Mau tempo na Europa causa quatro mortes

24 de dezembro de 2013

Internacional



Mau tempo na Europa causa quatro mortes
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-24/mau-tempo-na-europa-causa-quatro-mortes
Dec 24th 2013, 12:05

Karine Melo

Repórter da Agência Brasil*
Brasília - Os dias que antecedem o Natal já registraram a morte de três pessoas no Reino Unido e de uma criança na França devido ao mau tempo. O vento forte e a chuva também interromperam o tráfego aéreo no aeroporto francês de Lille-Lesquin, além de provocar atrasos e mudanças de rota nos voos com chegada aos aeroportos londrinos de Heathrow e Gatwick.
Na França, 290 mil casas estão sem energia elétrica. Na Espanha, o temporal e o vento já deixaram esta semana cerca de 88 mil casas sem luz em toda a região da Galícia. Ainda no Reino Unido, as ligações ferroviárias foram suspensas.
*Com informações da Lusa
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Processo de paz colombiano continua em 2014

Internacional



Processo de paz colombiano continua em 2014
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-24/processo-de-paz-colombiano-continua-em-2014
Dec 24th 2013, 09:51


Leandra Felipe

Correspondente da Agência Brasil/EBC
Bogotá – Iniciado há um ano e dois meses, o processo de paz entre as Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia (Farc) e o governo deve avançar em 2014, ano em que o país terá eleições presidenciais e legislativas. Com 18 ciclos de conversação encerrados e dois acordos parciais firmados sobre o tema agrário e a participação política da guerrilha, os negociadores devem definir mais quatro pontos antes que as conversações sejam concluídas.
Ao longo de 2013, as negociações tiveram momentos de avanço e também de crise devido a alguns pontos de divergência entre o governo e as Farc. A proposta do presidente colombiano, Juan Manuel Santos, de fazer um referendo no dia das eleições presidenciais de maio foi considerada pelas Farc como "oportunista", por colocar o tema no mesmo dia em que o presidente estará tentando a reeleição.
Do mesmo modo, o governo não aceita a proposta das Farc de convocar nova Assembleia Constituinte, após firmado um processo de paz. Para o Executivo, criar uma nova Constituição "não é necessário" e as negociações devem se ater ao conteúdo proposto nas conversas preliminares.
Atualmente, a mesa de negociadores dialoga sobre o problema das drogas ilícitas no país, mas ainda faltam mais três temas: a reparação das vítimas do conflito, a desmobilização e reintegração de guerrilheiros após o processo de paz e as garantias para o cumprimento dos acordos firmados no período pós-conflito.
Para especialistas, o segundo ano do processo de paz não será fácil. A analista política Arlene Tickner, da Pontifícia Javeriana da Colômbia, disse à Agência Brasil que as negociações pelo fim do conflito serão mais delicadas em 2014, pelo menos durante o primeiro semestre, por causa das eleições presidenciais de maio e um possível segundo turno em junho.
"O processo de paz é um dos temas de debate e o governo Santos terá que ter muita habilidade para comunicar aos seus eleitores os benefícios do fim do conflito, enquanto seus adversários, contra a negociação, estarão mostrando os problemas e as falhas no mecanismo de diálogo criado pelo governo", comentou Tickner.
O governo Santos é considerado de centro-direita, mas encontra opositores mais conservadores, como o ex-presidente Álvaro Uribe, antigo aliado, agora candidato ao Senado, e também na extrema-esquerda, que pode lançar um nome ao qual as Farc se aproximem mais.
Apesar das dificuldades de negociação e do descrédito da população quanto ao resultado do processo de paz, o presidente Santos e sua equipe tentam passar confiança nos resultados obtidos até agora. No término do último ciclo, no dia 20 deste mês, os negociadores divulgaram declaração conjunta em Havana, Cuba, com um balanço das atividades.
Após a leitura do comunicado conjunto, as Farc e o governo deram declarações individuais sobre o processo de paz. O negociador-chefe do governo falou dos avanços alcançados ao longo de quase um ano e meio de diálogo, mas manteve o tom cauteloso.
"Com toda a responsabilidade e sem transmitir falsas expectativas, posso dizer que os resultados que alcançamos até agora em matéria de acordos na mesa de conversações com as Farc são importantes e esperançosos", declarou o negociadorHumberto de la Calle.
Anteriormente, o presidente Santos falava em concluir o processo de paz até o fim de 2013, mas as negociações não avançaram o suficiente. Agora, ele mudou o discurso e deverá usar o processo em sua defesa durante a campanha eleitoral.
Quando anunciou que seria candidato à reeleição em novembro, ele disse que gostaria de ter a "chance" de continuar a trabalhar pela paz no país. Mas, apesar de estar mais cauteloso quanto ao tempo das negociações, continua dizendo que está totalmente confiante no sucesso da negociação em Havana.
Edição: Graça Adjuto


Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Snowden considera “missão cumprida” revelação de espionagem

Internacional



Snowden considera "missão cumprida" revelação de espionagem
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-24/snowden-considera-%E2%80%9Cmissao-cumprida%E2%80%9D-revelacao-de-espionagem
Dec 24th 2013, 08:34

Da Agência Brasil*
Washington – O ex-consultor que prestava serviços à Agência Nacional de Segurança (NSA, a sigla em inglês) dos Estados Unidos, Edward Snowden, disse que considera "missão cumprida" o debate gerado após a revelação de milhares de documentos secretos da espionagem norte-americana.
"Para mim, em termos de satisfação pessoal, a missão foi cumprida. Já ganhei", disse Snowden em entrevista publicada no diário norte-americano Washington Post e concedida em Moscou, onde está asilado.
Snowden, de 30 anos, acrescentou que assim que os jornalistas puderam começar a trabalhar, todo o seu trabalho foi validado. "Porque, recordem, eu não queria mudar a sociedade. Queria dar à sociedade a oportunidade de determinar se deveria mudar-se".
Na entrevista, a primeira dada pessoalmente pelo analista desde que chegou à Rússia em junho, Snowden insistiu que o seu objetivo "era que a opinião pública pudesse dar a sua posição sobre a forma de ser governada".
As revelações de espionagem maciça, fornecidas pelo ex-técnico da NSA aos jornais Washington Post (EUA) e The Guardian (Grã-Bretanha), provocaram um conflito diplomático, ao tornar público que os serviços secretos norte-americanos espionaram as comunicações na Europa, incluindo as de líderes políticos como a chanceler alemã Angela Merkel e a presidenta do Brasil, Dilma Rousseff.
O caso causou embaraços a Washington, gerando desconfiança de muitos aliados em relação aos norte-americanos, e aumentou o questionamento sobre o equilíbrio entre privacidade individual e a batalha contra o terrorismo na sociedade dos Estados Unidos.
*Com informações da Agência Lusa
Edição: Graça Adjuto



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Coreia do Norte opera nova fábrica de combustível nuclear

Internacional



Coreia do Norte opera nova fábrica de combustível nuclear
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2013-12-24/coreia-do-norte-opera-nova-fabrica-de-combustivel-nuclear
Dec 24th 2013, 08:17

Da Agência Brasil
Seul - A Coreia do Norte opera uma nova fábrica de combustível nuclear, revelam imagens de satélite publicadas por peritos norte-americanos que sugerem um importante avanço no programa atômico do país.
As fotografias mostram instalações no Centro de Investigação Nuclear de Yongbyon - a cerca de 100 quilômetros ao norte de Pyongyang, a capital - que seriam destinadas a abastecer de combustível o reator principal de 5 megawatts, segundo analistas da página 38north.org na internet, associada ao instituto norte-americano Johns Hopkins.
"A disponibilidade de combustível é um fator-chave para que a Coreia do Norte possa operar essas instalações", explicou o site dedicado a estudar o regime norte-coreano.
O instituto já tinha anunciado em setembro que o regime do líder Kim Jong-un tinha retomado a atividade do reator nuclear de Yongbyon.
O reator tem capacidade para produzir anualmente 6 quilos de plutônio, material que pode ser usado por Pyongyang para ampliar o arsenal nuclear.
As instalações de Yongbyon foram fechadas em 2007, depois de um acordo no âmbito do diálogo para a desnuclearização da Coreia do Norte.
Em 2008, Pyongyang abandonaria as conversações que juntam à mesma mesa a China, os Estados Unidos, a Rússia, o Japão, a Coreia do Sul e a Coreia do Norte, tendo começado a desenvolver o programa nuclear.
Este ano, depois de mais sanções impostas pela Organização das Nações Unidas à Coreia do Norte devido ao ensaio nuclear de fevereiro, o regime de Kim Jong-un endureceu ainda mais a postura e anunciou que a sua política de defesa teria como estratégia principal o desenvolvimento de armas atômicas.
*Com informações da Agência Lusa
Edição: Graça Adjuto



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni