Processo de paz entre Farc e governo colombiano completa um ano

19 de novembro de 2013

Internacional



Processo de paz entre Farc e governo colombiano completa um ano
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-11-19/processo-de-paz-entre-farc-e-governo-colombiano-completa-um-ano
Nov 19th 2013, 21:54

Da Agência Brasil*
Brasília - A mesa de negociação pelo fim do conflito armado entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo colombiano completa hoje (19) um ano de diálogos. O negociador-chefe do governo, Humberto de la Calle, apresentou um balanço do processo e defendeu ser este o "momento de redobrar o trabalho para conquistar a paz" e terminar quase meio século de conflito interno.
"Chegou a hora de fazermos todos os esforços pela paz", disse, ao manifestar-se sobre a data, em Bogotá. Até o momento, o processo conseguiu fechar um acordo parcial sobre o tema agrário e a participação política das Farc, após a eventual conclusão das negociações.
Mas, para que o processo seja finalizado, a mesa ainda deve avaliar quatro temas: solução para o problema das drogas ilícitas; desarmamento e desmobilização da guerrilha; reparação de vítimas do conflito e ainda garantias para o cumprimento dos acordos firmados após o término dos diálogos.
O processo é observado por Cuba, país anfitrião da mesa, pelo Chile, a Noruega e a Venezuela. As negociações ocorrem sem uma trégua, já que as operações militares continuam. Os diálogos não são abertos ao público e, até o momento, informes e declarações só são anunciados a cada vez que a discussão de um tema é concluída.
A mesa está reunida atualmente pela 16ª vez e promove ciclos de conversações que duram de dez a 15 dias. A participação popular ocorre de maneira indireta, com a realização de fóruns de cidadania, apoiados pelas Nações Unidas, pelo Congresso do país e também por universidades. Os debates ocorrem em diversas regiões da Colômbia, e o site do processo também disponibiliza um espaço para o envio de mensagens e sugestões.
De acordo com Humberto de la Calle, a mesa já recebeu mais de 17 mil mensagens via internet e também formulários físicos que estão disponíveis à população nas prefeituras municipais.
O conflito armado colombiano é considerado um dos mais antigos do mundo. Em 49 anos de existência, o governo estima que foram causados mais de 300 mil assassinatos devido aos confrontos, massacres e atentados.
O país também é o que tem a maior quantidade de deslocados internos do mundo, com cerca de 4 milhões de colombianos. A guerra compromete 3% do Produto Interno Bruto (PIB) colombiano, segundo analistas independentes no país.
Edição: Lana Cristina
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Ciclone provoca fortes chuvas Sardenha e deixa 2.700 pessoas desalojadas; 18 morreram

Internacional



Ciclone provoca fortes chuvas Sardenha e deixa 2.700 pessoas desalojadas; 18 morreram
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-11-19/ciclone-provoca-fortes-chuvas-sardenha-e-deixa-2700-pessoas-desalojadas-18-morreram
Nov 19th 2013, 17:34

Da Agência Lusa
Roma – As inundações causadas por fortes chuvas trazidas com a passagem do Ciclone Cleópatra, na Ilha da Sardenha, resultaram em 18 mortos, cerca de 2.700 desalojados e incontáveis danos materiais, disse hoje (19) o ministro italiano do Ambiente, Andrea Orlando, em visita à Câmara dos Deputados.
Foram as equipes de socorro, que procuram alcançar áreas de difícil acesso devido aos deslizamentos de terra e à queda de pontes, que contabilizaram 18 mortos, entre elas quatro crianças.
"Cerca de 2.700 pessoas foram obrigadas a abandonar as suas casas e foram acolhidas em estruturas [públicas] ou por familiares", acrescentou Orlando. Ele destacou a característica atípica das tempestades, com picos de "450 milímetros [mm] de chuva, contra uma média de 1.000 mm por ano" em Itália. O Parlamento fez um minuto de silêncio pelas vítimas, antes do relato do ministro.
Segundo o diretor da Defesa Civil italiana, Gianfranco Galaffu, a tempestade de segunda-feira afetou cerca de 20 mil pessoas. "Estamos procurando nas casas, no subsolo, especialmente nas zonas periféricas. Há muito para fazer."
Os bombeiros realizaram mais de 600 intervenções. De acordo com o responsável pela brigada da Sardenha, muitos dos veículos dos bombeiros estão bloqueados nas áreas inundadas.
O governo italiano declarou "estado de emergência" e destinou uma ajuda de 20 milhões de euros para minimizar os danos e apoiar os afetados pela passagem do Ciclone Cleópatra, que atingiu a ilha ontem e continua a causar chuvas em todo o país.
O papa Francisco disse hoje que se sentir "profundamente comovido" pela "espantosa" catástrofe natural. Em seu Twitter, o pontífice pediu aos seguidores que rezem pelas vítimas da tragédia, em particular as crianças.
A Sardenha é uma região autônoma de Itália e a segunda maior ilha do Mediterrâneo, depois da Sicília.



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Ativista brasileira do Greenpeace é libertada na Rússia

Internacional



Ativista brasileira do Greenpeace é libertada na Rússia
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-11-19/ativista-brasileira-do-greenpeace-e-libertada-na-russia
Nov 19th 2013, 11:41

Da Agência Brasil*
São Petersburgo - O Tribunal Distrital Primorsky, em São Petersburgo, liberou hoje (18), sob fiança, a ativista brasileira do Greenpeace, Ana Paula Alminhana Maciel. Ela e outros integrantes do Greenpeace foram detidos pelo governo russo no dia 19 de setembro, após um protesto contra a exploração de petróleo no Ártico.
Ana Paula foi a quarta pessoa, dentre os 30 presos, a ter o pedido de fiança aceito, e a primeira que não é de nacionalidade russa. A agência de notícias oficial russa Itar-Tass disse que a brasileira foi detida por ter participado de um ato ilegal promovido pelos ativistas.
A Itar-Tass informou que os advogados de Ana Paula propuseram pagar uma fiança de 2 milhões de rublos. Segundo a agência, a ativista será libertada após o depósito da fiança.
Em nota, o Greenpeace Brasil informou que a Justiça russa ainda não divulgou quais serão as restrições aos ativistas do movimento que, como Ana Paula, estão em liberdade provisória. Segundo a nota, os detalhes sobre a abrangência da decisão judicial deverão ser esclarecidas nos próximos dias.
*Com informações da Agência Itar-Tass e do Greenpeace Brasil
Edição: Marcos Chagas



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni