EUA e Rússia pedem cessar-fogo na Síria antes de conferência de paz

13 de janeiro de 2014

Internacional



EUA e Rússia pedem cessar-fogo na Síria antes de conferência de paz
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-13/eua-e-russia-pedem-cessar-fogo-na-siria-antes-de-conferencia-de-paz
Jan 13th 2014, 17:03

Da Agência Brasil*
Brasília - Os Estados Unidos e a Rússia apelaram hoje (13) para um cessar-fogo na Síria antes da Conferência de Paz Genebra 2, prevista para 22 de janeiro, em Montreux, na Suíça. "Discutimos a possibilidade de tentar um cessar-fogo, um cessar-fogo que talvez possa começar por Alepo [Norte da Síria]", disse o secretário de Estado norte-americano, John Kerry, após reunião com o chanceler russo, Serguei Lavrov, e o enviado especial da Liga Árabe e das Nações Unidas para a Síria, Lakhdar Brahimi.
Segundo os três representantes, há divergências sobre uma possível participação do Irã na conferência. De acordo com John Kerry, o Irã será bem-vindo, se aceitar os princípios de uma transição política na Síria, termos definidos em uma primeira reunião em Genebra, em junho de 2012. "O Irã deve ainda decidir se apoia os termos da Declaração da Conferência Genebra 1, que prevê um governo de transição, dotado de todos os poderes", informou Kerry,
O ministro russo, cujo país é um aliado tradicional do regime sírio, reafirmou que "é muito claro que o Irã e a Arábia Saudita devem participar na conferência". Lakhdar Brahimi destacou a "importância" da presença do Irã.
O encontro entre Kerry, Lavrov e Brahimi ocorreu um dia depois de uma reunião do grupo de países Amigos da Síria, em Paris, na França. Depois da reunião, 11 países ocidentais e árabes pediram à Coligação Nacional de oposição para participar na conferência internacional de paz.
"Instamos a Coligação Nacional para responder positivamente ao convite feito pelo secretário-geral das Nações Unidas [Ban Ki-moon] para formar uma delegação da oposição síria", segundo comunicado dos 11 países que apoiam a oposição síria.
Depois do encontro, o presidente da Coligação Nacional, Ahmad Jarba, informou que os Amigos da Síria concordam que o atual presidente sírio, Bashar AL Assad e a sua família "não têm futuro" no país. "A sua saída é inexorável", enfatizou Ahmad Jarba.
O conflito na Síria, que começou em março de 2011, deixou pelo menos 130 mil mortos, de acordo com a organização não governamental Observatório Sírio dos Direitos Humanos.

* Com informações da Agência Lusa
Edição: Beto Coura
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni