Aiea aprova plano para supervisão do acordo sobre programa nuclear do Irã

24 de janeiro de 2014

#Irã


A Agência Internacional de Energia Atômica (Aiea) anunciou hoje (24) o seu apoio ao plano para a supervisão do acordo firmado entre potências mundiais e o Irã sobre o programa nuclear desse país. Fontes da agência indicam que os 35 países que fazem parte do organismo deram aval unânime para a supervisão do plano estabelecido em novembro.

Os países signatários do acordo (Estados Unidos, Rússia, China, França, Reino Unido e Alemanha) querem que a Aiea verifique as diferentes fases do compromisso. O presidente da agência, Yukiya Amano, pediu hoje a ajuda da comunidade internacional para que isso seja viabilizado. Estima-se que serão necessários 6 milhões de euros (cerca de R$ 19,4 milhões) nos próximos seis meses, dos quais 500 mil euros (R$ 1,6 milhão) poderão ser financiados pelo organismo.

“Precisamos quase duplicar os recursos de pessoal destinados à verificação no Irã. Precisamos aumentar de forma significativa a frequência das atividades”, disse Amano. De acordo com o embaixador norte-americano na AIEA, Joseph MacManus, vários países expressaram vontade de contribuir com o aporte financeiro.

O compromisso do Irã, segundo o previsto no acordo, é suspender algumas atividades no setor nuclear, como o enriquecimento do urânio a 20% e a construção de uma central de água pesada. Em contrapartida, os Estados Unidos e a União Europeia devem encerrar as sanções financeiras e comerciais que impunham ao país.


Matéria: Agência Brasil
*Com informações da Agência Lusa

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni