefonado na semana passada para o ministro das Relações Exteriores russo, Sergei Lavrov, para pedir que ele transmitisse ao primeiro-ministro Vladimir Putin o empenho da presidenta Dilma Rousseff em ver a situação de Ana Paula resolvida. A ligação atendeu a uma determinação da presidenta, que na última quinta-feira (10) usou sua conta no Twitter para contar que solicitou ao Itamaraty "contato de alto nível" com as autoridades russas para falar sobre o caso da biológa.
Figueiredo voltou a informar que a Embaixada do Brasil em Moscou acompanha de perto o caso. O ministro determinou o envio de um agente consular a Murmansk assim que o Ministério das Relações Exteriores tomou conhecimento da prisão. "Por conta disso, ela pôde ter os seus direitos absolutamente garantidos. Essa atuação viabilizou contato telefônico da Ana Paula com a família, o que é muito importante psicologicamente. Também temos sido intermediários da correspondência dela com os familiares. Levamos livros em português, revistas, que possam atendê-la do ponto de vista psicológico", disse o chanceler, após a 6ª Reunião da Comissão Mista Ministerial de Cooperação Política, Econômica, Científica, Tecnológica e Cultural Brasil-Índia. O ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, Salman Khurshid, está no Brasil e participou do encontro.
Ana Paula participou de um protesto do grupo Greenpeace contra uma plataforma de petróleo no Ártico, no dia 18 de setembro. A brasileira e mais 29 tripulantes do navio Artic Sunrise foram presos acusados de pirataria.

Edição: Carolina Pimentel
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Índia apoia Brasil na proposta de marco civil internacional para internet

Internacional



Índia apoia Brasil na proposta de marco civil internacional para internet
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-15/india-apoia-brasil-na-proposta-de-marco-civil-internacional-para-internet
Oct 15th 2013, 18:09

Mariana Branco

Repórter da Agência Brasil
Brasília – O ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, Salman Khurshid, disse hoje (15) que o país apoia o Brasil na criação de um marco civil internacional para a internet. O assunto é um dos temas tratados em encontro de Khurshid com o ministro das Relações Exteriores brasileiro, Luiz Alberto Figueiredo. "É uma área de grande preocupação. Esforços estão sendo feitos para encontrar um meio de prover segurança cibernética e prevenir qualquer tipo de invasão", disse o indiano.
O Brasil defende o marco regulatório desde que vieram à tona denúncias de espionagem de empresas e governos pela Agência de Segurança Nacional norte-americana (NSA, na sigla em inglês). A presidenta Dilma Rousseff quer enviar proposta para um marco regulatório internacional à Organização das Nações Unidas (ONU) depois de o marco civil brasileiro ser aprovado no Congresso Nacional. Segundo Figueiredo, a conversa com a Índia sobre o tema foi "ótima" e os países permanecerão em contato sobre o assunto.
Os chanceleres do Brasil e da Índia participaram nesta terça-feira da 6º Reunião da Comissão Mista Ministerial de Cooperação Política, Econômica, Científica, Tecnológica e Cultural Brasil-Índia. Os países têm aproximação comercial e política. O Brasil e a Índia têm um acordo de preferência tarifária firmado por meio do Mercosul, cuja ampliação está em debate. O intercâmbio comercial somou mais de US$ 10 bilhões em 2012. O chanceler da Índia declarou à imprensa que há interesse do setor público indiano em que empresas daquele país participem da exploração do pré-sal.
Ambos defendem, ainda, temas em comum em fóruns multilaterais como o G4 (grupo dos países que apoiam as propostas um do outro para assentos permanentes no Conselho de Segurança da ONU) e Brics (grupo formado pelas economias emergentes do Brasil, da Rússia, da Índia, da China e da África do Sul). Segundo Luiz Alberto Figueiredo, as negociações para implantação do Banco do Brics estão avançadas. "Esperamos que na próxima cúpula do Brics [em 2014] possamos consolidar o banco e o contingente de reserva", disse.
Entre os resultados práticos da reunião de hoje estão a atualização de um acordo bilateral, firmado por meio da Receita Federal, para evitar a dupla tributação e a evasão de divisas. Além disso, foi assinado um acordo de assistência jurídica mútua.
Edição: Juliana Andrade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Luiz Alberto Figueiredo encontra o ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, Salman Khurshid

Internacional



Luiz Alberto Figueiredo encontra o ministro dos Negócios Estrangeiros da Índia, Salman Khurshid
http://agenciabrasil.ebc.com.br/galeria/2013-10-15/luiz-alberto-figueiredo-encontra-ministro-dos-negocios-estrangeiros-da-india-salman-khurshid
Oct 15th 2013, 17:46





You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Representante da União Europeia diz que países do bloco devem tirar lições da crise

Internacional



Representante da União Europeia diz que países do bloco devem tirar lições da crise
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-15/representante-da-uniao-europeia-diz-que-paises-do-bloco-devem-tirar-licoes-da-crise
Oct 15th 2013, 15:36

Kelly Oliveira

Repórter da Agência Brasil
Brasília – O Brasil tirou lições das crises por que passou e agora é a vez de a Europa aprender com os problemas econômicos, disse hoje (15) a diretora responsável pela regulação financeira da União Europeia, Nadia Calviño.
Ela participou da quinta edição dos Diálogos Bilaterais de Alto Nível Brasil – União Europeia sobre Regulação de Mercados Financeiros, no Banco Central (BC), em Brasília. O evento é fechado à imprensa, mas a diretora conversou com os jornalistas após o encontro com os representantes do BC.
Para Nadia, o sistema financeiro brasileiro é menos complexo do que o europeu, com bancos mais conservadores e menor participação no mercado global. Além disso, ela avaliou que a supervisão bancária no Brasil é mais exigente e cautelosa. Segundo Nadia, essas características ajudaram o país a passar bem pela crise econômica internacional.
De acordo com a diretora, um dos pontos discutidos no encontro é a decisão da União Europeia de criar um supervisor comum para os bancos europeus. Segundo ela, é um "projeto importante que desperta interesse de outros país" sobre o andamento da implantação da supervisão única.
Nadia lembrou que ontem (14) o Conselho Europeu aprovou a criação do Mecanismo Único de Supervisão e a ideia é que esteja em funcionamento até meados do próximo ano. Segundo ela, o mecanismo vai "fechar a lacuna" da unificação monetária na Europa.
Edição: Juliana Andrade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

PF terá a ajuda do Senado para ouvir Snowden

Internacional



PF terá a ajuda do Senado para ouvir Snowden
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-15/pf-tera-ajuda-do-senado-para-ouvir-snowden
Oct 15th 2013, 14:53

Pedro Peduzzi

Repórter da Agência Brasil
Brasília – A Polícia Federal (PF) pretende pedir esclarecimentos ao ex-consultor da Agência Nacional de Segurança (NSA) dos Estados Unidos, Edward Snowden, autor das denúncias de espionagem feitas pelo governo norte-americano. De acordo com o diretor de Inteligência da PF, José Alberto de Freitas Iegas, o contato com Snowden é "fato determinante para o prosseguimento do inquérito" que é preparado pelo órgão.
Para ele, as denúncias, até o momento, são superficiais. O jornalista britânico Glenn Greenwald, que tem divulgado o material fornecido por Snowden, deu informações genéricas. "Infelizmente achamos que as informações não foram contundentes no sentido de elucidar os fatos, nem foram contundentes para a investigação", disse hoje (15) Iegas, durante audiência pública da CPI da Espionagem, no Senado.
A fim de interrogar Snowden e avançar nas investigações, a PF busca ajuda de autoridades brasileiras e estrangeiras. "Estamos tentando uma cooperação internacional, a fim de conseguirmos uma oitiva com Snowden. Tentamos também pelos ministérios da Justiça e das Relações Exteriores, porque este é um fato determinante para o prosseguimento do inquérito", informou o delegado.
Integrantes da CPI da Espionagem disseram que poderão ajudar a PF ouvir o ex-agente. "O embaixador da Rússia receberá a comissão na próxima quinta-feira [17], pela manhã. Vamos aproveitar o encontro e propor uma teleconferência com Snowden. Nela poderemos fazer uma oitiva conjunta com a PF", disse o senador Ricardo Ferraço (PMDB-ES), que é relator da comissão.


Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Poluição do ar na Europa continua muito elevada

Internacional



Poluição do ar na Europa continua muito elevada
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-10-15/poluicao-do-ar-na-europa-continua-muito-elevada
Oct 15th 2013, 10:36

Da Agência Lusa
Lisboa – Cerca de 90 por cento dos habitantes das cidades europeias estão expostos a elevadas concentrações de poluentes prejudiciais à saúde, segundo a mais recente avaliação da qualidade do ar publicada pela Agência Europeia de Ambiente (EEA).
O relatório Qualidade do Ar na Europa – 2013 mostra que, apesar da redução das emissões e da concentração de alguns poluentes, o problema está longe de ser resolvido.
"Dois poluentes específicos, as partículas inaláveis e o ozono ao nível do solo, continuam a ser uma fonte de problemas respiratórios, doenças cardiovasculares e redução do tempo de vida", diz o relatório, que cita novas descobertas científicas segundo as quais os efeitos negativos sobre a saúde verificam-se com concentrações menores do que se estimava anteriormente.
Segundo Hans Bruyninckx, diretor executivo da EEA, "a Europa tem de ser ambiciosa e ir além da atual legislação" para ter a perspectiva de uma via sustentável.
"Os estudos mostram que a maioria dos cidadãos compreende bem o impacto da qualidade do ar e pede às autoridades que tomem medidas em nível europeu, nacional e local, mesmo em tempos de austeridade e de dificuldades", disse o comissário europeu do Ambiente, Janez Potocnik, na apresentação do relatório.
Além dos problemas para a saúde humana, os autores do estudo destacam que a poluição prejudica os ecossistemas europeus, ameaçando a biodiversidade, sobretudo devido aos poluentes que contêm nitrogênio.



You are receiving this email because you subscribed to this feed at http://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
http://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni