Tribunal chileno encerra caso da morte de Salvador Allende

7 de janeiro de 2014

Internacional



Tribunal chileno encerra caso da morte de Salvador Allende
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/tribunal-chileno-encerra-caso-da-morte-de-salvador-allende
Jan 7th 2014, 17:47

Da Agência Brasil*
Brasília - A Supremo Tribunal chileno confirmou a extinção do processo sobre a morte do ex-presidente Salvador Allende, falecido em 11 de setembro de 1973. Com a decisão, está encerrada a investigação iniciada há três anos pelo ministro Mario Carroza, para saber se houve participação de outras pessoas.
O tribunal ratificou a decisão do juiz, que concluiu que o ex-presidente se matou no Salão Independência do Palácio La Moeda, sede do governo chileno. Ele se matou com um fuzil AK-47. Para chegar à conclusão, o juiz Carroza contratou perícias que incluíram a exumação do corpo de Allende e análise de peritos chilenos e estrangeiros.
A investigação está entre os 726 casos de supostas violações aos direitos humanos durante a ditadura de Augusto Pinochet, que nunca haviam sido investigadas. Sobre a suposta participação de militares na morte do ex-presidente, as investigações apontam que as tropas que invadiram La Moneda chegaram após Allende ter se matado, e ressaltam que não há nenhuma evidência que comprove ter havido confronto.
* com informações da TVN e Telam


Edição: Beto Coura

Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Papa envia mensagem a participantes de encontro de comunidades eclesiais no Brasil

Internacional



Papa envia mensagem a participantes de encontro de comunidades eclesiais no Brasil
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/papa-envia-mensagem-participantes-de-encontro-de-comunidades-eclesiais-no-brasil
Jan 7th 2014, 17:13



Da Rádio Vaticano


Cidade do Vaticano – Em mensagem aos participantes do 13º Intereclesial - Encontro Nacional das Comunidades Eclesiais de Base (CEBs) -, que começou hoje (7) e vai até sábado (11), em Juazeiro do Norte, no Ceará, o papa Francisco diz que é fundamental a missão evangelizadora da Igreja. "A evangelização é um dever de toda a Igreja, de todo o povo de Deus", afirma o papa. "Todos devemos ser peregrinos, nas zonas rurais e nas cidades, levando a alegria do Evangelho a cada homem e a cada mulher", acrescenta Francisco.
Na mensagem, o papa concede a bênção apostólica aos participantes do encontro e pede a proteção de Nossa Senhora Aparecida para todos eles. Com o tema Justiça e Profecia a Serviço da Vida, Romeiras do Reino no Campo e na Cidade, o encontro reúne milhares de pessoas em Juazeiro do Norte, representando comunidades de todo o país e também do exterior.
Segundo a Conferência Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB), os Intereclesiais surgiram no Brasil na década de 70 do século passado, com o objetivo de partilhar experiências e reflexões das comunidades eclesiais de base. Por meio desses encontros, diz a CNBB, as CEBs mantêm o elo entre as comunidades do Brasil. Trata-se de um momento para reafirmar o papel das CEBs dentro da Igreja, que define sua importância como propulsora de mudanças em diversas realidades brasileiras, ressalta a CNBB.
Além de visitas às paróquias e comunidades, testemunhos de luta, desafios e esperança, a programação do 13º Intereclesial prevê celebrações, oficinas e plenárias. Haverá também uma Feira de Economia Solidária e Comércio Justo. Juazeiro do Norte, sede do encontro, que ficou conhecida como terra do Padre Cícero Romão Batista, é um dos principais centros de religiosidade popular do Ceará.



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Tailândia descarta golpe militar para controlar tumultos no país

Internacional



Tailândia descarta golpe militar para controlar tumultos no país
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/tailandia-descarta-golpe-militar-para-controlar-tumultos-no-pais
Jan 7th 2014, 16:09

Da Agência Brasil *
Brasília - A primeira-ministra da Tailândia, Yingluck Shinawtra, descartou hoje (7) a possibilidade de um golpe militar no país para controlar os tumultos no país devido à convocação de eleições marcadas para o dia 2 de fevereiro. De acordo com ela, o Exército entende as repercussões de longo prazo de um possível golpe. Yingluck disse que a melhor solução é a negociação.
Anteontem (5), milhares de manifestantes marcharam hoje pelas ruas da capital tailandesa, Bangcoc, para pedir a demissão do governo interino da primeira-ministra e o cancelamento das eleições do próximo mês.
Segundo o secretário-geral da premiê, Suranand Vejjajiva, Yingluck e a cúpula militar mantêm contato regular e confiança mútua. Para ele, os militares não considerariam articular um golpe. O chefe do exército, Prayuth Chan-ocha, pediu nesta terça-feira que não haja violência na mobilização convocada para a próxima segunda-feira (13), com greve e bloqueio de vias da capital, Bangcoc.
De acordo com Vejjajiva, o governo será responsabilizado caso haja violência. A primeira-ministra pede que o governo insista na prevenção de confrontos entre forças de segurança e a população e que armas não sejam permitidas onde ocorrerão os protestos.
A expectativa é que a greve e os bloqueios causem danos à economia tailandesa. Segundo o ex-ministro de Energia e atual membro da equipe econômica do partido Pheu Thai, Pichai Naripthaphan, pelo menos 60 voos internacionais até Bancoc foram cancelados para a próxima segunda-feira e diversos investidores estrangeiros estão realocando suas bases em países vizinhos.
A Tailândia passa por uma crise desde outubro de 2013, com milhares de pessoas protestando nas ruas e exigindo a demissão da atual chefe de governo. Os manifestantes acusam o Executivo de corrupção e manipulação pelo irmão da primeira-ministra, o ex-premiê Thaksin Shinawatra, exilado em Dubai, nos Emirados Árabes. Os protestos iniciados em outubro se intensificaram em novembro com a ocupação de vários ministérios. Cinquenta países manifestaram preocupação em relação à situação no país e pediram que a crise seja solucionada de forma democrática.
* Com informações da agência de notícias da China, Xinhua


Edição: Fábio Massalli
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Mais de 23 mil pessoas fugiram do Sudão do Sul para Uganda, diz ONU

Internacional



Mais de 23 mil pessoas fugiram do Sudão do Sul para Uganda, diz ONU
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/mais-de-23-mil-pessoas-fugiram-do-sudao-do-sul-para-uganda-diz-onu
Jan 7th 2014, 15:25

Da Agência Brasil *
Brasília – Mais de 23,5 mil pessoas fugiram da violência no Sudão do Sul para Uganda desde o início dos combates entre forças de segurança do governo e milícias da oposição, informou hoje (7) a Organização das Nações Unidas (ONU). Esse fluxo de pessoas intensificou-se nos últimos dias e até 2,5 mil pessoas por dia chegaram a cruzar a fronteira. De acordo com a porta-voz do Alto Comissariado da ONU para os Refugiados (Acnur), Melissa Fleming, a quantidade de pessoas em fuga dificulta a tarefa das agências das Nações Unidas para atender todos os deslocados.
As equipes do Acnur e parceiros estão tentando garantir abastecimento de água e saneamento básico nos postos fronteiriços e nos centros de acolhimento de refugiados em Arua e Adjumani, ambas cidades no Noroeste de Uganda. O êxodo de sul-sudaneses pode agravar a situação dos refugiados em Uganda, onde também estão chegando cada vez mais pessoas da República Democrática do Congo (RDC). Nas últimas semanas, as autoridades ugandesas registraram 8 mil novos refugiados.
Embora em número mais reduzido, os sul-sudaneses também estão fugindo para a Etiópia e o Quênia, que receberam 5,3 mil e 3,2 mil pessoas desde o início do conflito, respectivamente. Segundo Melissa Fleming, o fluxo deve ser ainda mais elevado devido às dificuldades de acesso em algumas zonas do país e em áreas fronteiriças.
As agências da ONU estão prestando ajuda humanitária a cerca de 230 mil deslocados internos, que vivem em dez campos distribuídos por todo o país. Outros 57 mil civis estão em bases das Nações Unidas em Uganda. Ontem (6), o Acnur fretou um avião entre as capitais do Quênia e do Sudão do Sul, Nairobi e Juba, com ajuda humanitária que incluía 12,5 mil mantas, 2,5 mil conjuntos de cozinha e 4 mil lonas de plástico para cerca de 20 mil pessoas na capital do Sudão do Sul. Em Maban, no Noroeste do país, as agências humanitárias estão prestando ajuda a 120 mil pessoas em quatro campos, com assistência médica, água potável e rações de comida distribuídas para os próximos 45 dias.
De acordo com o relatório Mid-Year Trends 2013 (em tradução livre, Tendências do Primeiro Semestre) do Acnur, conflitos e perseguições foram os responsáveis pelo aumento da quantidade de refugiados e de deslocados internos nos primeiros seis meses de 2013. No total, 5,9 milhões de pessoas foram forçadas a deixar suas casas no primeiro semestre do ano passado.
Os confrontos no Sudão do Sul se intensificaram no último mês, especialmente depois de uma tentativa frustrada de golpe de Estado. O conflito opõe forças leais ao presidente Salva Kiir e as do ex-vice-presidente Riek Machar, destituído em julho. Os líderes fazem parte de etnias diferentes, o que desencadeou ações violentas de caráter étnico e pelo domínio de áreas ricas em petróleo - que representam 95% da economia sul-sudanesa.
No final de dezembro, a ONU enviou reforços de soldados de missão de paz ao país para auxiliar na resposta a necessidades humanitárias. Nesta semana, representantes do governo e da oposição se reúnem na Etiópia na tentativa de negociar um cessar-fogo.
* Com informações da Agência Lusa
Edição: Carolina Pimentel



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Itamaraty pede que brasileiros em viagem aos Estados Unidos nos próximos dias façam seguro de viagem

Internacional



Itamaraty pede que brasileiros em viagem aos Estados Unidos nos próximos dias façam seguro de viagem
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/itamaraty-pede-que-brasileiros-em-viagem-aos-estados-unidos-nos-proximos-dias-facam-seguro-de-viagem
Jan 7th 2014, 13:26

Carolina Sarres

Repórter da Agência Brasil
Brasília - O Ministério das Relações Exteriores, o Itamaraty, não registrou nenhum acidente com vítima relacionado a brasileiros afetados pelo frio intenso que atinge os Estados Unidos nos últimos dias. Hoje (7), 1.954 voos foram cancelados e 712 estão atrasados nos Estados Unidos, estatística que inclui tanto as aeronaves que chegam e partem do país quanto as que viajam dentro do território norte-americano.
Ainda assim, o Itamaraty orienta que brasileiros com viagem aos Estados Unidos marcada para os próximos dias não saiam do Brasil sem contratar um seguro de viagem - orientação que é dada aos passageiros para qualquer viagem e em qualquer período, mas que está sendo reforçada agora.
A chegada de uma onda de frio ártico nos Estados Unidos está causando neve intensa no Norte e em áreas centrais do país. De acordo com o último comunicado do Serviço Nacional de Meteorologia norte-americano, até amanhã (8) as temperaturas ficarão abaixo da média para o período e poderão atingir -51 graus Celsius (°C).
A frente fria polar deverá provocar as temperaturas mais baixas dos últimos 20 anos. Estima-se que mais de 140 milhões de pessoas sejam afetadas pelo frio.
De acordo com a página na internet de rastreamento de voos em tempo real FlightAware, as cidades mas afetadas pelo clima são Buffallo, no estado de Nova York, com 54% dos voos cancelados; Cleveland e Toledo, em Ohio, com 50%; Kalamazoo, no Michigan, com 50%; Indianápolis, em Indiana, com 34%; e Chicago, em Illinois, com cerca de 30%. Todas essas cidades ficam na região dos Grandes Lagos, na parte Sudeste do país.
O seguro de viagem, com garantia de atendimento médico hospitalar em caso de acidente ou doenças causadas pelo fio intenso, deverá servir como amparo suficiente para estrangeiros no país. Os consulados do Brasil no exterior não cobrem eventuais custos com a saúde de cidadãos brasileiros.
Seguros de viagem devem ser comprados antes da saída do passageiro do país e são geralmente oferecidos por seguradoras, bancos, bandeiras de cartão de crédito, operadoras de viagem, entre outros. O Procon-SP orienta que o viajante observe a cobertura estipulada no contrato - especialmente a abrangência em relação a doenças, medicamentos e morte. Além disso, deve-se estar atento ao período da cobertura, ao valor de indenizações, à cobertura de terceiros, se houver, e à identificação das partes envolvidas.
Em caso de emergência ou qualquer necessidade de apoio no exterior, o Itamaraty orienta que brasileiros entrem em contato com os consulados do Brasil mais próximo, cuja lista pode ser consultada em página na internet.
Edição: Davi Oliveira
Todo o conteúdo deste site está publicado sob a Licença Creative Commons Atribuição 3.0 Brasil. Para reproduzir as matérias, é necessário apenas dar crédito à Agência Brasil



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Após atentados, Rússia limita acesso à cidade que vai sediar Jogos Olímpicos de Inverno

Internacional



Após atentados, Rússia limita acesso à cidade que vai sediar Jogos Olímpicos de Inverno
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/apos-atentados-russia-limita-acesso-cidade-que-vai-sediar-jogos-olimpicos-de-inverno
Jan 7th 2014, 11:11

Da Agência Brasil *
Brasília – A um mês da abertura dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, no Sudoeste da Rússia, entraram hoje (6) em vigor medidas de segurança sem precedentes. O principal motivo é o receio de novos ataques suicidas como os que ocorreram no final de dezembro e deixaram mais de 30 pessoas mortas. As autoridades estão controlando o acesso à cidade, situada entre as margens do Mar Negro e as montanhas do Cáucaso, com cerca de 350 mil habitantes. Veículos de fora da cidade são impedidos de entrar, a menos que tenham permissão especial de trânsito.
Cerca de 37 mil policias e membros do Exército estão mobilizados para garantir a segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno, que é o maior evento internacional organizado pela Rússia desde o fim da União Soviética, em 1991. O evento ocorrerá entre 7 e 23 de fevereiro e, na sequência, entre 7 e 16 de março, a cidade vai sediar os Jogos Paralímpicos de Inverno. As medidas de segurança valerão até 23 de março.
Essas medidas excepcionais haviam sido cogitadas mesmo antes dos ataques de dezembro, especialmente depois de o militante islâmico checheno Doku Umarov ter convocado um boicote aos jogos. Nesta terça-feira, a Rússia comemora o Natal da igreja ortodoxa. O presidente Vladmir Putin e o primeiro-ministro Dmitri Medvedev compareceram a cerimônias religiosas e se congratularam com o povo russo.
No dia 30 de dezembro, um ônibus elétrico explodiu em Volgogrado e matou 15 pessoas. No dia anterior (29), outro atentado suicida deixou 18 mortos. O governo russo classificou os atentados de ataque terrorista. Volgogrado, antiga Estaliningrado, foi cenário, em outubro, do atentado mais grave ocorrido na Rússia nos últimos anos, quando um terrorista suicida do Cáucaso matou seis pessoas. O atentado levantou dúvidas quanto à segurança dos Jogos Olímpicos de Inverno de Sochi, próximo a Volgogrado.
Depois do ocorrido, o Ministério das Relações Exteriores brasileiro divulgou nota condenando os atentados a bomba e se solidarizando com as famílias das vítimas e com o governo da Rússia. O texto manifestou também "veemente repúdio a quaisquer atos de terrorismo e violência, praticados sob qualquer pretexto".
* Com informações da Agência Lusa e da Itar Tass // Edição: Denise Griesinger



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Filha do rei da Espanha é acusada novamente por desvio e lavagem de dinheiro

Internacional



Filha do rei da Espanha é acusada novamente por desvio e lavagem de dinheiro
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/filha-do-rei-da-espanha-e-acusada-novamente-por-desvio-e-lavagem-de-dinheiro
Jan 7th 2014, 10:07

Da Agência Brasil *
Brasília – A filha do rei espanhol, Juan Carlos, a infanta Cristina de Bourbon, foi acusada pela Justiça do país de desvio de fundos e lavagem de dinheiro. Ela será ouvida pela Justiça no dia 8 de março. A acusação está no âmbito de uma investigação sobre as atividades do marido de Cristina, Iñaki Urdangarin. O processo conduzido pelo juiz José Castro foi divulgado hoje (6), em um documento de 227 páginas. Esta é a segunda vez que a infanta é acusada no caso. Em abril de 2013, Cristina foi citada no processo, que foi suspenso depois de um recurso.
Cristina de Bourbon é acusada de envolvimento em um esquema de desvio de fundos e lavagem de dinheiro por meio da empresa Aizoon, do ramo imobiliário. A infanta e seu marido controlam, cada um, 50% do capital da empresa. A Aizoon é uma das empresas envolvidas no caso do Instituto Nóos, investigado há vários anos por desvios de fundos públicos.
De acordo com o documento do juiz espanhol, há indícios suficientes que indicam que a infanta autorizou a Aizoon a servir como "base imprescindível para que se cometessem delitos fiscais". Segundo o processo, foram realizados gastos fraudulentos com fundos da empresa, que servia para distribuir lucros de atividades ilícitas do Instituto Nóos que, por sua vez, obteve fundos públicos irregulares.
O advogado da filha do rei Juan Carlos, Miguel Roca, informou que vai apresentar recurso para evitar que Cristina tenha de depor. A Casa Real da Espanha se manifestou sobre o caso e expressou "respeito pelas decisões judiciais".
*Com informações da Agência Lusa // Edição: Denise Griesinger



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

EUA e Rússia discutirão presença do Irã em Conferência de Paz

Internacional



EUA e Rússia discutirão presença do Irã em Conferência de Paz
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/eua-e-russia-discutirao-presenca-do-ira-em-conferencia-de-paz
Jan 7th 2014, 09:10

Da Agência Brasil*
Brasília - O secretário de Estado norte-americano, John Kerry, e o ministro das Relações Exteriores da Rússia, Sergei Lavrov, vão se reunir na próxima segunda-feira (13) para discutir a participação do Irã na Conferência Genebra 2, sobre a questão da Síria. A Organização das Nações Unidas (ONU), que tem mediado a crise no país trilateralmente, ao lado dos Estados Unidos e da Rússia, não deverá participar do encontro sobre a presença dos iranianos na conferência.
De acordo com o vice-porta-voz do secretário-geral da ONU, Ban Ki-moon, Farhan Haq, não haverá consulta trilateral nessa questão. Ontem (6), Ban Ki-moon enviou os convites aos 26 países que deverão participar de Genebra 2, mas o Irã não estava entre os convidados. Nessa segunda-feira, John Kerry falou sobre a possibilidade de incluir o país na tentativa de solução da crise síria. A participação iraniana, no entanto, não foi confirmada.
A lista de convidados de Genebra 2 inclui representantes das principais potências internacionais - como os cinco países com assento permanente no Conselho de Segurança da ONU (Estados Unidos, Rússia, China, França e Reino Unido) - e regionais, como a Arábia Saudita, que apoia a oposição síria. Na última sexta-feira (3), o Conselho Nacional Sírio, o grupo mais importante da oposição, informou que não iria participar da conferência. A Coligação Nacional Síria, que reelegeu no domingo (5) o líder Ahmed Jarba, ainda vai decidir sua participação.
A Conferência Genebra 2 deverá começar em Montreux, na Suíça, no dia 22 de janeiro, sob a presidência do secretário-geral da ONU. Representantes de mais de 20 países deverão participar. No encontro, o governo e a oposição vão tratar da intensificação dos conflitos no país, em março de 2011.
*Com informações da Itar Tass
Edição: Graça Adjuto



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Governo da Turquia demite 350 policiais em investigações sobre corrupção

Internacional



Governo da Turquia demite 350 policiais em investigações sobre corrupção
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/governo-da-turquia-demite-350-policiais-em-investigacoes-sobre-corrupcao
Jan 7th 2014, 09:34

Da Agência Brasil*
Brasília - O governo turco demitiu na madrugada de hoje (7) 350 policiais da capital, Ancara, entre os quais chefes de departamentos, no âmbito de um vasto escândalo que envolve aliados políticos do primeiro-ministro Recep Erdogan. Os policiais foram demitidos por um decreto do governo publicado à meia-noite desta terça-feira, que inclui nomes dos chefes das unidades de Crimes Financeiros, Anticontrabando, Crimes Cibernéticos e Crime Organizado da polícia de Ancara. No mesmo decreto foram nomeados os substitutos.
A medida é adotada no momento em que o Executivo tenta conter um escândalo de corrupção que atingiu o alto escalão do governo, com dez ministros de Estado substituídos. Essa é a maior crise nos 11 anos de governo do premiê Recep Erdogan.
As demissões na polícia da capital estão ligadas às tensões entre o governo e os apoiadores do líder muçulmano Fethullah Gülen, que vive em exílio nos Estados Unidos. Apoiadores de Gülen ocupam cargos-chave em várias áreas do governo, incluindo na polícia e na Justiça. Gülen é um líder religioso e um dos principais críticos e opositores de Erdogan, que conduz um governo secular.
Com a crise no governo de Erdogan e a divulgação da investigação, o primeiro-ministro denunciou os fatos como uma conspiração estrangeira, deflagrada para desestabilizar seu governo. Em resposta, ele adotou as mudanças nos ministérios e na polícia.
Depois das demissões ministeriais, a população reagiu pedindo a demissão do próprio primeiro-ministro. A polícia teve de usar gás lacrimogêneo para dispersar uma manifestação com cerca de 5 mil nas ruas de Istambul.
*Com informações da Agência Lusa
Edição: Graça Adjuto



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Janet Yellen será primeira mulher a chefiar o Banco Central dos EUA

Internacional



Janet Yellen será primeira mulher a chefiar o Banco Central dos EUA
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/janet-yellen-sera-primeira-mulher-chefiar-banco-central-dos-eua
Jan 7th 2014, 08:48

Da Agência Brasil*
Brasília – O Senado dos Estados Unidos confirmou o nome de Janet Yellen para a presidência do Federal Reserve (Fed), o Banco Central do país, o que a torna a primeira mulher a chefiar a instituição norte-americana. Janet Yellen ocupava a vice-presidência do Fed e vai substituir Ben Bernanke, que sai do cargo no dia 31 de janeiro, depois de oito anos no comando. A indicada pelo presidente Barack Obama recebeu na noite de ontem (6) 56 votos favoráveis e 26 contrários.
Com 67 anos, Janet Yellen tem forte reputação como economista na área acadêmica. Veterana na definição de políticas, a expectativa é a de que ela mantenha as linhas atuais adotadas pelo Fed. Casada com o economista vencedor do Prêmio Nobel, George Akerlof, Janet tem interesse em áreas como o impacto do desemprego na economia e tem ajudado a manter o banco central focado na redução da taxa de desemprego.
Inicialmente, a confirmação de Yellen para o cargo estava prevista para a semana anterior ao Natal, mas foi adiada devido a uma série de outras votações e a um desentendimento processual entre democratas e republicanos no Senado. A nomeação já havia sido aprovada na Comissão de Assuntos Bancários em novembro e a confirmação pelo Senado era a última etapa do processo. O mandato da presidência do Fed é de quatro anos.
Ao fazer um balanço sobre os oito anos em que esteve à frente do banco, Ben Bernanke disse que a recuperação econômica dos Estados Unidos ainda está incompleta. "Muitos progressos foram feitos, mas há ainda muito por fazer", apontou Bernanke, que confirmou a intenção do Fed de manter as taxas de juros baixas até o desemprego diminuir para menos de 6,5%.
* Com informações da Agência Lusa // Edição: Denise Griesinger



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Incêndio destrói embaixada da Venezuela em Basseterre

Internacional



Incêndio destrói embaixada da Venezuela em Basseterre
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/incendio-destroi-embaixada-da-venezuela-em-basseterre
Jan 7th 2014, 08:08

*Da Agência Lusa
Caracas - As autoridades de São Cristóvão e Neves investigam as causas de dois incêndios que destruiriam o edifício-sede da Embaixada da Venezuela em Basseterre (a capital) e causaram danos materiais nos escritórios da Organização dos Estados Americanos (OEA).
Os incêndios foram atribuídos por Denzil Douglas, primeiro-ministro do país - composto por duas ilhas, nas Caraíbas -, a "um ataque com motivo político". Eles ocorreram domingo (5), deixando a sede diplomática venezuelana reduzida a escombros e causando danos menores nos escritórios da OEA.
"Há os que, neste país, têm como objetivo principal vencer, definem vencer sem se importar com o impacto na (…) nação", disse Denzil Dougas em mensagem divulgada nessa segunda-feira pela televisão.
O primeiro-ministro informou que os incêndios ocorreram depois de uma manifestação convocada por simpatizantes do Partido Unidade, de oposição, que acusou o uso de "táticas políticas extremas" para criar instabilidade no governo.
O líder parlamentar de oposição, Mark Brantler, condenou os atentados e pediu à população para cooperar com a polícia, destacando que são "especialmente horrendos" quaisquer ataques contra funcionários ou propriedades de países estrangeiros. Ele disse que transmitiu às autoridades venezuelanas e à OEA "seu pesar e repulsa" pelos atentados.
Segundo o inspetor da Polícia de São Cristóvão e Neves, Lyndon David, dois indivíduos foram detidos por suspeita de envolvimento nos incêndios, mas não foi possível reunir provas suficientes para avançar com a acusação.
A imprensa venezuelana informa que desde dezembro último São Cristóvão e Neves têm vivido momentos de tensão política, depois de Mark Brantler ter apresentado moção contra a convocação de eleições gerais antecipadas.
*Com informações da Agência Lusa
Edição: Graça Adjuto



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Equador reduziu homicídios e aumentou apreensão de droga em 2013

Internacional



Equador reduziu homicídios e aumentou apreensão de droga em 2013
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/equador-reduziu-homicidios-e-aumentou-apreensao-de-droga-em-2013
Jan 7th 2014, 07:30

*Da Agência Brasil
Quito - O governo do Equador anunciou hoje (7) que conseguiu uma histórica redução nos homicídios em 2013 e que aumentou a apreensão de drogas para 57,43 toneladas, o valor mais alto dos últimos quatro anos.
A taxa de homicídios no ano passado foi 10,8 casos por cada 100 mil habitantes, a mais baixa nos últimos nove anos e abaixo da média da América Latina, informou o Ministério do Interior em comunicado.
Em 2009, a taxa de homicídios foi 18,64 casos por cada 100 mil habitantes, ou 2.635, enquanto no ano passado o valor baixou para 920, o que representa uma diminuição, em valores absolutos, de 35%.
O ministro do Interior, José Serrano, disse que a meta para 2017 é reduzir a taxa para cinco casos de homicídio por cada 100 mil habitantes.
A apreensão de 57,43 toneladas de droga em 2013, especialmente cocaína, evitou que mais de 500 milhões de doses chegassem aos consumidores no Equador e em outros países.
*Com informações da Agência Lusa
Edição: Graça Adjuto



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Conferência de paz sobre a Síria deve discutir futuro sem Assad

Internacional



Conferência de paz sobre a Síria deve discutir futuro sem Assad
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/conferencia-de-paz-sobre-siria-deve-discutir-futuro-sem-assad
Jan 7th 2014, 06:46

Da Agência Brasil*
Tóquio - A Conferência de Paz sobre a Síria, que será promovida este mês na Suíça pela Organização das Nações Unidas (ONU), deverá servir para retirar do poder o presidente Bashar Al Assad devido à sua responsabilidade em milhares de mortes, disse hoje (7) em Tóquio o primeiro-ministro turco, Recep Tayyip Erdogan, durante visita oficial ao Japão.
"Foram mortas 130 mil pessoas. Quem permitiu que isso ocorresse não pode continuar à frente de um país, isso não pode ser aceito", acrescentou o primeiro-ministro, durante conferência organizada pelo diário econômico Nikkei.
A Conferência Genebra 2 deverá começar em Montreux (Suíça) em 22 de janeiro, sob a presidência do secretário-geral das Naçções Unidas, Ban Ki-moon, e contar com a participação de representantes de mais de 20 países, continuando em 24 de janeiro entre as delegações sírias, com a presença do mediador internacional Lakhdar Brahimi.
Ban Ki-moon enviou nessa segunda-feira os primeiros convites, mas o Irã não figura na primeira lista de convidados que, segundo a ONU, foi definida em 20 de dezembro durante reunião em Genebra entre Brahimi e representantes da Rússia e dos Estados Unidos. A lista inclui 26 países, entre eles as principais potências internacionais e regionais, como a Arábia Saudita, que apoia a oposição síria.
O chefe da diplomacia japonesa Fumio Kishida, que esteve em novembro no Irã, país que tem boa relação com o Japão, também deverá estar presente. Na sexta-feira (3), o Conselho Nacional Sírio, o grupo mais importante da oposição, reafirmou que não iria participar da conferência de 22 de janeiro.
A Coligação Nacional Síria, que reelegeu no domingo o líder Ahmed Jarba, ainda vai decidir sua participação durante reunião em Istambul.
*Com informações da Agência Lusa
Edição: Graça Adjuto



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

ONG expulsa pescadores de baleia de zona protegida na Antártica

Internacional



ONG expulsa pescadores de baleia de zona protegida na Antártica
http://agenciabrasil.ebc.com.br/noticia/2014-01-07/ong-expulsa-pescadores-de-baleia-de-zona-protegida-na-antartica
Jan 7th 2014, 05:56

Da Agência Brasil*
Sydney (Austrália) - A organização não governamental (ONG) ambientalista Sea Shepherd informou que conseguiu expulsar o navio-fábrica japonês Nisshin Maru da área protegida pelo Tratado Antártico e interromper a captura irregular de baleias no continente gelado.
Em comunicado, a Sea Shepherd acrescentou que o Nisshin Maru está deixando a região, sem possibilidade de parar para caçar baleias nas áreas que fixou para as suas atividades. Os navios japoneses se separaram sem poder capturar a espécie, depois de uma perseguição pela frota da ONG ao longo de 580 quilômetros.
"Em um dia e meio, levamos toda a frota de pesca de baleia ao caos", comentou o capitão do Barco Steve Irwin, Siddharth Chakravarty, em declarações citadas pela agência local AAP.
A Sea Shepherd informou que os seus três navios, em que viajam 100 ativistas de 21 países, continuarão a vigiar os mares antárticos para evitar que a frota japonesa capture baleias no Santuário Austral, onde é proibida a captura comercial desses mamíferos.
Os ambientalistas denunciaram nessa segunda-feira que os pescadores japoneses tinham matado baleias dentro da zona protegida e divulgaram imagens de espécies mortas a bordo do Nisshin Maru.
A frota da Sea Shepherd, composta pelos barcos Steve Irwin, Bob Barker e Sam Simon, promove a sua campanha anual contra os pescadores japoneses na Antártica, que desde 1987 caçam baleias alegando fins científicos.
*Com informações da Agência Lusa
Edição: Graça Adjuto



You are receiving this email because you subscribed to this feed at https://blogtrottr.com

If you no longer wish to receive these emails, you can unsubscribe here:
https://blogtrottr.com/unsubscribe/hPP/fnCRwS

Explore o MAXX

Notícias
Nacional

Internacional
Finanças
Política
Justiça
Segundo Caderno
Esportes


Educação
Inovação

Serviços
Barra de Ferramentas

Buscador
Previsão do Tempo
Tradutor
Viagens

Entretenimento
Cultura

Famosos
MAXX FM
Música
Sobre Rodas
Stations (Busca Rádios)

Estilo de vida
Homem

Mulher

Chat
Amizade

Encontros
Livre
Paquera
Sexo (+ 18 anos)
Webmasters
Outras salas

Fale conosco
Atendimento Virtual
Avalie-nos
E-mail

Fone Fácil
Fórum
Reclame Aqui
Redes Sociais

Copyright 2008 - 2017 © Ouni - Todos os direitos reservados.
"O uso desse website significa que você aceita os Termos de Uso e a Política de Privacidade, em especial no que tange ao uso de cookies."

Informações Importantes | Política de Privacidade | Termos de Uso

Vá para o Ouni