Chefe da ONU para Direitos Humanos denuncia lei contra homossexuais na Nigéria

15 de janeiro de 2014

Internacional



Chefe da ONU para Direitos Humanos denuncia lei contra homossexuais na Nigéria
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-15/chefe-da-onu-para-direitos-humanos-denuncia-lei-contra-homossexuais-na-nigeria
Jan 15th 2014, 13:35

Da Agência Brasil*
Brasília - A nova lei nigeriana que criminaliza a comunidade de lésbicas, gays, bissexuais e transexuais (LGBT), assim como organizações, atividades e pessoas que os apoiem, foi classificada pela Organização das Nações Unidas (ONU) como "draconiana". A alta comissária das Nações Unidas para os Direitos Humanos, Navi Pillay, se disse alarmada pelo rigor da legislação.
A lei prevê penas de 14 anos de prisão para quem estabelecer união do mesmo sexo e dez anos de prisão para quem administre, testemunhe, incite ou ajude o casamento entre pessoas do mesmo sexo.
"Raramente vi uma lei que em tão poucos parágrafos viole diretamente tantos direitos humanos básicos e universais", afirmou Navi nessa terça-feira (14). "Direitos à privacidade e a não discriminação, direitos à liberdade de expressão, associação e reunião, direitos à liberdade de prisões e detenções arbitrárias: esta lei destrói todos eles."
O Senado da Nigéria aprovou em dezembro uma versão revisada do projeto de lei para a proibição do casamento entre pessoas do mesmo sexo e o presidente, Goodluck Jonathan, transformou o ato em lei no início deste mês.
A alta comissária alertou também para o risco de a lei reforçar preconceitos existentes contra membros da comunidade LGBT e provocar um aumento da violência e da discriminação. Navi Pillay disse ter esperança de que a Suprema Corte da Nigéria revise a constitucionalidade da nova lei assim que possível.
"Esta nova lei draconiana torna uma situação já ruim em muito pior. Ela propõe banir cerimônias de casamento entre pessoas do mesmo sexo, mas, na realidade, faz muito mais do que isso", acrescentou. "Ela transforma qualquer um que participe, testemunhe ou ajude a organizar um casamento de pessoas do mesmo sexo em criminoso. Pune pessoas por demonstrar qualquer afeição em público por alguém do mesmo sexo. E, ao banir organizações gays, põe em risco o trabalho vital de defensores dos direitos humanos que falam pelos direitos de gays, lésbicas, bissexuais, transexuais e travestis."
O Programa Conjunto das Nações Unidas sobre HIV/Aids (Unaids) e o Fundo Global, apoiado pela ONU, para combater a aids, tuberculose e malária, expressaram preocupações similares. As instituições temem que a nova lei impeça o acesso a serviços essenciais para comunidades LGBT que podem estar em risco elevado de infecção pelo HIV, já que, de acordo com o Unaids, a Nigéria tem a segunda maior epidemia do vírus no mundo.
*Com informações da ONU
Edição: Graça Adjuto



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni