Governo colombiano rejeita declarações de embaixador dos EUA sobre destituição do prefeito de Bogotá

12 de dezembro de 2013

Internacional



Governo colombiano rejeita declarações de embaixador dos EUA sobre destituição do prefeito de Bogotá
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-12/governo-colombiano-rejeita-declaracoes-de-embaixador-dos-eua-sobre-destituicao-do-prefeito-de-bogota
Dec 12th 2013, 21:00


Leandra Felipe

Correspondente da Agência Brasil/EBC

Bogotá – A chanceler colombiana, María Ángela Holguín, disse hoje (12) que vai "conversar com o governo americano" sobre as declarações do próximo embaixador dos Estados Unidos na Colômbia, Kevin Whitaker, que falou sobre a destituição do prefeito de Bogotá, Gustavo Petro. O futuro embaixador disse, em Washington, que a saída de Petro pode causar uma "erosão no processo de paz pelo fim do conflito armado colombiano.
Por meio da ministra de Relações Exteriores, o governo colombiano deixou claro não ter gostado da declaração de Whitaker. "É bom que saibam que os embaixadores em qualquer país não opinam sobre assuntos internos e menos ainda sobre decisões de órgãos de controle", destacou Holguín.
A ministra disse que vai falar com Roberta Jacobson, secretária de Estado americana para América Latina. Segundo ela, as declarações do embaixador designado "não caíram bem ao governo do presidente Juan Manuel Santos". Whitaker foi designado por Barack Obama em setembro, mas ainda não entregou suas credenciais ao governo colombiano.
O diplomata relacionou o fato de Petro ter sido destituído, sendo um representante da esquerda colombiana, com a discussão da participação política das Farc no processo político do país, uma vez firmado um acordo de paz. Em novembro, a guerrilha e o governo chegaram a um acordo parcial sobre o tema e o documento firmado diz que a Colômbia "garantiria o direito ao pluralismo partidário e oposição política".
Sobre a declaração, Holguín foi incisiva:"Não queremos um embaixador que acha que pode opinar em assuntos internos. Queremos que ele [Whitaker] tenha isso bem claro antes de chegar aqui".
Gustavo Petro continua mobilizando apoiadores. Desde a segunda-feira (9), a Praça Bolívar, em Bogotá, concentra milhares de pessoas que participam de eventos diariamente. Para a noite de hoje, está previsto um panelaço e amanhã (13), o ex-prefeito promete reunir mais apoadores. Ele convocou cidades vizinhas para uma grande manifestação no centro da capital.

Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Diálogo de Alto Nível em Educação Brasil - França

Internacional



Diálogo de Alto Nível em Educação Brasil - França
http://agenciabrasil.ebc.com.br/galeria/2013-12-12/dialogo-de-alto-nivel-em-educacao-brasil-franca
Dec 12th 2013, 19:32

Brasília - O presidente da França, François Hollande, participa do Diálogo de Alto Nível Brasil-França em Educação, no Museu Nacional da RepúblicaBrasília - O presidente da França, François Hollande, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participam do Diálogo de Alto Nível Brasil-França em Educação, no Museu Nacional da RepúblicaBrasília - A ministra do Ensino Superior e a Pesquisa da França, Geneviève Fioraso, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participam do Diálogo de Alto Nível Brasil-França em Educação, no Museu Nacional da RepúblicaBrasília - O presidente da França, François Hollande, participa do Diálogo de Alto Nível Brasil-França em Educação, no Museu Nacional da RepúblicaBrasília - O presidente da França, François Hollande, a ministra do Ensino Superior e a Pesquisa da França, Geneviève Fioraso, e o ministro da Educação, Aloizio Mercadante, participam do Diálogo de Alto Nível Brasil-França em Educação, no Museu Nacional da RepúblicaBrasília - O presidente da França, François Hollande, participa do Diálogo de Alto Nível Brasil-França em Educação, no Museu Nacional da RepúblicaBrasília - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a ministra do Ensino Superior e a Pesquisa da França, Geneviève Fioraso, e o presidente da França, François Hollande, participam do Diálogo de Alto Nível Brasil-França em Educação, no Museu Nacional da RepúblicaBrasília - O ministro da Educação, Aloizio Mercadante, a ministra do Ensino Superior e a Pesquisa da França, Geneviève Fioraso, e o presidente da França, François Hollande, participam do Diálogo de Alto Nível Brasil-França em Educação, no Museu Nacional da República



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Acordo entre Brasil e França prevê projeto de computação de alto desempenho

Internacional



Acordo entre Brasil e França prevê projeto de computação de alto desempenho
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-12/acordo-entre-brasil-e-franca-preve-projeto-de-computacao-de-alto-desempenho
Dec 12th 2013, 16:35

Thais Araujo e Yara Aquino

Repórteres da Agência Brasil

Brasília – Os governos do Brasil e da França firmaram hoje (12) uma série de acordos de cooperação sobre vários temas, como agricultura, educação, saúde e tecnologia. Um deles prevê a implantação de um projeto de computação de alto desempenho. De acordo com a presidenta Dilma Rousseff, o plano de trabalho pactuado prevê a aquisição de um supercomputador, a instalação de dois centros de pesquisa – um em Petrópolis (RJ) e outro na capital fluminense – e a transferência de tecnologia para produção nacional dos sistemas de supercomputação para apoiar a pesquisa científica e a inovação.
"Atualmente, apenas dez países detêm capacidade instalada nesse campo. Com a implementação desse plano de trabalho, o Brasil vai entrar para esse restrito grupo e vai desenvolver atividades de pesquisa em áreas estratégicas", disse.
Em declaração à imprensa, após reunir-se com o presidente francês, François Hollande, Dilma ressaltou a intensificação das relações de comércio entre os países que, segundo ela, "cresceram expressivamente nos últimos cinco anos apesar da crise financeira internacional". A presidenta também defendeu maior integração entre os blocos econômicos Mercosul e União Europeia. "Reiterei o interesse do Brasil no avanço das negociações Mercosul-União Europeia com vistas à obtenção de um acordo mutuamente vantajoso", disse.
Dilma Rousseff também destacou a importância da parceria estabelecida por meio do Programa Ciência sem Fronteiras. Ela lembrou que o país europeu é o terceiro principal destino dos estudantes brasileiros que fazem partem da iniciativa, já tendo recebido 4,8 mil bolsistas enviados pelo Brasil, principalmente estudantes de engenharia.
Ao falar à imprensa, Hollande ressaltou que sua vinda ao Brasil ocorre em retribuição à visita que a presidenta Dilma fez à França em dezembro de 2012, ano em que o comércio bilateral atingiu US$ 10 bilhões, com déficit para o Brasil de US$ 1,8 bilhão. A França é o sexto investidor no Brasil e empresas francesas estão presentes em importantes projetos estratégicos e de infraestrutura, como o Campo de Libra e a Hidrelétrica de Jirau. Os países mantêm parceria estratégica desde 2006.

Edição: Juliana Andrade
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir o material é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Penúltimo dia do velório de Mandela reúne milhares de pessoas

Internacional



Penúltimo dia do velório de Mandela reúne milhares de pessoas
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-12/penultimo-dia-do-velorio-de-mandela-reune-milhares-de-pessoas
Dec 12th 2013, 15:01

Danilo Macedo

Enviado especial à África do Sul
Pretória – No penúltimo dia de visitação pública ao caixão com o corpo do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela no Union Buildings, a sede do governo, uma multidão esteve no local. Desde o início da manhã até o fim da tarde, milhares de pessoas deram seu último adeus ao ganhador do Prêmio Nobel da Paz de 1993. Ontem, o acesso para o público foi aberto somente à tarde, após uma cerimônia fechada para familiares e personalidades. Hoje, no entanto, o público pode entrar a partir das 8h.
As cenas de hoje foram muito parecidas com as de ontem: céu aberto durante todo o dia, fila quilométrica para o último adeus e chuva no fim do dia. Após o velório, o caixão retornou ao Hospital Militar para passar a noite e, amanhã de manhã retorna ao palácio para o último dia do velório em Pretória.
No sábado, o corpo será transportado de avião para Qunu, cidade onde Mandela nasceu e que já se prepara a recepção. Hoje, crianças que vivem na região deixaram mensagens em um muro de tributos a Tata Madiba, apelido carinhoso do ex-presidente. A representante do Conselho para Crianças, Pemmy Majodina, convidou os meninos e as meninas de Qunu para se juntarem à corrente humana do aeroporto local até a casa de Mandela.
Segundo ela, a expectativa é de que o cortejo reúna 1 milhão de pessoas ao longo do percurso. "Será a primeira e única oportunidade para o povo da região prestar sua homenagem e dizer adeus ao homem que ajudou as crianças em uma das regiões mais pobres do país", disse Pemmy.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Penúltimo dia de visitação pública ao caixão com o corpo do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela

Internacional



Penúltimo dia de visitação pública ao caixão com o corpo do ex-presidente sul-africano Nelson Mandela
http://agenciabrasil.ebc.com.br/galeria/2013-12-12/penultimo-dia-de-visitacao-publica-ao-caixao-com-corpo-do-ex-presidente-sul-africano-nelson-mandela
Dec 12th 2013, 15:24

Pretoria - Sob sol forte, muitos sul-africanos e pessoas de varias partes do mundo, prestam as ultimas homenagens ao ex-presidente Nelson Mandela no Union Buildings, o Palácio do Governo da África do SulPretoria - Sob sol forte, muitos sul-africanos e pessoas de varias partes do mundo, prestam as ultimas homenagens ao ex-presidente Nelson Mandela no Union Buildings, o Palácio do Governo da África do SulPretoria - Sob sol forte, muitos sul-africanos e pessoas de varias partes do mundo, prestam as ultimas homenagens ao ex-presidente Nelson Mandela no Union Buildings, o Palácio do Governo da África do SulPretoria - Sob sol forte, muitos sul-africanos e pessoas de varias partes do mundo, prestam as ultimas homenagens ao ex-presidente Nelson Mandela no Union Buildings, o Palácio do Governo da África do SulPretoria - Sob sol forte, muitos sul-africanos e pessoas de varias partes do mundo, prestam as ultimas homenagens ao ex-presidente Nelson Mandela no Union Buildings, o Palácio do Governo da África do SulPretoria - Sob sol forte, muitos sul-africanos e pessoas de varias partes do mundo, prestam as ultimas homenagens ao ex-presidente Nelson Mandela no Union Buildings, o Palácio do Governo da África do SulPretoria - Sob sol forte, muitos sul-africanos e pessoas de varias partes do mundo, prestam as ultimas homenagens ao ex-presidente Nelson Mandela no Union Buildings, o Palácio do Governo da África do SulPretoria - Sob sol forte, muitos sul-africanos e pessoas de varias partes do mundo, prestam as ultimas homenagens ao ex-presidente Nelson Mandela no Union Buildings, o Palácio do Governo da África do SulPretoria - Sob sol forte, muitos sul-africanos e pessoas de varias partes do mundo, prestam as ultimas homenagens ao ex-presidente Nelson Mandela no Union Buildings, o Palácio do Governo da África do SulPretoria - Sob sol forte, muitos sul-africanos e pessoas de varias partes do mundo, prestam as ultimas homenagens ao ex-presidente Nelson Mandela no Union Buildings, o Palácio do Governo da África do Sul



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Dilma recebe o presidente da França, François Hollande

Internacional



Dilma recebe o presidente da França, François Hollande
http://agenciabrasil.ebc.com.br/galeria/2013-12-12/dilma-recebe-presidente-da-franca-francois-hollande
Dec 12th 2013, 12:46





You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Avança acordo para combater garimpo ilegal de ouro na fronteira do Brasil com Guiana Francesa

Internacional



Avança acordo para combater garimpo ilegal de ouro na fronteira do Brasil com Guiana Francesa
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-12/avanca-acordo-para-combater-garimpo-ilegal-de-ouro-na-fronteira-do-brasil-com-guiana-francesa
Dec 12th 2013, 11:48

Carolina Gonçalves

Repórter da Agência Brasil
Brasília – Deputados aprovaram hoje (12) o acordo entre os governos do Brasil e da França para combater o garimpo ilegal de ouro em parques nacionais e nas áreas de fronteira entre a Guiana Francesa e o território do estado do Amapá. O aval à proposta é o primeiro passo para que o Brasil ratifique o texto que já foi aprovado pelo Parlamento francês.
O acordo existe desde 2008, mas depende da ratificação dos parlamentos dos dois países. Pelo texto, autoridades brasileiras e francesas trabalhariam juntas nestas áreas com a possibilidade de reter e destruir produtos ou equipamentos usados nas atividades de garimpo ilegal que ocorrem sem autorização.
A ratificação ainda depende de uma decisão do Senado. A partir daí, os termos da proposta viram lei. A deputada Janete Capiberibe (PSB-AP), que foi relatora do projeto na Comissão de Relações Exteriores da Câmara, lembrou que os garimpos ilegais representam um "flagelo, com graves consequências sociais, econômicas e ambientais".
No texto, que deve ser enviado para os senadores nos próximos dias, estão previstas medidas para combater a extração ilegal e o comércio de ouro não transformado, especialmente a venda e a revenda, além das atividades de transporte, detenção, venda ou cessão de mercúrio efetuadas sem autorização.

Edição: Denise Griesinger

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Intérprete do cerimonial de Mandela se declara doente e pede desculpas

Internacional



Intérprete do cerimonial de Mandela se declara doente e pede desculpas
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-12/interprete-do-cerimonial-de-mandela-se-declara-doente-e-pede-desculpas
Dec 12th 2013, 08:43

Danilo Macedo

Enviado especial à África do Sul
Pretória - Antes mesmo de encerrar a cerimônia em homenagem ao ex-presidente sul-africano Nelson Mandela no Estádio Soccer City, em Joanesburgo, na segunda-feira (10), uma polêmica em torno do intérprete de sinais que traduziu os discursos de autoridades como o presidente-norte-americano Barack Obama, o diretor-geral da ONU, Ban-Ki-moon, além de personalidades africanas, ganhou as redes sociais e acabou forçando uma investigação do governo da África do Sul para apurar o caso. Foi levantada a suspeita de que Thamsaqa Jantjies, o centro da discussão, era, na verdade, um impostor.
A deputada sul-africana Wilma Newhoudt, vice-presidente da Federação Mundial de Surdos, mostrou sua indignação ainda durante o tributo, por meio do microblog Twitter. Na rede social, ela pediu para que tirassem o intérprete ainda durante o evento e o criticou duramente. "Que vergonha esse homem que se chama intérprete no palco. O que ele está sinalizando? Ele sabe que surdos não [conseguem] vaiá-lo", escreveu.
Ontem o governo informou que estava apurando o caso do "falso" intérprete. Hoje, porém, após ser acusado de falsário e de ter simulado gestos, sem nenhuma proximidade com a linguagem de sinais, Jantjies concedeu entrevista a um repórter local se justificando. Ele disse que, durante o memorial com a presença de quase 100 chefes de Estado, sofreu um "episódio esquizofrênico".
Segundo Jantjies, de repente, começou a ter alucinações e ouvir vozes. Ele disse que toma medicação para esquizofrenia e não sabe o que levou ao surto, se a magnitude do trabalho que estava fazendo, e pediu desculpa. "Não tinha nada que eu poderia fazer. Estava sozinho em situação muito perigosa. Tentei me controlar e não mostrar ao mundo o que estava acontecendo. Eu sinto muito".
O intérprete disse que, quando a empresa que lhe emprega disse que trabalharia no memorial, ele se sentiu honrado por fazer parte do momento histórico. Jantjies receberia o equivalente a R$ 200. Apesar das alucinações, que prejudicaram seu trabalho em um dos momentos mais importantes da despedida ao maior líder de seu país e ganhador do Prêmio Nobel da Paz em 1993, ele disse não podia sair do local e, então, continuou a fazer gestos sem sentido.
"Esta doença é injusta. Qualquer um que não entenda essa doença vai pensar que eu estou inventando tudo", desabafou ele, que dividiu com o presidente sul-africano Jacob Zuma, várias vezes vaiado durante a cerimônia, o foco das críticas nos últimos dias. O jornal que fez a entrevista informou que o homem, de 34 anos, mostrou documentos que comprovam seu trabalho como intérprete, incluindo fotos ao lado de autoridades em grandes eventos.
Edição: José Romildo

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Justiça eleitoral de Honduras confirma Orlando Hernández presidente do país

Internacional



Justiça eleitoral de Honduras confirma Orlando Hernández presidente do país
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-12/justica-eleitoral-de-honduras-confirma-orlando-hernandez-presidente-do-pais
Dec 12th 2013, 08:36

Da Agência Lusa
Tegucigalpa – O Tribunal Supremo Eleitoral de Honduras confirmou hoje (12) Juan Orlando Hernández como presidente do país, apesar do apelo da oposição para anular as eleições de 24 de novembro.
"O Tribunal Supremo Eleitoral declarou eleito como presidente das Honduras por um período de quatro anos, com início em 27 de janeiro de 2014 e fim em 27 de janeiro de 2018, o cidadão Juan Orlando Hernandez", declarou à estação de televisão nacional, o presidente do TSE, David Matamoros.
O ex-presidente de Honduras Manuel Zelaya tinha requerido formalmente, em 6 de dezembro, junto do Supremo Tribunal Eleitoral, a anulação das eleições que deram a vitória ao candidato do partido conservador no poder, Juan Orlando Hernández.
Manuel Zelaya foi derrubado em junho de 2009 por um golpe de Estado e denunciou uma conspiração de funcionários em 2.800 sessões eleitorais para que Juan Orlando Hernández vencesse.





You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Bolívia anuncia avanços na operação contra o tráfico de drogas

Internacional



Bolívia anuncia avanços na operação contra o tráfico de drogas
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-11/bolivia-anuncia-avancos-na-operacao-contra-trafico-de-drogas
Dec 11th 2013, 23:28


Leandra Felipe*

Correspondente da Agência Brasil/EBC
Bogotá – O governo da Bolívia aumentou em 500% a o número de operações preventivas contra o tráfico ilícito de drogas em escala nacional em 2013. A informação foi divulgada pelo ministro de Interior boliviano, Carlos Romero, que apresentou hoje (11) um relatório sobre o combate ao tráfico no país, inclusive nas regiões de fronteira.
"Avançamos significativamente na luta contra o tráfico de drogas e isso aparece nos relatórios oficiais do Brasil, dos Estados Unidos, da União Europeia, e das Nações Unidas [ONU]", disse o ministro boliviano.
Romero comentou que este ano a Bolívia investiu cerca de U$20 milhões em programas especiais para combater o tráfico de drogas. Ele reforçou que o Departamento de Estado americano reconheceu a diminuição "paulatina" da produção de cocaína no país em 18% este ano.
"Washington assegurou que somente 1% da cocaína que entra no território americano é de procedência boliviana", ressaltou.
No entanto, o ministro advertiu que a Bolívia continua sendo usada como país "trânsito," na rota do narcotráfico da região, próxima de produtores como o Peru, a Colômbia e o Equador. "Boa parte da cocaína apreendida na Bolívia em 2013 era peruana e tinha como destino o Brasil e a Europa.
Em setembro, por exemplo, a polícia boliviana apreendeu 315 quilos de cocaína de alta pureza que tinha como destino final o território brasileiro.

*Agência Boliviana de Informações (ABI)
Edição: Aécio Amado
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. É necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni