ONU destaca acordo de cessar-fogo no Sudão do Sul

24 de janeiro de 2014

#ONU #Sudão do Sul


O Conselho de Segurança da Organização das Nações Unidas (ONU) saudou hoje (24) o acordo de cessar-fogo entre o governo do Sudão do Sul e os rebeldes. O conselho reiterou seu apoio à missão da ONU no país, alvo de críticas em Juba.

Em declaração unânime, os 15 países-membros "destacam a importância de garantir a viabilidade" desse acordo e de trabalhar sobre ele para alcançar "uma reconciliação total" entre os campos rivais. Os países condenam os ataques feitos contra os civis desde o início dos confrontos, em 15 de dezembro, e "reclamam que aqueles que cometeram esses atos prestem contas".

Os Estados-membros do Conselho de Segurança condenam também os ataques e as acusações lançados contra o grupo da ONU no Sudão do Sul (Minuss) e convidam todas as partes envolvidas a cooperar com a missão no cumprimento de seu mandato. O presidente sul-sudanês, Salva Kiir, acusou, na segunda-feira (20) a ONU de querer montar "um governo paralelo".

O acordo de cessar-fogo, assinado hoje (24), prevê o fim das hostilidades em 24 horas e o fim de mais de um mês de intensos combates. O documento foi firmado em Addis Abeba, capital da Etiópia, por representantes do presidente Salva Kiir e uma delegação dos rebeldes, que apoiam o vice-presidente deposto Riek Machar. O acordo foi elogiado por diplomatas e negociadores regionais.

O Sudão do Sul, que se separou do Sudão e declarou a independência em 9 de julho de 2011, está em guerra desde meados de dezembro, um conflito que já deixou cerca de 500 mil deslocados e refugiados.


Matéria: Agência Brasil
*Com informações da Agência Lusa

Espalhe:

Comentário(s)
Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni